Ferramentas para eletricista: conheça 12 itens essenciais

Ferramentas para eletricista: conheça 12 itens essenciais

12 ferramentas para eletricista autônomo

Quer ser eletricista autônomo? Bom, essa é uma área profissional que não falta trabalho, afinal quem vive sem eletricidade hoje em dia? Por isso, nós iremos ajudá-lo neste início de carreira com uma lista recheada com as principais ferramentas para eletricista! Acompanhe a leitura e veja quais são os materiais que você precisa investir. No final também incluímos alguns acessórios. Boa leitura!

1. Kit com 4 alicates

Vamos começar pelos mais prováveis que são os alicates, certo? Eles são imprescindíveis para manusear cabos, cortar, decapar, torcer, conectar, enfim, permitem um serviço de maior qualidade.

Ao comprar um alicate, apenas fique atento ao observar se ele atende às normas reguladoras da NR10 e 9699. São elas que dizem se o produto está de acordo com os pré-requisitos de segurança. A título de curiosidade, os cabos precisam ser de aço e com isolamento. Nós elencamos aqui os 4 principais modelos, veja quais são:

Alicate universal

Primeiro, o alicate mais comum. Não é à toa que é chamado de universal. Sabe por quê? Ele é utilizado para cortar e dobrar arames e fios, além permitir o manuseio de superfícies chatas, quadradas, ovais, sextavadas ou outras formas. Outro ponto importante é que a parte interna do cabo permite prensar os terminais.

Alicate ponta fina

Este modelo de alicate tem tanta utilidade quanto o anterior, porém ressaltamos que a sua ponta é fina e comprida. Essa característica permite fazer dobras e cortes precisos, como também fixar os fios no conduíte em locais em que o acesso não é fácil.

Alicate decapador de fio

Bom, este modelo é meio óbvio, não é mesmo? Lidando com a rede elétrica, é fundamental ter uma ferramenta que permita decapar os fios sem estragar os componentes presentes dentro dele.

Mas isso não é tudo! Um alicate decapador também tem a função de cortar fios e crimpar os terminais, desde que ele não tenha o seu cabo isolado. Geralmente, a maioria desses modelos não apresentam isolamento no cabo!

Alicate de pressão

Por fim, o último alicate. Esse modelo está muito presente na caixa de ferramentas de soldadores e encanadores, embora também seja interessante para eletricista.

Bom, como o nome sugere, é para pressionar alguma coisa! Sendo mais específico: remoção de parafusos e porcas enferrujadas ou com a cabeça desgastada, fixação de peças para cortar, soldar ou lixar.

Estes são os 4 modelos que um eletricista precisa ter. Isso não quer dizer que são os únicos. Para conhecer todos os modelos, confira o conteúdo completo sobre os tipos de alicate e aprenda também a sua utilização.

2. Kit de chaves de fenda

Certo! Já temos o kit de alicate completo, agora vamos para o kit de chaves! Nenhum dos modelos a seguir pode faltar na sua caixa de ferramentas, afinal, sempre tem uma placa cega parafusada com um parafuso diferenciado – esteja preparado para tudo! A título de curiosidade, nós temos um conteúdo bem instrutivo sobre a funcionalidade de cada chave. Confira depois!

Existem muitos tipos de cabeça de parafuso, é claro que que eles precisam de uma ferramenta com o encaixe exato para parafusá-los ou desparafusá-los. Para você ter uma noção da quantidade de de chaves de fenda que existem, nós colocamos uma pequena lista só com os nomes dos modelos:

  • Reta: de 1,5mm a 3,5mm;
  • Torx: de 1,0mm a 3,27mm;
  • Allen: de 1,0mm a 4mm;
  • Philips: de 1,5mm a 3,10mm;
  • Pentalobe: 0,8mm a 1,0mm;
  • Needle: 1,0mm;
  • Triangular: 2,3mm;
  • Chave-Inglesa.

Não se assuste com a lista! Os kits de chaves de fenda já vem com muitos desses modelos e suas diferentes pontas. Portanto, compre um kit recheado de chaves e compre a parte apenas o que faltar. Confira depois a linha de ferramentas manuais

3. Jogo de soquetes

Falando em chaves que faltam no kit de chaves, a Allen é uma delas. Na verdade, seu nome mais comum é jogo de soquetes.

Essa ferramenta tem a função de apertar ou desapertar parafusos e porcas através da sua catraca. Aliás, é extremamente versátil e auxilia muito no trabalho, já que exige menos esforço físico para fazer a ação mencionada.

4. Passa fio ou conduíte

Saindo um pouco da linhagem de kits e jogos, vamos falar sobre o passa fio, também chamado de conduíte. Ele é imprescindível para um eletricista! Pelo nome, não parece que é uma ação complicada, “não é só passar fio?”

Meu amigo, não se engane! Dentro das tubulações existem curvas inesperadas que são grandes obstáculos. As vezes tem objetos dentro dos canos que impedem a passagem, ou mesmo, já tem tanto fio lá dentro que não sabemos como ainda não teve um curto circuito. Mas ok?!

Para facilitar esse processo de passar o fio, é preciso um conduíte. Isso porque sua ponta é firme e consegue conduzir o fio necessário até a outra ponta e sem problemas. Inclusive, não trava nas curvas!

5. Amperímetro

Na mesma linhagem que o anterior, o amperímetro é outra ferramenta que precisa estar no seu dia a dia. Ele serve para fazer a medição da corrente elétrica, tudo isso de forma prática e totalmente segura.

E, pensando bem, um eletricista precisa saber a tensão, a resistência, a corrente, enfim, todas as grandezas que envolvem uma rede elétrica. Aliás, serve muito para fazer testes de continuidade e saber se o sistema instalado está funcionando.

6. Trena

Chegamos na sexta ferramenta, a trena – quem não conhece, não é mesmo? Bom, ela serve para medir a distância entre um ponto e outro. Para um eletricista ela funciona como um norte. Como assim? Como saber a quantidade de fios que precisa passar? É só medir por fora da parede com uma trena.

Logicamente, com o passar do tempo, não será mais necessário utilizá-la para isso, pois você começa a ter noção das medidas conforme trabalha. De início, recomendamos que compre uma trena de 8m e que tenha trava de segurança.

7. Furadeira

Neste tópico nós queremos ressaltar a importância das ferramenta elétricas. Como a furadeira, afinal, sem fazer os furos adequados nos revestimentos não tem como colocar as caixas de energia.

Já imaginou, terminar de passar todos os fios, conectar tudo certinho e no final não ter como fixar na parede? É um erro fatal! Portanto, tenha uma furadeira de qualidade.

Nós sugerimos que compre um modelo a bateria, pois trabalhamos com a rede elétrica desligada e muitas vezes o furo precisa ser feito no exato momento, certo? Inclusive somos chamados para fazer serviço em canteiros de obras que ainda não possuem rede elétrica. Sabendo disso, esteja preparado com uma furadeira a bateria!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Conheça a praticidade das ferramentas à bateria com nossos especialistas. Leia e conte para gente o que achou!

8. Lápis


Pode parecer bobeira colocar um lápis numa lista de ferramentas, mas você vai precisar. Como saber os locais exatos para furar? A marcação para cortar? Será que você tem boa memória para não precisar anotar a amperagem?

Então, para todas essas funções é preciso algo para marcar. Pode ser giz, caneta ou marcadores, mas preferimos o lápis pois é mais discreto e não deixa resquícios do serviço.

9. Escada

Pensou que esqueceríamos da escada? Não tem como! Afinal, a fiação não está apenas no térreo, ou melhor, grande parte dela está no teto. E para chegar até os fios é preciso de uma escada. Portanto, compre uma escada!

Atualmente, existem modelos de escada dobráveis, como a multifuncional e também a telescópica, onde os degraus vão se encaixando um dentro do outro. Nesse último modelo, a escada esticada tem 3,8m e é compactada em 1 m ou menos.

10. Cinturão

Agora, nós te perguntamos. Depois que está em cima da escada você vai descer quantas vezes para trocar de ferramenta, sem um cinturão? Inúmeras vezes! Então, para não cansar o seu corpo com esse movimento repetitivo, use um cinturão.

Nele você consegue colocar as ferramentas principais para aquela atividade e boa! Precisa de uma trena? De um lápis? Um alicate? Tá na mão, ou melhor, no cinturão. Facilite o seu serviço com esse acessório!

11. EPIs

Como toda profissão, o eletricista também coloca a segurança em risco. Portanto, é essencial que invista em equipamentos de proteção. Sabe por quê? No início, como ainda não tem muita experiência na área, você pode colocar partes do corpo em perigo – sem saber!

Logo, tenha luvas e botinas isolantes, dessa maneira evita que seu corpo receba corrente elétrica. Outra sugestão é usar óculos de proteção, principalmente nos momentos em que estiver trabalhando com a furadeira.

Para conhecer um pouco mais sobre EPIs, confira o conteúdo bem interessante que temos sobre equipamentos de segurança. Nele abordamos a temática amadora, o “faça você mesmo” da manutenção da casa – é um bom lugar para treinar antes de entrar profissionalmente na área, diga-se de passagem!

Depois, acesse e confira as ferramentas de proteção que nós disponibilizamos para sua segurança. Vale a pena conhecer!

12. Maleta

Como era de se esperar! O último item é o local para armazenar todas as ferramentas. Não tenha medo de comprar uma maleta grande, pois com o tempo ela vai se enchendo com outros materiais que não citamos aqui.

Com certeza, daqui alguns meses, terá uma fita isolante, um martelo, um parafuso reserva e outros itens que não mencionamos.

Ah, se você lembrar ou souber de mais algum, comente com a gente para ajudar os demais colegas de profissão!

Um último conselho! Não tenha dó de investir em bons materiais! Boas ferramentas refletem diretamente na qualidade do serviço.

Se nesse começo você ainda não tem condições de comprar as melhores do mercado, fique tranquilo! Compre uma que apresente bom custo e benefício. E vá comprando materiais melhores conforme o dinheiro for aumentando.

Sente-se preparado para encontrar suas ferramentas? Bom, depois dessa leitura, com certeza! Agora te convidamos para conhecer as vantagens de comprar ferramentas online. Na verdade, resolvemos toda a nossa vida pela internet hoje em dia!

E aí, pronto para o próximo post? Então, até lá!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade