Carpinteiro é uma das profissões mais antigas do mundo. Eternizado na história e no simbolismo humano por Jesus Cristo, a ocupação é uma das mais tradicionais em toda a história.
Esse ofício está ligado ao ramo da construção civil, e há quem imagine que com o tempo a carpintaria teve sua importância diminuída e parou de ser requisitada em edificações. Mas, será essa a situação? Um fato incontestável é que muito da carpintaria hoje é absorvida pela engenharia civil, por uma questão de praticidade.
Ainda assim existem aqueles que seguem a carpintaria exclusivamente, se limitando apenas a esse aspecto da construção civil. É deles que falarei em nosso artigo! Então, confira o nosso guia sobre essa área, tudo sobre a profissão e quais são suas principais atribuições e atividades.
Guia do que faz um carpinteiro. Tire suas dúvidas!
A carpintaria é um ofício que trabalha com estruturas, peças e edificações feitas de madeira. Talvez o setor onde o carpinteiro é mais conhecido e necessário seja a construção civil, onde levanta alicerces de madeira para móveis, produz utensílios que serão utilizados na construção e até a mobília da casa após pronta.
Usamos no Brasil o sistema de construção de imóveis chamado de alvenaria, a construção baseada em cimento, blocos de concreto e tijolos. Já em outros países, como nos Estados Unidos, o sistema utilizado é o de Wood Frame, que nada mais é do que a pura carpintaria.
Mesmo aqui, onde as casas são feitas de alvenaria, a área ainda é relevante para levantar o teto e para a edificação da laje e do forro.
E claro, estou apenas citando a parte da edificação da carpintaria, não contando outros setores do ofício, como a criação de outras peças para a construção civil e móveis.
Nesses setores a carpintaria também tem uma enorme presença no mercado brasileiro, produzindo peças, utensílios e até mesmo móveis — mesmo que este último item não seja o foco da profissão.
Veja também: O que é Tupia? Conheça os Tipos e Funções!
Quanto ganha um carpinteiro?
Carpinteiros no Brasil começam sua atividade ganhando cerca de R $1.561,00. Profissionais da área mais experientes podem chegar a ganhar R $2.088,00, mas a média de ganho mensal da profissão fica em aproximadamente R $1.830,00.
Assim como a profissão de serralheiro, o carpinteiro pode agregar outras funções nos serviços que oferece. E é claro que isso altera o quanto ele pode ganhar por mês.
Qual é a função de um carpinteiro?
Falamos em linhas gerais sobre a profissão da carpintaria. Mas quais seriam de fato as funções que esses profissionais executam?
A principal função deles é manipular a madeira, a qual é a matéria-prima da profissão, e transformá-la em artigos diversos. Sejam itens que serão utilizados em construção ou até a estrutura desta construção.
Não é por acaso que ela foi um ofício absorvido de maneira natural pela engenharia civil e, mesmo o curso não sendo orientado para esta atividade, ainda assim a compreende de maneira suficiente.
Itens da construção civil
Como comentei, uma das funções é a criação de itens de construção civil. Esta é, talvez, a atividade mais essencial dos carpinteiros, e entre os itens da construção civil que a profissão cria estão:
- Tábuas;
- Andaimes;
- Casas;
- Paredes;
- Janelas;
- Portas;
- Rodapés;
- Telhados;
- Forros.
Os itens criados são essenciais para a nossa sociedade e para a construção em geral. E é papel do profissional de carpintaria não apenas criá-los, mas ir diretamente até a construção e instalar as peças.
Certos itens de nossa lista também exigem do profissional um conhecimento além de sua capacidade de lidar com a madeira, como instalar dobradiças e instalar essas peças na alvenaria.
Isso mostra o quão extensos devem ser os conhecimentos dos profissionais e como eles precisam dominar elementos diferentes da construção civil.
E falando nisso, você conhece os diferentes tipos de lixadeira? Escrevi um conteúdo sobre que está bem completo, vale a pena conferir e se aprofundar no uso dessa ferramenta muito presente na carpintaria.
Quais são os serviços de carpintaria?
Caso ainda não tenha ficado claro a importância da profissão em nossa sociedade, conheça quais são os serviços do setor que mais impactam nosso dia a dia, confira:
Reparos
Ninguém melhor que um profissional de carpintaria para reparar os utensílios, itens e equipamentos que eles mesmos criam. O reparo é uma atividade essencial dos carpinteiros, um dos serviços mais realizados por esses profissionais.
O serviço envolve reparo em móveis, materiais instalados em imóveis como janelas, portas, armários. Também reparos em casas inteiras, em edificações feitas de madeira ou até mesmo em uma reforma que mude a estrutura da casa, por exemplo, o teto que costuma ser de madeira.
E, embora todo dono de imóvel deva optar sempre por madeiras de qualidade e produtos duráveis, ainda é comum que haja deterioração da madeira em alguns casos. Portanto, a necessidade de reparos é quase incontornável.
Móveis
Os móveis não são de fato a maior atividade deles, mas ainda assim esses profissionais são eficientes em produzir móveis de qualidade como armários, cadeiras, bancos, mesas, entre outros objetos.
Esses objetos são produzidos por carpinteiros quase de maneira industrial, básica, mas prática e muito útil para o uso comum. Assim, observa-se que eles são tão fundamentais tanto na edificação das casas quanto na sua mobília.
Veja também: Qual a melhor lixadeira para madeira? Saiba como escolher com a Casa do Soldador!
Que habilidades um carpinteiro precisa ter?
Ele necessita de um conjunto de atividades, assim como boa parte dos outros profissionais. Entre as habilidades intrínsecas à profissão estão:
- Conhecimento profundo sobre o manejo e manufatura da madeira;
- Conhecimento geral, mas eficiente sobre outros setores da construção civil;
- Uma ótima noção de espaço;
- Força braçal;
- Conhecimento profundo sobre geometria;
- Ótima comunicação para trabalhar em equipe com outros profissionais.
Com essas habilidades, qualquer profissional da carpintaria terá sucesso em sua jornada profissional!
Em quais ramos um carpinteiro pode trabalhar?
Já ficou muito claro que os carpinteiros atuam principalmente na construção civil. E para trabalhar neste setor o profissional pode trabalhar tanto como contratado por uma empreiteira quanto autônomo.
Há também diferentes ramos onde o profissional pode atuar. Todos eles são dimensões específicas do ofício que segmentam a profissão. Entre as principais são:
- Carpintaria de manutenção;
- Carpintaria de estúdio;
- Carpintaria naval;
- Montador de andaimes;
- Carpintaria de cenários;
- Carpintaria de obras;
- Carpintaria para marcenaria;
- Auxiliar de carpintaria.
Essas classes diferentes da carpintaria mostram como a profissão é muito mais diversificada do que parece à primeira vista.
Qual é a diferença entre marceneiro e carpinteiro?
Carpintaria e marcenaria são duas profissões quase que irmãs. Ambas trabalham com madeira com alguns serviços bem parecidos, como a construção de objetos de madeira.
Mas é pela sua semelhança com a marcenaria que conseguimos identificar quais as diferenças entre as duas profissões.
Enquanto a marcenaria é focada em criar objetos e móveis de madeira com um valor artístico mais pessoal, algo mais trabalhado individualmente, a carpintaria está focada em criar peças mais práticas e de modo industrial.
Ou seja, a marcenaria cria — ou pelo menos tende a criar — cada móvel de um modo personalizado. Já a carpintaria é focada em produzir móveis de maneira quase industrial, todos iguais, mas eficientes para a vida prática.
A marcenaria também não produz utensílios de construção civil como tábuas e andaimes, esse trabalho é exclusivo dos carpinteiros. Quer saber quais são as ferramentas de marcenaria? Também já falei sobre isso aqui no blog!
Qual formação um carpinteiro precisa ter?
Para um profissional ser um carpinteiro completo, ele deve ter pelo menos 18 anos e se formar em algum tipo de curso técnico ou profissionalizante.
Claro, há também formações específicas para os ramos da carpintaria que mencionamos. Carpinteiros que trabalham e se especializaram na construção civil não podem trabalhar, por exemplo, na carpintaria naval sem antes aprender os critérios e fundamentos deste ofício.
Assim, vimos ao longo de nosso artigo tudo o que envolve a carpintaria e essa profissão antiga e necessária para a humanidade. Um tipo de ofício que existe há milênios e ainda segue relevante atualmente.
Gostou do conteúdo? Por aqui você ainda confere muitas outras informações úteis, como um guia de como usar a parafusadeira da melhor forma.
Te espero lá!