Quando o assunto é proteção, as luvas são equipamentos populares, tanto no uso doméstico quanto em ambientes profissionais. Elas desempenham diversos papéis, protegendo as mãos de contaminação, agentes químicos, impactos e materiais cortantes.
Assim, escolher o tipo de luva adequada para a sua necessidade é fundamental para garantir conforto, eficiência no trabalho ou atividade diária e segurança. Ficou curioso para saber mais sobre a variedade de luvas? Continue a leitura que o texto de hoje é sobre 8 tipos de luvas, suas características e indicações!
1. Luvas de látex: sensibilidade com flexibilidade
Uma das luvas mais famosas são as de látex, usadas em diversas áreas que precisam de sensibilidade tátil. Entre os lugares que usam esse tipo de luva estão hospitais, clínicas estéticas, restaurantes e outros. Elas são feitas de borracha natural e são super flexíveis, permitindo um bom movimento das mãos.
Dessa maneira, ela é uma alternativa indicada para quem precisa executar ações com destreza. Vale lembrar que existem indivíduos que sofrem com alergia ao látex, nesses casos, é preciso utilizar outros modelos de luvas.
2. Luvas nitrílicas: resistência química e durabilidade
As luvas nitrílicas são reconhecidas pela capacidade de proteção contra agentes químicos e substâncias abrasivas. Esse acessório é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para trabalhadores de indústrias químicas, oficinas mecânicas e laboratórios.
Outro benefício desta luva é a resistência a rasgos, além de ser substituta das luvas de látex. Dessa maneira, é comum optar por essas luvas, evitando reações alérgicas e garantindo um uso prolongado.
3. Luvas de vinil: uma alternativa com bom custo-benefício
Entre os tipos de luvas, as luvas de vinil têm destaque pelo seu baixo custo e versatilidade. Sua durabilidade é menor que os outros 2 tipos citados anteriormente, porém, ela consegue proporcionar boa proteção em atividades de baixo risco.
O seu uso é muito comum em manipulação de alimentos, limpeza leve (sem uso de produtos químicos) e em atividades de organização. Ah, elas também são livres de látex em sua composição.
4. Luvas de malha: proteção leve e com conforto
As luvas de malha são utilizadas em tarefas que precisam de pouca proteção, evitando mais a sujeira ou a abrasão. Um exemplo muito popular é a jardinagem, muitas pessoas optam por utilizar essas luvas para não ter tanto contato direto com sujidades.
Confeccionadas com tecido respirável, elas são confortáveis e oferecem boa ventilação nas mãos. A agilidade e a destreza também são mantidas ao usar esse tipo de acessório!
5. Luvas de couro: alta durabilidade e proteção
Para as construções civis e atividades pesadas, as luvas de couro são ideais. Com capacidade de proteger contra cortes, abrasão e calor, elas são EPIs recomendadas para ambientes que envolvem riscos físicos. Além disso, a durabilidade delas é popular para trabalhadores que lidam com tarefas rigorosas.
6. Luvas térmicas: proteção contra o frio e calor
As luvas térmicas são essenciais para os profissionais que operam com altas temperaturas. Com modelos projetados para o frio intenso ou calor elevado, esse acessório é versátil, sendo usado em construções, cozinhas e indústrias.
A sua estrutura conta com forros isolantes e materiais de alta resistência ao calor, além de ser de baixa inflamabilidade. Em alguns casos, as luvas térmicas podem fazer parte do conjunto de EPIs do soldador.
7. Luvas anticorte: segurança em trabalhos de alto risco
As luvas anticorte são feitas com materiais super resistentes, como aço. Elas são recomendadas para quem trabalha com objetos cortantes, como vidros e lâminas. Dessa maneira, ela é uma alternativa usada em construções e trabalhos de corte e solda.
8. Luvas para uso doméstico: ideal para o dia a dia
Para o dia a dia, as luvas de uso doméstico são leves e flexíveis. Elas são feitas de látex, vinil e nitrílico e são usadas para atividades como jardinagem, limpeza e manuseio de produtos de limpeza.
Vale lembrar que esse acessório nem sempre atende às normas vigentes para uso profissional, ou seja, não pode ser considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Como escolher o tipo de luva ideal?
No mercado é comum encontrar toda essa variedade de luvas. Porém, para escolher uma versão mais confortável para você é necessário saber os fins do uso. Dessa maneira, você direciona a sua escolha para qualidades específicas da luva.
Outro ponto é compreender se você tem alergia ao látex. Muitas luvas utilizam esse elemento em sua composição, no caso de reações alérgicas é preferível buscar alternativas livres de látex, como as luvas de vinil. Compreendendo esses dois pontos, busque uma opção que forneça as funções que você precisa.
Na Casa do Soldador, você encontra uma série de conteúdos sobre equipamentos, tipos de eletrodos, cuidados necessários nas mais diversas profissões, como eletricista, soldador e outras. Continue conosco e confira todos esses artigos para aumentar os seus conhecimentos!