Maçarico Portátil: Guia de uso + 5 modelos para investir!

Maçarico Portátil: Guia de uso + 5 modelos para investir!

Entre os principais equipamentos de soldagem está o maçarico portátil. O equipamento utilizado para aquecer metais, é indicado para serviços de vários segmentos. Entre as diversas vantagens do maçarico de solda, está a possibilidade de produzir diferentes tipos de misturas, garantindo uma fusão totalmente segura e correta.

Esse equipamento, indispensável no segmento, necessita de conhecimento para manuseio. Pensando nisso, hoje preparamos um guia de uso que vai garantir qualidade e segurança em seus serviços. Inclusive, vamos apresentar os melhores modelos para investir. Acompanhe a leitura!

Maçarico portátil, o melhor negócio para você!

Prático e econômico, o maçarico de solda é a melhor opção para um trabalho ser realizado com muita qualidade. No mercado você encontra grande variedade de maçaricos – equipamentos indispensáveis no dia a dia de um profissional de soldagem.

Se você deseja facilitar a sua rotina e encontrar a ferramenta que atenda às suas necessidades, confira abaixo alguns modelos que a Casa do Soldador separou para você. Veja:

1 – Maçarico gás butano

O maçarico de solda com gás butano é recomendado para soldagem de juntas, descolamento de pintura, escurecimento, na culinária e artesanato. Além do design ergonômico, o equipamento portátil conta com acendedor automático, controle de chamas e botão de acendimento automático. Um modelo portátil utilizado em diversas situações profissionais.

O manuseio é bem fácil, basta acoplar a carga de gás na base e ele já está pronto para ser usado. A carga de gás pode render até quatro horas com chama acesa direto. Inclusive, o refil de engate vertical com válvula garante maior segurança durante o uso, pois não corre o risco de vazamentos.

2 – Maçarico com gás MAP/Propeno

O maçarico MAPP traz diferenciais que agradam os profissionais do segmento. O modelo proporciona excelente praticidade ao usuário e uma solda de qualidade, uma vez que a ferramenta vai diretamente no cilindro de gás EOS, além de possuir bico com giro de 360 graus.

O equipamento fornece um ultra redemoinho – temperatura alta – gerando um superaquecimento de imediato, ideal para soldagem e brasagem. Para maior segurança do usuário, o maçarico acompanha botão de ajuste de combustível que controla a saída de calor, uma das suas principais virtudes.

Por outro lado, a ferramenta apresenta trava de interruptor que, quando acionada, permanece com chama contínua. Confeccionado em alumínio, o maçarico possui máxima durabilidade, trava de segurança contra acidentes e acendimento automático.

3 – Maçarico de solda latão

Para trabalho de soldagem, brasagem ou aquecimento em geral de curta duração, o maçarico para solda de latão é o mais indicado. Fabricado em latão forjado de alta resistência e punho em alumínio extrusado, o equipamento não é tão simples quanto parece.

Para um trabalho de qualidade, é fundamental utilizar as varetas de edição corretas. A ferramenta atende todas as normas exigidas pela EN5171, NR18 e CGA E1, é um modelo que vale a pena investir.

4 – Maçarico calheiro machadinha

O maçarico para calheiro é um equipamento projetado para pequenas atividades, podendo ser utilizado em botijão GLP de 2 e 13 kg. Muito usado para soldar estanho, o equipamento conta com cabo ergonômico em madeira, que promove maior apoio e segurança.

Chegando até 1.200°C de temperatura, o maçarico calheiro garante melhor acabamento dos trabalhos. Confeccionado em latão, aço e cobre, o modelo é o mais recomendado para quem procura uma ferramenta básica, porém de alta durabilidade.

5 – Maçarico elétrico de solda plástica

A ferramenta é indicada para solda em plástico, mais precisamente em PP, PE e PVC, um acessório extremamente útil em diversos segmentos – principalmente no setor automobilístico. Com funcionamento à base de um compressor de ar, o equipamento possui comando por ar comprimido, garantindo maior segurança na execução dos trabalhos.

Afinal, como usar o maçarico portátil?

Diferente do que muitos dizem por aí, manusear o maçarico portátil é muito simples, tudo que você precisa é acoplar o cilindro de gás no engate e rosquear. Feito isso, a ferramenta está pronta para ser utilizada.

Mas não se esqueça, por mais simples que pareça, o maçarico nunca deve ser utilizado sem os EPI’s de soldagem específicos. Avental, luvas e máscara são super importantes para proteger de qualquer eventual acidente. Quando estiver vestido com todos os equipamentos de proteção, é horas de colar o seu maçarico para funcionar.

Existem versões de maçarico portátil que possuem apenas um botão, que servem para ejetar o gás. Os modelos mais convencionais, por exemplo, não apresentam acendedor automático. Por outro lado, os maçaricos mais modernos, além do acendedor, contam com regulador de intensidade de chama. Tudo vai depender da sua necessidade e das suas expectativas em relação à ferramenta.

Para que serve o maçarico portátil?

Tanto para trabalhos residenciais, como em indústrias, o maçarico portátil é uma ferramenta indispensável. Quando o assunto é serviços rápidos, o equipamento entra em cena, devido ao regulador de intensidade que proporciona flexibilidade para o usuário. De modo geral, o maçarico portátil é utilizado para:

  • Abrasar metais;
  • Realizar pequenos serviços de solda;
  • Consertar amassados;
  • Remover tinta velha;
  • Realizar recortes.

Mas não pense que o item é voltado apenas às tarefas de soldagem. O equipamento também é muito utilizado na cozinha, com o foco principal de dourar e flambar alguns alimentos. Atenção: existem equipamentos próprios para essa forma de uso, uma vez que é necessário higienização na hora do preparo e manuseio das refeições.

Critérios para levar em consideração ao comprar um maçarico

Antes de adquirir o maçarico ideal, é importante levar em consideração alguns critérios. Primeiramente, é preciso pensar no modelo para atender às suas necessidades. Sendo assim, confira nosso checklist com os principais fatores que você precisa analisar:

  • Peças adicionais;
  • Abertura do cilindro;
  • Temperatura;
  • Design e ergonomia.

Acesse o post sobre os tipos de solda mais utilizados no mercado e veja qual se adapta às suas necessidades. Assim você garante uma escolha ainda mais assertiva do maçarico portátil.

Gostou do conteúdo? Esperamos que com esse guia você consiga agilizar a sua escolha do maçarico portátil para você e o seu negócio e saia usufruindo com ainda mais confiança. Continue acompanhando o nosso blog e receba diversas dicas relevantes sobre equipamentos e utilidades.

Até o próximo!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade