Os eletrodos são fundamentais para a solda de estruturas metálicas. Em 1890, foram criados diferentes modelos desse item no mercado, permitindo que o profissional encontre uma versão de eletrodo que atenda às suas necessidades. Assim, ele é usado na montagem de equipamentos, manutenção ou reparos.
Mesmo que sejam semelhantes, cada um tem suas diferenças e tecnologias, oferecendo sucesso em seus resultados. Ficou curioso em saber quais são os principais tipos de eletrodos presentes no mercado? O blog de hoje da Casa do Soldador é sobre os 10 modelos mais usados na área da soldagem.
Continue a leitura do conteúdo e descubra quais eletrodos são usados em soldagem MIG/MAG e outras!
10 modelos de eletrodos revestidos para solda!
Os eletrodos são populares pela sua robustez e sua eficiência no mundo da soldagem. Com capacidade de unir chapas de espessuras que vão de 3 a 40 milímetros, sendo amplamente utilizado em construções e soldas por gravidade, esse produto é muito importante para uma série de serviços.
Ele é usado no arco elétrico, onde o aquecimento ocorre para conectar as partes envolvidas. Embora existam diferentes tipos de eletrodos, todos eles compartilham a capacidade de realizar essa ligação metálica.
Agora que você sabe melhor qual a funcionalidade dos eletrodos revestidos, separei 10 tipos disponíveis no mercado e suas finalidades. Acompanhe para saber mais!
1. Eletrodo de inox: usado em diversos segmentos
Entre os tipos de eletrodos populares, os de inox ganham reconhecimento pela sua resistência à oxidação, tração, trincas e substâncias químicas. Eles são utilizados em reparos de tubulação, principalmente em tubulações de aço inox para produtos químicos e alimentícios.
Além disso, essa alternativa consegue realizar consertos de molas, trilhos e guindastes, garantindo um ótimo resultado após o processo de soldagem.
2. Eletrodo de alumínio: reparo de peças
Excelente para conserto de peças de alumínio, essa opção não requer um acabamento refinado. Assim, é utilizada em reparos de cilindros, ventiladores, chapas de base, encaixes e telas. Vale lembrar que é recomendada para peças com mais de 2,5 mm de espessura, garantindo um resultado de qualidade.
3. Eletrodo de ferro fundido: boa resistência e sem fissuras
O eletrodo de ferro fundido é composto por níquel puro, ou seja, consegue realizar soldagem a frio no metal. Além disso, ele é eficiente em reconstruções, reparos de trincas e junções de materiais semelhantes. Assim, garante um resultado sem falhas e com um preenchimento completo.
4. Eletrodo E7028: maior quantidade de pó de ferro na composição
O diferencial do eletrodo E7028 é a sua composição com 50% de pó de ferro a mais. Dessa maneira, ele é recomendado para soldagens rápidas em indústrias, edifícios e mecânicas. Comparado ao E7018, o E7028 oferece uma soldagem de transferência por “aerossol” em vez de “globular”.
5. Eletrodo E7024: alta taxa de deposição
O eletrodo E7024 também tem uma adição de 50% de pó de ferro, sendo uma opção mais robusta e pesada. O seu uso é indicado para posições planas e horizontais, sendo usado em construções. Essa opção tem um acabamento fino, ou seja, tem uma maior sofisticação para soldagens delicadas.
Aproveite e confira o nosso conteúdo: como soldar com eletrodo!
6. Eletrodo E7018: baixo nível de hidrogênio
O E7018 tem alta durabilidade, evitando rupturas. Esse eletrodo é utilizado em instalações, principalmente em vasos de pressão, juntas de aço específicas, indústrias mecânicas e construção naval. Uma dica ao usar esse eletrodo é a adição de pó de ferro no revestimento, isso proporciona um acabamento mais suave e com poucos respingos.
7. Eletrodo E6014: ideal para chapas finas
Para a união de placas mais finas ou superfícies que precisam de um acabamento refinado, o eletrodo E6014 é uma alternativa de alta qualidade, pois possui característica semelhante ao E6013, com baixa penetração e um índice médio de hidrogênio.
Assim, o dióxido de titânio em sua composição garante durabilidade na junção, ou seja, esse eletrodo une resistência com um acabamento sofisticado.
8. Eletrodo E6013: uso em metais de pequena espessura
Um modelo semelhante ao anterior é o eletrodo E6013, sendo indicado para chapas finas e estreitas. Seu alto teor de dióxido de titânio deixa a soldagem mais simples, tornando-o uma boa opção para caldeiras, serralherias, tubulações e equipamentos agrícolas.
9. Eletrodo E6011: maior estabilização do arco de solda
O tipo de eletrodo E6011 requer uma corrente alternada para realizar uma boa soldagem. Com uma composição com potássio, ele tem maior estabilidade no arco e consegue eliminar o sopro magnético.
10. Eletrodo E6010 e E6011: recomendado para soldas multipasses
Dois eletrodos semelhantes são os E6010 e E6011, sendo ideais para soldar itens de baixo teor de carbono e ligas. Assim, eles são utilizados em gasodutos, minerodutos e chapas galvanizadas, ou seja, é um material recomendado para soldas “multipasses”
Em meio a tanta variedade de eletrodos encontrados no mercado, você consegue selecionar o mais recomendado para a sua empresa ou serviços.
Vale lembrar que nenhum dos tipos descarta a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual. Na Casa do Soldador, contamos com diversos conteúdos sobre soldagem, EPIs, EPCs, lixadeiras e muitos outros equipamentos.
Muito interessante meu interesso é em comprar pra revender
Nesecito para uso pessoal e revenda
Olá Somaia,
Entre em contato com a nossa equipe de venda, através do (44)99984-7657 ou (44) 3032-1095.
Ficamos no aguardo!