Tomar um banho quente e relaxante é sempre uma maneira de se tranquilizar, não é mesmo? Porém, o chuveiro elétrico é um dos principais motivos de oscilações na conta de luz e de água em residências. Isso acontece tanto nos modelos convencionais quanto nos mais modernos.
O seu gasto varia conforme alguns fatores, como a mudança de estação que faz as pessoas mudarem a temperatura do chuveiro. Assim, entender o cálculo e como funciona o gasto elétrico desse item é fundamental para prever as contas no final do mês.
Para te ajudar a entender como o chuveiro elétrico influencia na conta de luz e suas mudanças de valores, separei um conteúdo completo para você aprender tudo sobre esse item. Continue a leitura e confira!
Como fazer o cálculo de gasto do chuveiro elétrico?
O chuveiro elétrico, como dito anteriormente, é um dos principais fatores de gasto elétrico de uma residência. Dessa maneira, entender como é feito o cálculo de seu gasto é fundamental para manter um controle. A fórmula consiste em consumo/1000 x tempo = total de kWh.
O consumo é medido pela potência em watt e o tempo pelo número de horas. Com essa fórmula, você consegue encontrar o gasto diário. Esse valor multiplicado pelo número de dias do mês resulta no gasto mensal.
Exemplo: um chuveiro de 6.000 W for utilizado por 2 horas, seu consumo diário ficaria em torno de 12 kWh. O cálculo seria 6.000 W / 1000 x 2 = 12 kWh.
Por que o chuveiro elétrico gasta energia?
O chuveiro elétrico gasta sua energia aquecendo a água durante os banhos. Com o uso da resistência elétrica, ele transforma a energia elétrica em calor transferido para a água. Este processo é diferente conforme a temperatura do ambiente, uma vez que quanto mais fria a água, maior a energia que demandará para o aquecimento.
Além disso, nos dias amenos, é comum aumentar a potência do chuveiro para aquecer mais a água. Dessa maneira, o modo “inverno” ou modo “quente” do chuveiro gasta 30% mais de energia. Por esses motivos, há oscilação nos valores dos kWh.
Dicas para economizar energia usando o chuveiro elétrico
Agora que você entendeu como funciona o gasto energético do chuveiro elétrico, é possível aplicar dicas funcionais para economizar durante o banho. Para te ajudar nisso, separei algumas das principais maneiras de economizar energia usando o chuveiro elétrico. Confira:
- Coloque a temperatura do chuveiro em temperaturas mornas ou frias;
- Reduza o tempo de banho para evitar desperdícios de energia e água;
- Lave o cabelo com o chuveiro desligado e ligue-o para enxaguar.
Comparativo: chuveiro elétrico vs aquecedor a gás
Quando se fala sobre economia no uso do chuveiro elétrico, é comum lembrar do sistema de aquecimento a gás. No entanto, será que essa alternativa é mais viável? Para você descobrir, separei um conteúdo completo sobre as diferenças e as vantagens de cada sistema. Confira!
Como funciona o aquecedor a gás?
Antes de falar sobre as diferenças de cada um, compreender como é feito o aquecimento da água com o gás permite a melhor compreensão das vantagens e desvantagens desse sistema.
O seu processo consiste no uso de gás natural ou GLP (gás liquefeito de petróleo) que passa por um sistema de queima de gás, transferindo calor para a água. Dessa maneira, o consumo é menor em termos de kWh e tem a medida baseada em metros cúbicos (m³) ou quilogramas (kg) de gás.
Vale lembrar que o gasto deste equipamento é o gás, ou seja, há a economia de kWh, mas tem o adicional do gasto do gás.
Aquecedor a gás: vantagens e desvantagens
Em comparação ao chuveiro elétrico, esse sistema de aquecimento tem maior eficiência e o seu valor de operação pode ser menor, principalmente nos lugares onde o gás é mais barato. Outra vantagem é a sua capacidade de aquecer a água de maneira rápida e equilibrada, garantindo muito conforto. O impacto ambiental também é baixo, uma vez que o gás natural é uma fonte de energia limpa.
No entanto, a desvantagem está na instalação deste chuveiro a gás, que é mais cara. Além de ter uma tubulação/encanamento que precisa de adaptações na estrutura da casa. Vale lembrar que, após essa instalação, é fundamental manter as manutenções especializadas para garantir a segurança.
Chuveiro elétrico: vantagens e desvantagens
Já o chuveiro elétrico tem suas vantagens, principalmente em questão da sua instalação e seu custo. Com um sistema simples, ele consegue ser adicionado em sua residência com praticidade e baixo custo. Além disso, a manutenção é rápida e fácil de se encontrar, podendo ser feita a troca sem grandes dificuldades. O ajuste de temperatura também é mais simples e fácil para agradar todos os membros da família.
Em contrapartida, as desvantagens desse sistema estão no gasto de energia elétrica, impacto ambiental por conta das fontes não renováveis de energia elétrica e a menor eficiência em dias frios.
Agora que você sabe um pouco mais desses dois sistemas, considere qual se encaixa nas suas necessidades. Na Casa do Soldador, você encontra uma série de conteúdos completos para te ajudar a descobrir como instalar chuveiros elétricos, prateleiras e outros itens fundamentais para o seu conforto. Confira!