Solda MIG/MAG Perfeita: 12 Dicas e Técnicas de Soldagem

Solda MIG/MAG Perfeita: 12 Dicas e Técnicas de Soldagem

Mesmo que você tenha aprendido como fazer os tipos de soldagem MIG e MAG, normalmente os ensinamentos são mais básicos e, por isso, ainda é importante procurar mais dicas e ideias para fazer uma solda perfeita. Por sorte, aqui você encontra todos os truques para conseguir a melhor das soldagens, siga a leitura e confira:

pessoa em uniforme de proteção em uma oficina fazendo soldagem em uma peça

12 dicas para uma solda perfeita

Dentre as diversas técnicas de soldagem semiautomática – focada em metais ferrosos e não-ferrosos – a solda por meio de arames e gases se torna muito mais eficiente com certos cuidados de limpeza, posicionamento e outras táticas gerais. Delas podemos citar:

1. Mantenha uma limpeza constante

A limpeza dos materiais de solda é o primeiro passo para fazer uma soldadura MIG/MAG de qualidade. Por exemplo, para evitar que a superfície soldada comece a ficar porosa durante o processo, basta limpar e lixar bem a superfície antes da soldagem. Após retirar a sujeira, oleosidade ou tinta, a sua solda sairá realmente bonita.

capacete e roupas de proteção sob uma mesa em um ambiente de trabalho

2. Atenção ao uso da garra negativa

Falando em garra negativa, outro erro muito comum na solda com MIG/MAG é a utilização errada desse material. A garra é essencial para manter uma corrente pelo material que evita sobrecarga e superaquecimento. Dessa maneira, ela é imprescindível para a segurança e qualidade de suas soldagens.

Acredite, mantê-la limpa é uma maneira de reduzir os danos e, de quebra, evitar que o material pare de funcionar corretamente com o tempo.

garra negativa plugado em uma superfície usada para solda

3. Mantenha o tamanho da ponta do arame curto

Outra técnica de soldagem muito importante é manter o tamanho da ponta do arame em por volta de 0,5 cm a 1 cm. Esse comprimento se refere ao arame que passa no bico de contato.

Confira também: qual a diferença entre solda MIG e TIG?

maquina de soldagem ligada com a ponta de arame sendo soldado em uma peça

4. Use as duas mãos na hora de fazer uma solda MIG/MAG perfeita

Usar as duas mãos é uma das formas de soldar com MIG/MAG perfeitamente. Uma das mãos deve ficar apoiada na curva da tocha, já a outra deve segurar o punho e o gatilho. Dessa forma, você garante estabilidade e um maior controle da distância e da ponta do arame.

soldador protegido com equipamentos usando as duas mãos para fazer uma soldagem

5. Mantenha-se escutando a solda com cuidado

Por mais que possa soar estranho, a soldadura MIG/MAG é capaz de te informar se a regulagem está adequada por meio do som. Exemplo: se durante a soldagem você reparar que o ruído está alto e áspero, sua voltagem está baixa. Porém, quando ele sair cortado durante o uso, a sua voltagem está alta.

pessoa com equipamentos de proteção fazendo uma soldagem com as duas mãos

6. Use o arco voltaico inclinado

Quando fazemos uma solda com MIG/MAG, queremos que ela tenha uma boa penetração e, assim, consiga um bom rendimento. Por isso, deixe o arco voltaico no limite da poça de solda, ou seja, deixe a máquina inclinada, com o arco ser direcionado na diagonal para a parte final da poça, evitando que fique concentrada no centro.

Além disso, quando perceber que sua solda está criando buracos na poça, tente manter um movimento de ‘U’ durante a soldagem, garantindo melhor estabilidade no resultado.

Confira também: dicas de como usar o ferro de solda.

duas pessoas fazendo uma soldagem com a ferramenta inclinada

7. Realize um movimento específico na hora do acabamento

Depois que a solda bruta é feita, vem o acabamento. Nesses momentos, tente manter um movimento que não seja desempenhado muitas vezes no mesmo local durante a aplicação. Dessa forma, indicamos que se passe a tocha na horizontal e depois siga a linha da solda na vertical.

Pessoa toda protegida com EPIs fazendo uma soldagem com arco voltaico inclinado

8. Use roldanas e guias espirais adequados à espessura do arame

Antes mesmo de colocar em prática as técnicas de soldagem, a compra de uma máquina boa pode definir o resultado da sua solda. Portanto, além de encontrar arames compatíveis com a superfície de solda, é essencial a compra de roldanas, guias e bicos de contato no tamanho correto.

acessórios de soldagem em um fundo branco, como roldanas e guias espirais

9. Faça a técnica de empurrar ou puxar com a solda

Quando aprendemos a como soldar com MIG/MAG, raramente somos ensinados quando usar a técnica puxando e quando usar empurrando. Em uma explicação resumida, a técnica de puxar é aquela em que você traz a tocha na sua direção, puxando para si, enquanto a de empurrar faz o caminho contrário, empurrando na direção oposta a si.

E quando usar? Bom, se você tem um material mais espesso ou uma soldagem que requer um controle muito maior de seus movimentos, opte pelo método de puxar, que garante uma maior penetração. Já para materiais mais finos, que precisam de uma solda mais cuidadosa, o método de empurrar acaba sendo o ideal.

pessoa fazendo soldagem com os equipamentos necessários em um efeito de luz azul

10. Tome cuidado com a solda fora da posição padrão

Normalmente a solda é feita em uma bancada ou suporte, com a peça parada e segura no local adequado. Entretanto, nem sempre essa condição é indicada e, por isso, precisamos usar um posições diferentes. Nesses momentos, tente manter a poça de solda pequena e com arames finos, garantindo um controle maior do cordão.

Confira também: processo de soldagem por resistência.

pessoa fazendo uma soldagem em uma peça marrom, naquina

11. Faça a troca constante dos bicos de contato

Assim como na limpeza, os materiais em boa qualidade são essenciais para um bom rendimento. Então, ao perceber que o seu bico de contato já está danificado ou parou de dar conta do recado, invista em novas peças. Assim, é muito mais fácil manter a qualidade de suas soldagens.

dez pinos de contato para maquina de soldagem em uma superfície azul claro

12. Aprenda com seus erros e acertos

Como em qualquer outra situação da vida, é importante lembrar e aprender com todos os seus erros e acertos. Por exemplo, usou uma posição diferente e estragou a soldagem? O que deu errado? Foi algo feito por você durante a soldagem, ou será que se deu por causa da posição? Esse tipo de análise vai te ajudar a não cometer os mesmos erros e repetir os seus acertos.

pessoa com EPIs no corpo fazendo uma soldagem de luz azul em fundo amarelado

E a partir disso, será muito mais fácil fazer uma solda perfeita com MIG/MAG. Esperamos ter ajudado, aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre as Diferenças entre Máquina de Solda Inversora e Transformador.

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade