Um operador de empilhadeira é um profissional muito importante em alguns segmentos da indústria, sendo o responsável pelo transporte de diversos materiais e objetos em curtas distâncias dirigindo empilhadeiras. Para realizar esse tipo de serviço é necessário ter uma certificação, pois existem vários modelos diferentes de máquinas.
Por conta disso, esse é um profissional que não costuma sentir dificuldades em encontrar vagas no mercado de trabalho. Existe uma grande demanda de serviços e poucas pessoas realmente capacitadas para ocupar esses espaços.
Pensando nisso, preparei esse conteúdo explicando detalhadamente o que faz um operador de empilhadeira, quanto ganha em média e como se colocar bem no mercado. Continue a leitura e confira!
O que um operador de empilhadeira faz?
Como disse no início, esse trabalhador é o responsável por operar diversos modelos de empilhadeiras e fazer o transporte de materiais com elas. Esse tipo de veículo consegue carregar grandes cargas em distâncias curtas, podendo movê-las e também levantá-las.
Para cada carga diferente é preciso utilizar um tipo de movimentação para não ter acidentes, sendo essa uma tarefa do operador. Ele precisa conhecer os detalhes na hora de carregar uma carga específica, como as embaladas, sem embalagem, especiais, entre outras.
Além disso, o carregamento delas pode ser feito em 3 formas: carga paletizada (pallets), containers e cargas embaladas. Ele também exerce outras funções como:
-
Controlar os materiais armazenados e os que ainda serão colocados no depósito/estoque;
-
Transportar os objetos e operar a empilhadeira;
-
Estudar o espaço existente na área do depósito, para conhecer bem a dimensão dos locais onde os materiais serão armazenados;
-
Delimitar as medidas dos espaços de movimentação das cargas;
-
Inspecionar as empilhadeiras;
-
Averiguar o peso, volume, conteúdo e condições dos materiais a serem transportados;
-
Escolher o modelo ideal de máquina conforme as cargas.
Quais são os requisitos para ser um operador de empilhadeira?
Geralmente, as exigências para se tornar um operador são de ter o ensino fundamental completo e também ser uma pessoa maior de 18 anos.
Mesmo não sendo obrigatório, muitas organizações pedem que seus funcionários tenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C ou D.
Outro requisito é a realização do curso de qualificação para operador de empilhadeira, com uma carga horária de aproximadamente 30 horas.
Com ele, você consegue a certificação necessária para operar essas máquinas. Por fim, é preciso passar por um exame completo de saúde, que deve ser contratado pela empregadora e renovado todos os anos.
Habilidades necessárias para trabalhar como operador de empilhadeira
Além de cumprir com os requisitos mínimos, um bom operador precisa ter algumas outras habilidades para exercer com eficiência o seu trabalho.
Uma das coisas mais importantes nesse trabalho é ter atenção e cuidado, pois esse tipo de veículo pode causar acidentes graves e, por isso, é necessário ter muita perícia ao operá-los.
O operador precisa também conhecer bem as regras de segurança, como a Norma Regulamentadora 11, para diminuir ao máximo as chances de acidentes e outros transtornos durante o expediente.
Outra habilidade valiosa é ter interesse em saber tudo sobre as máquinas operadas, ajudando na sua preservação e bom funcionamento.
Um bom funcionário da área deve ser flexível e adaptável, pois no geral, as suas tarefas serão bem semelhantes e repetitivas. Ser ágil física e mentalmente, além de ter uma boa coordenação motora, são características fundamentais para conseguir dirigir habilidosamente esses equipamentos.
Para encerrar, outro ponto muito importante, é obedecer e respeitar todas as regras de segurança, garantindo a saúde e bem-estar de todos os colaboradores presentes no ambiente de trabalho.
Cuidados ao operar uma empilhadeira
Como vimos aqui, operar uma máquina dessas é uma tarefa que exige muita responsabilidade e atenção. Por isso, para ajudar você que pensa em trabalhar nessa área ou até mesmo contratar alguém, separei alguns cuidados necessários na hora de dirigir esse maquinário.
Confira a seguir:
-
Não ultrapassar a capacidade de carga prevista para o piso da fábrica;
-
As máquinas devem sempre passar por inspeções periódicas para identificar defeitos e peças danificadas;
-
Os maquinários devem ter manuais do fabricante que precisam ser lidos pelo operador;
-
O operador de empilhadeira deve sempre usar um cartão de identificação.
Como é o mercado de um operador de empilhadeira?
O mercado para esse profissional é bem amplo, podendo trabalhar em áreas como construção civil, varejo, logística, estoques de empresas, indústria automotiva, portos, entre outras.
Existem muitas vagas e os principais estados para se achar empregos na área são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Qual a média salarial de um operador de empilhadeira?
A média salarial atualmente é de R$ 1.492,04, segundo o portal de empregos Catho, sendo possível alcançar valores maiores em caso de adicional por periculosidade.
Isso faz com que esse cargo tenha um dos maiores salários para o nível de escolaridade exigido, mostrando o quanto esse mercado está aquecido.
Entendeu o que esse tipo de trabalhador faz? Aqui em nosso blog você aprende sobre essas e outras profissões, além de ficar por dentro de conteúdos ricos que podem garantir sua segurança no trabalho.
Veja por exemplo, a importância do uso do protetor auricular e saiba porque esse é um equipamento obrigatório em certos ambientes.
Te vejo lá!