Como instalar uma tomada de forma prática e segura!

Como instalar uma tomada de forma prática e segura!

Instalar uma tomada corretamente não exige apenas ferramentas manuais adequadas, mas também alguns cuidados simples que irão garantir eficiência no processo e evitar que retrabalhos sejam necessários. Mesmo sendo uma instalação simples, não queremos perder muito tempo de nosso dia nisso, certo?

Fique tranquilo(a) que a Casa do Soldador preparou um guia completo e sem aqueles termos difíceis para te ajudar a instalar sua tomada. Também vamos dar dicas para realizar a instalação de interruptores no seu lar, continue lendo e confira tudo!

Pessoa instalando fiação de uma tomada com chave de fenda

O que preciso para instalar uma tomada?

Antes de colocarmos a mão na massa, é preciso ter certeza de que tudo que você vai precisar está por perto. Dessa forma, evitamos paradas no meio do processo, o que garante mais segurança para todos os moradores e promove uma instalação segura e eficaz.

Quem possui um kit com as principais ferramentas para eletricista já vai estar bem servido na hora de colocar uma tomada na parede. Se esse não for o seu caso, procure uma chave de fenda e um alicate para realizar o serviço. Lembre-se que o alicate precisa oferecer tanto a capacidade de enrolar quanto de desencapar o fio.

Materiais necessários para realizar a instalação de uma tomada em cima da mesa

O conjunto adequado de tomadas e acessórios também é indispensável e deve ser escolhido de acordo com o resultado que você deseja no ambiente, voltagem e com as medidas do local de instalação. Se você for mais experiente e analisou que os fios precisam ser trocados, procure sempre opções que seguem o padrão brasileiro de regulamentação.

Tudo pronto? Então vamos ao passo a passo!

1- Comece desligando a energia, sempre!

Desligue a chave geral e certifique-se de que a energia não está mais chegando. Se tiver um amperímetro em posse, não hesite em usá-lo para ter certeza de que não existe voltagem na tomada. Outros cuidados importantes e que irão garantir sua segurança estão elencados logo abaixo, veja:

Chave de energia de uma residência

  • Não realize o serviço com pressa, separe um tempo para isso;
  • Utilize botas de borracha e, se possível, luvas do mesmo material;
  • Não faça a instalação em dias chuvosos, mesmo tendo certeza de que a energia está desligada;
  • Utilize sempre ferramentas com cabo em borracha;
  • Não permita que crianças e pets fiquem por perto no momento da instalação.

2- Retire a tomada antiga

Agora que os disjuntores já estão desligados e você tem tudo que precisa para a instalação da tomada. Remova a aparelhagem antiga do local utilizando a chave de fenda e deixe o local limpo, pronto para receber os novos equipamentos. De acordo com o padrão brasileiro, você deve encontrar o fio terra (verde), o fio neutro (azul) e o fio de fase (preto ou vermelho) no local da tomada.

A dica da Casa do Soldador para garantir a segurança nesse processo é nunca segurar dois fios ao mesmo. Assim, você tem a certeza de não fechar o circuito com seu corpo. Isso também vale para a instalação de chuveiros em sua casa. Utilize o alicate para renovar um pouco das pontas dos fios e ter certeza de que pelo menos 4 ou 5 mm estão desencapados.

Pessoa retirando uma tomada com aparência antiga

3- Realize a conexão dos fios com atenção

Agora é o momento em que você efetivamente irá instalar a tomada na parede. Observe que no aparelho novo existem 3 pontos para que os fios sejam fixados. O fio terra deve ir no meio, os outros ficam a seu critério – cada um de um lado. Utilize sua chave para parafusar cada um em seu devido lugar e sua instalação já estará quase pronta!

Pessoa realizando a ligação de fios em uma tomada

4- Certifique-se de que tudo foi feito corretamente

Após concluir o passo anterior, realize o encaixe da tomada no local e depois finalize com os parafusos. Não precisa apertar até o extremo, só o suficiente para que a tomada esteja bem fixada. Com a instalação efetivamente completa, só precisamos ter certeza de que tudo foi conectado corretamente.

Ligue novamente a energia e utilize o amperímetro para visualizar se a corrente elétrica está presente na tomada. Essa instalação não é tão complexa quanto muitos pensam, só é preciso se atentar para os detalhes certos que irão garantir sua segurança também evitar que todos esses passos precisam ser seguidos novamente.

Pessoa apertando os parafusos de uma tomada corretamente com uma chave de fenda

Como instalar um interruptor?

Se você precisa instalar um interruptor, saiba que o processo é basicamente o mesmo da tomada. A diferença é que nesse primeiro vemos apenas dois fios: o vermelho (fase) e um que pode ser preto ou branco (retorno). O local de encaixe dos fios também não possui especificações, apenas que um vai no lugar em que outro não. Jamais parafuse os dois no mesmo lugar.

Pessoa instalando um interruptor em uma tomada na parede

A parte elétrica da casa é indispensável em todos os sentidos, seja para o lazer, trabalho, estudo ou atividades domésticas. Por isso mesmo tudo deve ser feito com eficiência e cuidado, nada de pressa quando estiver mexendo com energia. Entender as diferenças na voltagem 110 e 220 é um conhecimento muito útil nesses momentos.

Veja nosso conteúdo sobre o assunto, aqui mesmo no blog da Casa do Soldador, e facilite ainda mais outros procedimentos futuros. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas e espalhar informações seguras e efetivas. Por aqui estamos sempre trazendo conteúdos relevantes como esse, continue acompanhando e fique por dentro de tudo.

Obrigado e até o próximo post!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade