Pregos e parafusos podem enferrujar com o tempo, muitas vezes, ficando emperrados ou frouxos. Quando isso acontece, é muito importante saber que a força nem sempre vai ser a melhor solução para tirá-los do lugar, por vezes, pode até mesmo piorar a situação.
Se você já passou por esse cenário, provavelmente deve ter percebido que insistir com uma chave de fenda ou Philips é desafiador. Para te ajudar com isso, separei algumas situações que podem acontecer durante essa remoção e dicas de como tirar parafuso enferrujado de forma prática e fácil. Confira o nosso conteúdo completo e fique pronto para pôr a mão na massa!
Antes de tudo: prepare-se e considere alguns fatores
Antes de começar a tentar remover o parafuso espanado, é importante tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça ou dificultar ainda mais as coisas. Para isso, listei algumas dicas fundamentais para você:
- Evite aplicar força demais: tentar tirar o prego ou o parafuso de forma bruta pode ser uma ideia que só complica mais a situação, já que há chances de piorar o encaixe, entortar o objeto ou até mesmo quebrá-lo;
- Aplique desengripante: esse produto é um óleo/mineral que serve como lubrificante para fluir essa peça, uma alternativa que facilita o trabalho da chave de fenda;
-
Considere o material: o prego está na madeira ou em uma placa de ferro? Entendendo isso, você consegue definir se pode usar mais força, se precisa tentar remover a ferrugem ou se tem algum equipamento mais adequado para essa remoção.
4 maneiras de tirar parafuso enferrujado ou espanado
Agora que você já sabe alguns pontos de consideração ao começar a tirar o parafuso ou o prego emperrado e enferrujado, continue lendo para descobrir como realmente colocar as mãos na massa e remover esse item.
1. Utilize uma parafusadeira ou chave de fenda
As parafusadeiras são máquinas com alta potência para tirar os parafusos. Uma vez encaixada, é possível fazer uma remoção prática e fácil. No entanto, ela tem a característica de ser potente, ou seja, esse equipamento causa danos em materiais sensíveis. Nesse caso, um dos melhores itens para isso é a chave de fenda.
Para tirar o parafuso com a parafusadeira, é preciso encaixá-lo e dar uma leve pressionada para começar o movimento de remoção. Em casos que o parafuso ou o prego está mais solto ou bem lubrificado, tudo fica mais prático e fácil.
Vale lembrar que há diferentes tamanhos de chaves de fenda, parafusadeiras, pregos e parafusos. Dessa maneira, sempre verifique se a ferramenta que você for utilizar encaixa-se na sua necessidade.
2. Use um martelo para te auxiliar
O martelo é um utensílio super eficaz em diferentes momentos, inclusive, para remover pregos com ferrugem e emperrados. Com algumas batidinhas, é possível afrouxar, facilitando o processo de desenroscar. Ah, lembre também da possibilidade de usar a parte de trás, fazendo uma remoção mais brusca em casos específicos.
3. Considere o alicate para parafusos espanados
Sabe quando o prego já está mais espanado ou frouxo e tem algo que está o prendendo internamente? Então, nesse momento, o alicate pode ser uma ótima alternativa para terminar de desenroscá-lo. Com um manuseio fácil e sutil, você consegue remover o parafuso que está enterrado.
4. Experimente o saca parafuso
Se nada der certo e você precisar remover muito o parafuso, considere adquirir uma ferramenta chamada saca parafuso. Somente pelo nome já dá para perceber que ela é muito eficiente, pois foi projetada apenas para isso.
O modelo mais comum necessitará de uma perfuração no centro do parafuso que precisa ser extraído (inclusive, extrator de parafuso é outro nome dessa ferramenta). Depois é só inserir o equipamento no furo e girar em sentido anti-horário para que a ponta reversa empurre o parafuso para fora!
O que fazer quando o parafuso fica moído?
É possível fazer um corte na ponta com uma serra ou uma faca afiada para facilitar o encaixe de ferramentas. Dessa maneira, com uma chave de fenda ou um extrator, você remove os resíduos enferrujados.
O ideal, é claro, é que ele não chegue nesse estado. Algumas dicas importantes para evitar que o parafuso fique dessa forma são:
- Utilizar lubrificante antes e aguardar esse produto penetrar em ranhuras;
- Usar ferramentas, como pinças, alicates e chaves de fenda, para tirar o máximo possível do parafuso;
- Considerar o uso de materiais emborrachados.
Afinal, por que os parafusos e pregos enferrujam?
O principal ponto é entender porque os parafusos e pregos enferrujam para conseguir evitar esse processo natural. O fato é que o motivo principal da ferrugem nesses itens de ferro é a reação natural que acontece com a umidade do ar, ou seja, as oscilações climáticas ligadas com água e oxigênio.
Para evitar que esse processo ocorra, as opções com processo de galvanização, de depósito de níquel ou cobre e com uma qualidade superior são as mais recomendadas. O revestimento utilizado nessas alternativas permite que haja menos contato com a água, protegendo o item, gerando maior durabilidade e não o enferrujando em um curto período.
Agora, você está preparado caso precise lidar com pregos e parafusos enferrujados. Gostou do conteúdo? Aqui na Casa do Soldador, você encontra diferentes artigos sobre cuidados com ferramentas, melhores lixadeiras do ano, instalações e mais. Continue navegando no blog e confira todos esses posts para sempre melhorar o seu negócio e serviço!