Descubra qual o tamanho ideal de uma máquina de solda

Descubra qual o tamanho ideal de uma máquina de solda

A humanidade tem soldado peças de metal há séculos, mas nos últimos anos sugiram técnicas e métodos revolucionários. Há milhares de anos nossos parentes unem peças de metal através de soldagem. 

Porém, desde o século 19, muitas técnicas inovadoras começaram a ser desenvolvidas. Cada uma dessas técnicas apresenta vantagens e desvantagens sobre as outras. 

Vamos descobrir o que realmente significa soldagem, quais são os equipamentos de solda e os tamanhos de máquina de solda mais comuns.

Está pensando em expandir seus horizontes na área de soldagem? Continue com a gente para saber o tamanho específico para sua necessidade.

O que é soldagem e qual o propósito do uso?

Máquina de solda tem sido utilizada em fábricas metalúrgicas por muito tempo. Porém, a única técnica viável está ultrapassada. 

Era conhecida como soldagem de forja, na qual ferreiros uniam ferro e aço por meio do aquecimento de martelagem. Após alguns anos, alguns métodos mais avançados foram elaborados, como soldagem por arco.

Os processos de soldagem mais comuns são:

  • MIG: soldagem por arco elétrico com gás metálico;
  • TIG: soldagem por arco de gás tungstênio;
  • STICK: soldagem de arco de metal blindado;
  • De fluxo: soldagem de arame tubular; 
  • Soldagem por feixe de elétrons;
  • Soldagem com hidrogênio atômico;
  • Soldagem a arco de gás tungstênio;
  • Processo por arco de plasma.

Quais são os tamanhos de máquina de solda?

Levar a máquina até o local de trabalho costumava ser um desafio em muitas ocasiões. Por exemplo, máquina de solda pequena MIG pesam 30kg ou mais, o modelo stick pesa mais de 45kg. Mover essas máquinas sem um carrinho de rodas pode causar sérias tensões na região lombar.

Tudo depende do uso que será feito da máquina de solda. Algumas podem ser pesadas e difíceis de transportar, é preciso que haja espaço em fábricas ou empresas para guardar o utensílio. 

Caso seja utilizada para reparos pessoais, se tiver um modelo menor será apropriada para o ambiente doméstico.

Quando for comprar uma máquina de solda, considere os seguintes fatores:

  • Requisitos de energia primária;
  • Portabilidade, tamanho e peso;
  • Produção de soldagem e ciclo de trabalho;
  • Seleção de eletrodos;
  • Requisitos de gás de proteção;

Quais são os equipamentos de solda são os mais importantes?

Além de máscara de qualidade decente, óculos, botas e máquina de solda, outra peça importante equipamento de solda são as luvas. A função delas é proteger suas mãos de queimaduras potencialmente graves, por isso é fundamental escolher um par de boa qualidade. 

Mas não há tamanho único, é preciso considerar alguns fatores como tipo de soldagem e movimentos utilizados no processo.

Cada tipo de soldagem produz diferentes quantidades de faíscas e perigos. O tipo MIG, por exemplo, tende a produzir muitas faíscas que precisam ser protegidas e limpas logo após o término do serviço. Luvas também estão disponíveis em diferentes materiais. 

Couro costuma ser o tipo preferido por ser altamente durável, não condutivo e ótimo para dissipar calor. Mas couro pode ser feito de diferentes animais, os mais comuns são de cabra, cavalo, porco e vaca. Esses tipos são confortáveis e ideias para soldagem TIG e MIG.

Existem outros tipos de soldagem, como a soldagem a arco submerso, a gás, arco plasma e à laser. MIG é versátil e fácil de usar. TIG é muito agradável esteticamente, a haste e o arco produzem soldas fortes e operam em condições mais difíceis. 

Conheça o preço de máquina de solda e tamanho indicado para o tipo de profissional, seja iniciante ou avançado.

Já sabe qual tipo de máquina de solda escolher? Assine a newsletter para não perder as próximas atualizações!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade