Como amolar alicate de unha, de cutícula e outros!

Saber como amolar alicate de unha é algo essencial, principalmente para quem trabalha com essa ferramenta diariamente ou a utiliza com frequência. Isso porque, assim como em qualquer instrumental de corte, a afiação do alicate é considerada a responsável pelo bom desempenho do equipamento. Ou seja, quanto mais afiado, melhor será o uso do utensílio no corte de unhas, cutículas e no acabamento.

Após um determinado tempo de uso, a afiação se perde. Quando isso acontece, é necessário empregar algumas técnicas para amolar o alicate de cutícula. 

Felizmente, elas são fáceis de realizar em casa e não dependem de equipamentos complexos. É possível amolar o alicate de unha com a utilização de uma palha de aço, papel alumínio, uma lima ou até mesmo um simples pote de vidro. 

Neste conteúdo, vou te mostrar 8 técnicas ideais para manter a afiação do alicate em dia. Confira!

1. Lixa de Unha

Uma das formas mais fáceis para amolar o alicate de unha é com a utilização de uma lixa de unha, utensílio também usado no acabamento das mesmas. Para essa técnica, basta:

  1. Colocar a lixa de unha em uma das lâminas do alicate;
  2. Fazer movimentos para frente e para trás repetidas vezes;
  3. Repetir o mesmo processo na segunda lâmina;
  4. Caso haja necessidade, realizar novamente a mesma ação nas duas lâminas do alicate de unha.

Após realizar essa técnica, você vai ter um alicate com lâminas mais afiadas e um melhor desempenho. Para realizar essa afiação, pode-se utilizar qualquer tipo de lixa seja, descartável ou de metal. 

Caso tenha em sua casa, é possível usar lixas destinadas a outras finalidades, como a de parede, aplicadas em reformas e construções. Para conseguir a afiação perfeita, basta colocá-la entre os dois lados e realizar o mesmo procedimento com o alicate pressionado.

Conheça equipamentos de proteção e segurança para realizar manutenção e outras atividades em casa.

2. Palha de Aço

Outra boa ideia de como amolar alicate de unha é com o uso da famosa palha de aço, presente em quase todos os lares. Para que esse procedimento consiga dar resultado nas lâminas do alicate, é preciso:

alicate e palha de aço
  1. Cortar um pedaço generoso da palha de aço;
  2. Em seguida, abrir o alicate de cutícula e esfregar a palha de aço na parte interna das duas lâminas;
  3. Fechar todo o alicate e esfregar novamente a palha de aço na parte externa das lâminas;
  4. Repetir todo o processo até constatar a afiação para o objeto.

Para que essa técnica seja eficiente, o ideal é que os movimentos sejam feitos de maneira curta, mas com uma boa carga de força na mão. 

Para verificar a afiação do alicate de unha, basta utilizá-lo em uma folha de papel ou pedaço de filme plástico. Se o alicate deixar um corte suave sem rasgar o material escolhido, significa que ele está afiado e pronto para desempenhar o seu trabalho.

3. Pote de Vidro

Uma maneira inusitada e muito eficiente para amolar um alicate de unha é com a utilização de um pote de vidro, um utensílio que todo mundo deve ter em casa.

alicate de unha e pote de vidro
  1. Escolha o pote de vidro e retire sua tampa (o ideal é que seja de rosquear);
  2. Em seguida, posicione o alicate de unha de maneira aberta na lateral do pote de vidro;
  3. Faça movimentos rápidos e leves de abrir e fechar o alicate;
  4. Repita o processo até que consiga afiar o utensílio.

Antes de guardar o pote em seu devido lugar, é preciso que o alicate seja testado. Caso se confirme seu bom desempenho, ele poderá ser utilizado novamente para retirada de cutículas e unhas.

4. Papel alumínio

A técnica do papel alumínio para afiar alicates de unha é uma das mais utilizadas. Isso porque, o papel alumínio é algo de fácil acesso. Para essa técnica, siga os passos abaixo:

  1. Corte um bom pedaço de alumínio (aproximadamente do tamanho de uma folha de sulfite);
  2. Amasse e enrole toda a folha com sua parte fosca virada para cima;
  3. Utilizando as mãos, forme uma bola firme de alumínio;
  4. Corte repetidamente essa pequena bola com o uso do alicate que precisa ser amolado;
  5. Repita o mesmo processo até que o alicate fique bem afiado.

Com essa técnica, não haverá erros na hora de afiar um alicate de cutículas ou unha em casa. Não se esqueça de realizar os cortes com cuidado para evitar possíveis acidentes.

5. Uma lima

A lima é uma ferramenta muito usada em oficinas mecânicas, para polir objetos e outros materiais. Além disso, pode ser útil para quem busca uma técnica eficiente para afiar um alicate feito para unhas e cutículas. Caso tenha essa ferramenta em casa:

lima e alicate de unha
  1. Abra inteiramente o alicate escolhido para o processo;
  2. Pegue a Lima e a utilize para afiar as lâminas em leves movimentos;
  3. Feche o alicate e use a lima para afiar a parte exterior;
  4. Repita o mesmo processo até conseguir obter o melhor resultado.

Com a utilização da lima, além de afiar o alicate, pode-se remover a folga deixada nas lâminas após o processo. Assim, é possível obter uma afiação perfeita, com a ferramenta manual ficando como se fosse nova.

6. Martelo e lima

Pessoas que buscam como amolar alicate também podem realizar a técnica, que depende somente de um martelo e uma lima. São poucos passos para afiar o utensílio. Confira:

martelo, lima e outras ferramentas
  1. Bata na ponta do alicate com o martelo até que ela fique novamente reta;
  2. Com a lima, friccione as lâminas para frente;
  3. Repita com a lâmina até que o alicate esteja devidamente amolado.

Para que essa técnica funcione, é necessário segurar o alicate com a mão bem firme. Além disso, é preciso ter muita atenção para evitar acidentes, visto que o procedimento depende de ferramentas pesadas. Aproveite para aprender técnicas de como organizar ferramentas em caixas e em outros objetos.

7. Esmeril

O esmeril é um equipamento que tem o objetivo de afiar ferramentas e realizar o acabamento de objetos que foram forjados ou serrados. Quem tem um desse em casa também pode utilizá-lo para afiar um alicate de unha.

esmeril afiando alicate de unha
  1. Abra totalmente o alicate;
  2. Afie a parte interior com o esmeril ligado e movimentos delicados;
  3. Ao finalizar, afie a parte exterior da lâmina.

Lembre-se que para usar um esmeril é preciso ser familiarizado com o equipamento, visto que também existem vários tipos de esmeril. Quem ainda não conhece seu funcionamento pode danificar o alicate e até mesmo se machucar. Então, peça para que um profissional realize o procedimento para você.

8. Agulha grossa de costura

Caso não tenha nenhum dos equipamentos aqui citados, saiba que também é possível amolar o alicate de cutícula com o uso de uma agulha grossa de costura. Para isso, basta:

agulha grossa de costura e alicate
  1. Escolher a sua agulha mais grossa;
  2. Friccionar o interior das duas lâminas e a agulha com movimentos para cima e para baixo;
  3. Repetir até amolar o equipamento.

Com essa técnica, é possível recuperar também tesouras e outros instrumentos de corte, de maneira eficiente e rápida. Por isso, sempre que precisar afiar uma tesoura de costura ou papel, uma agulha grossa é uma ótima ideia.

Como vimos acima, afiar um alicate de unha é algo bastante simples, isso porque existem diversas técnicas fáceis e rápidas que podem ser realizadas em casa. Entretanto, mesmo que não utilize ferramentas perigosas, sempre tenha atenção no que está fazendo, para evitar acidentes.

Por isso, faça tudo com bastante atenção e depois verifique se o procedimento chegou no resultado esperado. Caso não dê resultados, repita ou mude para outra técnica até chegar aquela que seja mais eficiente para você. Aproveite para conhecer algumas ferramentas para ter em casa para facilita essa e outras atividades de reparo, conserto e manutenção.

Espero que essas informações sejam muito úteis para você! Até a próxima!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

2 comentários em “Como amolar alicate de unha, de cutícula e outros!”

Deixe um comentário