EPI para soldador? Conheça as principais proteção na solda!

EPI para soldador? Conheça as principais proteção na solda!

O uso de equipamentos de proteção para manusear máquina de solda é imprescindível, afinal, a exposição ao flash causado pelo arco de solda e emissão de calor pode trazer danos significativos para a saúde do profissional. Neste caso, é importante ter os Equipamentos de Proteção Individual necessários ao lado – antes de começar qualquer trabalho com a solda.

No post de hoje, vamos falar sobre dos equipamentos de segurança obrigatórios que os profissionais de solta precisam utilizar no dia a dia. Acompanhe a leitura e confira qual a importância de cada EPI, com dicas importantes para escolher os equipamentos corretos e de qualidade.

Confira os principais EPIs para soldador

Engana-se quem pensa que os EPIs para soldador são somente aqueles para o rosto. É isso mesmo! É imprescindível que, durante a soldagem, materiais de proteção para membros superiores e inferiores sejam utilizados. Inclusive, as luvas não obrigatórias para segurança do profissional.

Ficou curioso para saber sobre cada um deles? Então, continue a leitura conosco, pois vamos te explicar tim-tim por tim-tim para que você evite machucados na hora de fazer uma solda perfeita.

Máscara de solda

Clássicos, os escudos para face são acessórios obrigatórios. Eles protegem, principalmente, os olhos do profissional durante os impactos que ocorrem na soldagem. Para melhor adaptação e conforto, eles possuem um pequeno visor retangular para que o soldador consiga visualizar a ação que está fazendo. Também chamado de máscara ativa, além do design moderno, o equipamento ainda conta com:

  • Proteção completa: rosto, orelhas e pescoço;
  • Lente externa;
  • Abas frontais;
  • Ajuste de intensidade, sensibilidade e retardo.

Respirador

Assim como a máscara, o respirador de solda é extremamente importante durante a rotina do trabalhador, devido aos riscos que o soldador se expõe. O modelo de respiradores do tipo filtro PFF2 é mais adequado, uma vez que esse equipamento oferece proteção de até 94% contra poeiras, névoas e demais fumos metálicos.

Luvas de segurança

Sem dúvidas, esse é um dos equipamentos mais importantes na hora de realizar a soldagem. Afinal, o trabalho é realizado com as mãos próximas de chamas que emanam do contato entre o dispositivo e outras superfícies. Além de proteger contra incidentes, como cortes e machucados, elas oferecem proteção térmica – essencial para trabalhadores que atuam diretamente com abrasivos.

Vale lembrar que existem diversos modelos com especificidades que precisam ser observadas. No caso de luva para solda, as confeccionadas em couro tipo vaqueta ou de raspa oferecem maior proteção devido o alongamento no punho.

Avental soldador

Classificado como um item obrigatório, o avental para soldador protege a parte superior e inferior do profissional contra o calor excessivo, os arremessos de material fundido e radiações. O modelo tipo açougueiro possui tira em raspa no pescoço e nas laterais para um ajuste e fixação perfeito. O tamanho mais comum do avental é 1m x 0,60cm, porém existem outras medidas disponíveis.

Calçado de segurança

A partir de um calçado completamente estruturado, temos a proteção dos pés contra respingos de metal líquido, por exemplo. Afinal, nunca se sabe quais são os riscos que os soldadores irão enfrentar durante a soldagem, não é mesmo? Por conta disso, é necessário estar seguro para todos as eventuais ações.

Alguns modelos de sapatos de segurança contam, até mesmo, com bico de aço, uma proteção extra que ajuda a diminuir os riscos de lesão.

Protetor auditivo

Ao pensar no procedimento de soldagem, devemos ter em mente que o barulho é um dos agravantes do trabalho. Dessa maneira, precisamos de um material que possa abafar os ruídos advindo dos equipamentos. Pode parecer indispensável, mas para quem trabalha diariamente com a solda, sente uma diferença enorme ao utilizar um protetor auditivo.

O modelo tipo plug, também chamado de protetor auricular de inserção, é o mais recomendado para os trabalhadores que precisam de EPI’s continuamente.

Escudos para Face

Clássicos, os escudos para face também são acessórios obrigatórios. Eles protegem, principalmente, os olhos do profissional durante os impactos que ocorrem na soldagem. Para melhor adaptação e conforto, eles possuem um pequeno visor retangular para que o soldador consiga visualizar a ação que está fazendo.

A importância de prezar pela qualidade do EPI para o soldador

Devido aos riscos que o soldador se expõe durante as atividades de soldagem, é fundamental utilizar EPI ‘s de qualidade extrema, que correspondem às normas de certificações para solda. A NR-6 dispõe que tais equipamentos são obrigatórios, a fim de evitar acidentes de trabalho.

Devido às rigorosas disposições, encontrar equipamentos adequados para atender os riscos dos processos de soldagem pode ser um grande desafio. Deste modo, é preciso encontrar revendedores que garantem equipamentos de segurança adequados.

Por hoje é só! Espero que você tenha gostado de saber um pouquinho sobre os EPI ‘s para soldador. Confira também o nosso conteúdo sobre as principais ferramentas para soldagem, um checklist completo de tudo que você precisa para colocar a mão na massa.

Siga a Casa do Soldados nas redes sociais e fique por dentro das próximas atualizações!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade