Como instalar chuveiro: 5 passos fáceis para acertar!

Como instalar chuveiro: 5 passos fáceis para acertar!

Todo mundo, em algum momento da vida, já deve ter precisado instalar chuveiro elétrico, não é mesmo? Por mais que pareça uma tarefa simples, é preciso tomar alguns cuidados para garantir o funcionamento do equipamento, principalmente para garantir a segurança de quem for instalá-lo.

Então, se você precisa colocar a mão na massa em um momento de emergência e não sabe como, chegou ao lugar certo! Confira o nosso guia completo de como fazer instalação de chuveiro de maneira simples e eficaz. Acompanhe na sequência!

Afinal, como escolher o chuveiro certo?

A primeira orientação para instalar o seu chuveiro é escolher o modelo que você deseja para o seu ambiente. No mercado existe uma infinidade de alternativas disponíveis, desde os mais comuns – elétricos – aos metálicos com aquecimento a gás ou solar. Porém, hoje vamos falar exclusivamente da instalação do bom e velho chuveiro elétrico, que você encontra em diversas opções de preço e funções.

Todos nós sabemos que não existe nada mais relaxante que um banho quentinho, então, na hora de escolher o melhor modelo leve em consideração comodidade e bem-estar. Afinal, nada mais agradável que um banho com uma ducha que oferece um jato de água e controle de temperatura adequado.

No entanto, se tratando de informações técnicas, além do valor e qualidade do produto, é importante observar se o chuveiro é compatível com a voltagem da instalação elétrica da sua residência.

Mas não é só observar o tipo de voltagem do seu chuveiro, existem alguns detalhes que vale a pena levar ter atenção na hora de investir. Confira:

  • Potência: chuveiro com menos potência são mais acessível, porém, esquentam menos e podem queimar com mais facilidade;
  • Economia: consumo de energia elétrica que reflete diretamente no valor da “conta de luz” ao final do mês;
  • Pressão da água: Se o imóvel não tem boa pressão, é aconselhável um chuveiro pressurizado.

Quais as ferramentas necessárias para instalar um chuveiro?

Para instalar o chuveiro elétrico é necessário reservar algumas ferramentas manuais. Mas não se preocupe, são itens simples que provavelmente você já deve ter em casa! De modo geral, será preciso estar ao seu lado na hora da instalação:

  • Chave de fenda;
  • Chave de teste;
  • Escada;
  • Fita veda rosca;
  • Fita isolante;
  • Alicate.

Confira o passo a passo de como instalar chuveiro elétrico

Imagina chegar em casa depois de um dia exaustivo e ver que o chuveiro não está funcionando? Esse impasse de precisar substituir o chuveiro, geralmente, nos pega desprevenido. Por isso, aprender o passo a passo de como instalar chuveiro pode te salvar – e muito! – nos momentos de emergência.

A instalação de chuveiro é um trabalho doméstico simples de ser realizado. Basta saber distinguir os fios e quais objetos são essenciais para a instalação. Entretanto, se você não possui prática, é interessante chamar um profissional e reduzir os riscos. Pronto para aprender? Continue a leitura!

1 – Desligue a corrente elétrica do local

Antes de dar início a instalação, desligue a eletricidade e a água do banheiro. Feito isso, ligue o registro do chuveiro e deixe escorrer toda água acumulada no encanamento.

Com a chave teste ou detector de tensão, verifique se realmente a energia elétrica foi desligada, assim você não corre o risco de sofre um choque. Uma dica adicional de segurança é avisar todos os moradores para não mexer no circuito do chuveiro elétrico.

2 – Inicie a instalação do chuveiro elétrico

Uma observação importante é verificar qual a tensão da sua rede antes de comprar o chuveiro – 127V ou 220V. É importante destacar que, instalar um equipamento incompatível com a voltagem, pode causar mal funcionamento ou queimá-lo, gerando um prejuízo que poderia ter sido evitado.

Antes de instalar na parede, é recomendado passar fita veda rosca no cano do braço do chuveiro. A orientação é aplicar, aproximadamente, de 5 a 8 voltas, sempre no sentido horário.

3 – Fixe o chuveiro na parede

A conexão do chuveiro na parede é bem simples. Antes de fixar, limpe bem a rosca na parede e também passe fita veda rosca no sentido horário – de 5 a 8 voltas. A fita é fundamental para evitar vazamento, por isso, não esqueça! Feito isso, rosqueie o braço do chuveiro na parede até ficar bem firme, mas sem forçar muito para não quebrar.

4 – Conexão elétrica

Nessa etapa, é necessário entender – pelo menos o básico – sobre instalação elétrica. A conexão dos fios de alimentação do chuveiro à rede é simples: basta instalar cada fio conforme a sua cor. Para facilitar, é indicado o uso de conectores para 3 fios e parafusar cada um no seu devido lugar. Entenda como:

  • Primeiro parafuso: cabo do chuveiro;
  • Parafuso central: fio de aterramento;
  • Terceiro parafuso: outro fio do chuveiro.

Geralmente, o cabo de aterramento é verde ou amarelo, o fio neutro do chuveiro é azul-claro e o fase é marrom, preto ou vermelho. Não se esqueça de isolar os fios com fita isolante, viu?

5 – Teste o chuveiro

Muita gente não sabe, mas antes de testar o chuveiro é indispensável deixar a água passar por todo sistema por alguns segundos. Esse procedimento é importante para não danificar o equipamento. Feito isso, você já pode ligar a energia e aproveitar aquele merecido banho quentinho.

Viu só como instalar um chuveiro pode ser uma tarefa simples? Não existe nenhum mistério, mas por se tratar de uma tarefa que envolve eletricidade, é importante saber o que está fazendo e tomar bastante cuidado. Lembre-se: se não estiver apto para realizar a troca de chuveiro e sua instalação, chame um especialista em manutenção elétrica.

Agora que você já aprendeu como fazer a instalação de um chuveiro elétrico, que tal descobrir como instalar uma tomada? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de várias dicas interessantes que vão facilitar o seu dia a dia. Aproveite e compartilhe esse conteúdo e espalhe informações seguras e efetivas.

Obrigada e até o próximo post!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade