O Encanamento de banheiro é um sistema que permite o transporte, armazenamento e captação de água para ser utilizada no cômodo. Além disso, ele faz a devida destinação do esgoto produzido, deixando o ambiente de toda casa longe de maus odores e contaminações.
Para construir um encanamento novo para o banheiro você vai precisar de peças e componentes, além de seguir algumas regras e orientações de instalação dessa importante rede hidráulica. Mas fique tranquilo, neste conteúdo, vou te passar os pontos mais importantes para sua instalação não ter erro.
O que é o encanamento do banheiro?
O encanamento do banheiro é um sistema hidráulico que visa o abastecimento e distribuição de água do cômodo, como também permitindo o correto descarte do esgoto.
Dessa maneira, quando bem executado o projeto de encanamento do banheiro garante a boa utilização das peças e equipamentos sanitários e hidráulicos. Além disso, evita o desperdício, a má utilização e a contaminação da água.
Um dado importante é que se você não tiver experiência com a instalação do projeto hidráulico, prefira contratar um marido de aluguel ou um profissional com bons conhecimentos nessa área.
O que é preciso para fazer o encanamento do banheiro?
A instalação hidráulica do banheiro e um sistema composto por alguns elementos, entre eles:
- Caixa d’água;
- Caixa sifonada;
- Registro e tubulação;
- Tubos de esgoto;
- Ralos de banheiro;
- Planta hidráulica;
- Torneiras;
- Pias de banheiro;
- Chuveiros, duchas e mais.
Como fazer o encanamento do banheiro?
Para realizar o encanamento do banheiro, é preciso se atentar a alguns dados importantes. Confira agora alguns elementos que devem ser vistos com cuidado por quem vai executar a obra.
Projeto hidráulico
O projeto hidráulico é um dos pontos mais importantes quando se pensa em fazer um encanamento para o banheiro. Ele indica a posição de cada elemento e componente do sistema, como posição dos canos, dimensionamento deles e apresenta outras informações.
Inserir uma imagem de um projeto hidráulico de banheiro
Registro e tubulação
Nessa etapa, é o momento de realizar a conexão entre a caixa d’água à tubulação do banheiro. Para isso, é necessário conectar um registro em cada uma das saídas das tubulações.
Existem dois tipos de registros importantes para o sistema hidráulico do banheiro:
Registro de gaveta: é capaz de interromper totalmente o fluxo de água na rede, funcionando em modo aberto ou fechado. A instalação dele, em geral, é feito na altura de até 1,90 do chão
Registro de pressão: é o registro utilizado toda a vez que você vai tomar banho, ou seja, aquele usado para abrir e fechar o chuveiro.
Seu chuveiro novo não esquenta? Confira dicas que preparei para você resolver o problema aqui, no Blog da Casa do Soldador.
Dimensão da tubulação
A dimensão de cada saída varia conforme a vazão de água necessária e o tipo de equipamento. Por exemplo, para vasos sanitários com caixa de descarga, a tubulação indicada é de 3/4 polegadas. Já para aqueles com válvula de pressão, prefira o tubo de 1.1/2.
No restante do banheiro, a dimensão da tubulação pode ser de 3/4. Caso prefira, alguns componentes, como pia e lavatório, podem ter a tubulação reduzida para 1/2.
Inserir os canos seguindo o projeto
Como dito anteriormente, o projeto indica a localização dos canos na parede e no chão, apontando também a localização de registros e outros elementos do sistema. Com isso, faça a marcação onde cada um deve ficar.
Um dos primeiros elementos a ser instalados é a caixa sifonada, que é basicamente onde ficam os ralos. Entretanto, essa não é uma regra. A função da caixa sifonada é evitar que o ambiente fique contaminado por maus odores, podendo contaminar o ar de todo o local.
Para conectar os canos, é importante utilizar uma cola e um anel de vedação. Esses produtos fazem com que a conexão seja mantida, mesmo que com a pressão exercida pela água ou esgoto, ou movimentações do solo.
Regras de instalação de altura, em relação ao chão
A altura dos componentes do projeto hidráulico de qualquer banheiro precisa seguir algumas regras de instalação. Confira algumas delas:
- Vaso sanitário – 30 cm;
- Banheira – 50 cm;
- Lavatório – 60 cm;
- Bidê – 15 cm;
- Chuveiro -210 a 239 cm;
- Descarga comum – 120 cm.
O ponto de água da caixa acoplada, a altura deve ser somada ainda a 20 cm.
Qual o melhor tipo de cano para o esgoto?
Os melhores tipos de cano para o encanamento do banheiro é o cano de PVC. As principais vantagens do uso de canos de PVC no sistema hidráulico são: fácil manuseio, boa resistência do material, além do comprimento longo descartando a necessidade de emendas, facilitando a instalação.
A medida do cano de PVC mais indicada para realizar a obra é o de 100mm, que conforme as normas técnicas é o que apresenta melhor escoamento para o vaso sanitário. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é necessário se informar sobre as melhores formas e recomendações para realizar o encanamento.
Depois, basta agora descobrir como instalar chuveiros, tomadas, box e outros elementos. Espero que essas dicas sejam muito úteis para você.
Te vejo no próximo artigo.
Até!