Como Instalar Ventilador de Teto? | Casa do Soldador

Como Instalar Ventilador de Teto? | Casa do Soldador

Como instalar ventilador de teto? 6 passos simples com a Casa do Soldador!

Quando o verão chega, ter um ventilador de teto pode fazer toda a diferença, concorda? Além disso, para pessoas que possuem problemas respiratórios, o equipamento é bem menos invasivo que o ar-condicionado. Até aí parece tudo muito vantajoso e realmente é! – certo? Porém muitas pessoas ficam em dúvida sobre como fazer a instalação correta!

Você sabe como instalar ventilador de teto? Não se preocupe! Com os passos da Casa do Soldador você não só consegue instalar seu aparelho de maneira fácil, mas também fica por dentro das ferramentas fundamentais para a atividade. Continue rolando a página e faça você mesmo!

6 Passos para instalar ventilador de teto com facilidade!

Você deve estar se perguntando “quem deseja um ventilador de teto quando há opções que não necessitam instalação?”, mas não sei engane, o modelo de teto é um dos mais vantajosos, já que faz com que o ar circule em um campo muito maior, o que deixa todo espaço arejado com mais eficiência que exemplares de chão e mesa.

Além disso, eles também mostram ser uma ótima opção em custo benefício! Como a tendência é deixar o ventilador de teto em um lugar fixo, ele acaba sofrendo menos desgaste que outros exemplares, sem contar que fica mais reservado de esbarros, quedas e outros problemas.

Ficou claro que o ventilador de teto é uma ótima opção em dias mais quentes, mas como fazer a instalação correta sem que seja necessário chamar um técnico e ter que pagar pelo serviço? Bem, apesar de parece muito complexo, o passo a passo que nós vamos apresentar é relativamente fácil e acessível.

Entretanto, para isso, você irá precisar de algumas ferramentas específicas. Confira com a gente se você possui tudo aí na sua caixa de ferramentas e, se não, busque uma loja especializada que forneça o material qualificado.

  • Chave de fenda: é a ferramenta indicada para rosquear parafusos, com ponta chanfrada para aplicação mais fácil;
  • Trena: importante para delimitar medidas precisas e ajustes sem risco de erros ou inconformidades;
  • Fita isolante: elemento importante para isolar componentes elétricos, evitando riscos de curtos e outros problemas;
  • Escada: importante para conseguir acesso a locais muito altos e geralmente indisponíveis para a maioria das pessoas;
  • Chave teste: necessária para verificar se há eletricidade em componentes eletrônicos;
  • Passa fios: parecido com uma agulha, o passa fio facilita a entrada de fios em locais pouco acessíveis;
  • Parafusos: necessário para uma fixação precisa, sem risco de afrouxamento e soltura do que foi parafusado;
  • Buchas: ideal para potencializar a fixação, também protegem o parafuso contra desgastes e corrosão;

Agora que você já entendeu quais ferramentas são necessárias para fazer a instalação do seu ventilador de teto, é preciso ter alguns cuidados para evitar acidentes. A primeira deles é se certificar de que a energia está completamente desligada. Após isso, é necessário encontrar os fios terra, neutro e fase.

Tenha em mente que a estrutura que deverá segurar o seu ventilador de teto precisa ser segura. Por isso, se o teto apresenta infiltrações, descascamento da estrutura, dentre outros problemas, talvez não seja uma boa ideia instalá-lo nesse local em específico.

Finalmente, pense nos demais acessórios que estarão no circulo de giro do ventilador. É importante manter lâmpadas, lustres e demais apetrechos distantes das hélices. Assim, é possível evitar transtornos, danos e acidentes. Chega de conversa, não é mesmo? Vem com a gente na sequência e conheça 6 passos para uma instalação super simples!

1 . Passe os fios

A primeira coisa a fazer, agora que você já está com tudo pronto, é passar os fios que fazem ligação da lâmpada em um pequeno cano de metal inox, conhecido como nipe. Tendo feito isso, agora é necessário passar os fios dentro da haste do ventilador e – caso possua lustre – na saída para a lâmpada.

2 . Faça o encaixe da haste

Agora é o momento de fixar a haste no motor, mas lembre-se de deixar os fios na abertura maior. Assim, agora fixe o pino e passe os fios do soquete e motor para dentro da haste. Para finalizar essa etapa é necessário aplicar o pino de segurança, faça isso.

3 . Coloque o suporte

Lembra da furadeira? Então, é agora que você irá usá-la. Nessa etapa, é necessário furar o teto para fazer a fixação do suporte. Para isso, faça a quantidade de furos necessário, coloque as buchas e parafusos. Assim, acople o ventilador no suporte e verifique se não há nenhuma folga.

4 . Faça a ligação dos fios ao teto

Agora que você já preparou o ventilador para a instalação no teto, deve procurar os fios fase do aparelho e ligá-los aos da rede. Tendo concluído essa parte, agora é importante executar o mesmo procedimento com a lâmpada do lustre. Agora, é necessário fazer a ligação dos fios de exaustão, motor e capacitor. Lembre-se de isolar tudo com fita isolante.

5 . Ligue os fios à chave de controle

Aqui, é preciso fazer a troca do interruptor pelo painel de controle do seu ventilador de teto. Para isso, faça a conexão do fio da chave de controle ao da lâmpada. Após isso, ligue os dois aos do motor do aparelho e alimentação de energia – sempre isolando partes aparentes.

6 . Confira a instalação

Por fim, confira as etapas de instalação e tenha atenção para ter atendido todos os critérios necessários. Feito isso, basta colocar as lâmpadas no lustre e checar se ela está ligando corretamente. Além disso, veja se as pás estão na distância correta e livre do contato com peças decorativas e outros equipamentos.

Viu só com é fácil fazer a instalação do seu ventilador de teto? Com as ferramentas certas e muita disposição você consegue colocá-lo sem problemas e curtir calor em um ambiente mais arejado e fresco!

Sabe esse passo a passo super instrutivo que você acabou de conferir? Pois é, aqui no blog da Casa do Soldador você encontra muitos outros como ele! Continue conosco e aprenda muito mais sobre reparos fáceis e simples de executar aí na sua casa!

Aproveite que você está interessado no “faça você mesmo” e confira nosso conteúdo sobre como instalar interfone sem dor de cabeça! Te vejo por lá, beleza?

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade