O interfone é uma das melhores maneiras de alguém avisar que chegou a sua casa, ainda mais se for uma casa grande ou apartamento, além de ser uma alternativa eficaz e discreta de anunciar a chegada da visita, ou seja, não precisa gritar no portão ou buzinar para chamar a atenção. Pensando nisso, nós aqui do blog Casa do Soldador, vamos te ensinar a como instalar interfone de forma descomplicada! Vale ressaltar que vamos usar de exemplo o modelo HDL neste post, ou seja, mais conhecido de todos. Continue a leitura para saber qual é o passo a passo de instalação.
1º passo: marque os locais de instalação
Antes de tudo é preciso encontrar o espaço ideal de instalação, uma vez que precisamos levar em conta os locais que a fiação vai passar. Logo, encontre o ponto onde será colocado o módulo externo, que é o interfone que fica na rua. Em seguida, entre na casa e veja quais são os locais para instalação do monofone, que são geralmente colocados em ambientes de grande circulação como cozinha e corredores.
Agora, se a casa for muito grande, sugira ao cliente para instalar em dois ou mais pontos da casa para que o deslocamento seja menor. Dessa maneira, ficaria um dentro de casa e outro na área externa. A mesma sugestão vale para uma casa de 2 ou mais andares.
Imagine ter que descer vários lances de escada todas a vezes que o interfone tocar? É desagradável. E não se preocupa com a quantidade de opções que ele irá pedir, pois ela é tranquilamente variável, basta fazer a ligação principal no monofone mais importante e abrir as ligações para os demais da casa.
2º passo: identifique os bornes
Os bornes são os terminais de entrada e saída. Na verdade, são eles os responsáveis pela comunicação entre o módulo externo e o monofone. Dessa forma, abra-os para facilitar a identificação.
Bornes internos de um interfone
Bornes superiores: 0, 127V, 220V – usado para conexão com e rede elétrica;
Bornes do meio: 4 e 1 – serve para conectar o módulo externo com os monofones;
Bornes inferiores: F e F – é utilizado para conectar as fechaduras elétricas ao sistema.
Bornes internos do monofone:
Bornes superiores: 4 e 1;
Bornes inferiores: FE e FS.
Pensando nas conexões, a fiação correta para a instalação é o fio 1,5mm. Com ele é possível fazer a ligação e comunicar-se tranquilamente!
3º passo: passe os fios pelos locais demarcados
É importante frisar: nunca trabalhe com a energia ligada – isso você já está cansado de saber, mas nós sempre estamos lembrando, já que cuidado nunca é demais! – Então, desligue toda rede elétrica antes de começar a mexer nos fios.
Identifique as caixas que tem as tubulações dos fios e utilize uma sonda guia para passá-los – é uma ótima maneira de passar rápido sem travar ou rompê-los. Pegue o fio que deseja passar e fixe-o na sonda com fita isolante. Procure não deixar um ponta muito grossa, pois ela trava durante o trajeto, por isso, vá passando a fita isolante unindo o fio a sonda de forma gradativa, entre 15 e 30 centímetros. Depois, é só começar a passar!
Uma dica: para tubulações que tem curva de 90º, é importante passar um lubrificante na ponta do fio. Com esse produto, ele desliza mais facilmente pelos locais difíceis e não atrapalha o uso de suas ferramentas elétricas durante todo o serviço.
4º passo: instale o monofone
Na caixinha que você demarcou lá no início, chegaram os cabos. Então, é hora de instalar o monofone!
Decape a ponte e identifique os cabos da ligação. Em seguida, coloque o parafuso no encaixe superior da caixa da parede (lembrando que não precisa ser parafusado por completo). Depois, passe os cabos pela parte de trás do monofone e o coloque no parafuso que acabou de fixar.
Agora, com os fios na parte interna do monofone, faça as conexões conforme recomendamos. Exemplo: se usar o fio laranja para conectar no borne 4, faça essa mesma ligação em todos dentro de casa e no módulo externo.
Outra dica: dobre a pontinha do fio para que a conexão seja aprimorada, pois é um fio muito fino. Com essa pequena dobra a sua conexão aumenta relativamente.
Depois que realizar todas as conexões é só encaixar a tampa superior e parafusar os locais necessários para fixar na parede. Vale a pena ressaltar que existem inúmeros modelos de parafusos, consequentemente, uma infinidade de chaves. Portanto, leia o nosso conteúdo sobre os tipos de chaves e entenda a funcionalidade de cada uma.
5º passo: instale o módulo externo
Esse módulo externo é o interfone. Então, é só localizar na área externa a caixa por onde saem os fios – os de alimentação de energia e os fios que conectam os monofones – nessa primeira parte, fixe o suporte e corte o excesso do fios.
Em seguida, faça a conexão dos cabos em seus devidos locais. Exemplo: o borne 0 do interfone liga-se ao fio da rede de 127V. Logo, o borne de 127V do interfone, conecta-se a fase neutra da rede. Já os medianos – 4 e 1 – conectam-se com os respectivos números nos terminais internos do monofone, como dito no passo anterior. Se o laranja é o 4, aqui nesta etapa ele também é o 4.
Lembre-se: nunca inverta os polos 4 e 1.
Depois que realizar as conexões dos bornes é só encaixar a parte superior e parafusar para fixá-la na parede. Pronto, interfone instalado!
Agora, só precisa analisar, comprar e instalar uma fechadura. Se você tem dúvidas sobre qual o melhor modelo para sua casa, confira as dicas que preparamos sobre o que analisar ao comprar uma fechadura online. Vale a pena entender!
Nos vemos no próximo post!