Tipos de Esmerilhadeiras: 3 Modelos Para Conhecer!

Tipos de Esmerilhadeiras: 3 Modelos Para Conhecer!

Extremamente versátil e prática, a esmerilhadeira é uma ferramenta com diversas utilidades interessantes no dia a dia de muitos profissionais. Entender os diferentes tipos de esmerilhadeira e suas características é o primeiro passo para fazer uma aquisição eficiente, que vai aumentar a qualidade do seu serviço.

Pensando nisso, a Casa do Soldador preparou um post completo com tudo que você precisa saber sobre os diferentes modelos de esmerilhadeira. Além disso, também vamos deixar claro a diferença entre ela, a lixadeira e a politriz. Continue a leitura e confira!

Pessoa usando esmerilhadeira em metal

Qual a diferença entre esmerilhadeira, politriz e lixadeira?

Antes de abordar os diferentes tipos de esmerilhadeira, é preciso deixar claro para que serve essa ferramenta. Isso porque, aos olhos de uma pessoa iniciante no ramo, o material pode ser confundido com a lixadeira ou a politriz. Isso acontece porque todas elas são ferramentas com motor que usa um disco para gerar desbastes.

Mas, saiba que essas são as únicas características em comum entre elas. A esmerilhadeira é um equipamento de desgaste mais potente, podendo alcançar facilmente mais de 6.000 rotações por minuto. Sua utilização é muito comum no corte e desgaste de superfícies mais duras, como metais e concreto.

Esmerilhadeira soltando faíscas durante o corte de metal

As lixadeiras continuam com o mesmo propósito, mas dessa vez em superfícies um pouco menos rígidas. Podemos citar resinas, madeira, fibras, plástico e alguns metais. Sua rotação não passa de 5.500 rotações por minuto (RPM), o que garante que o serviço feito com a lixadeira não vai queimar a superfície.

Esmerilhadeira lixando madeira

Por último, a politriz é uma ferramenta prática e de baixa rotação. Os serviços feitos com ela, normalmente, utilizam entre 1.800 e 2.000 RPM. Alguns exemplos são: preparação de superfícies, acabamentos, remoção de pontas e sobras de resina, etc.

Esmerilhadeira no polimento de carro

Entender as diferenças entre cada equipamento é crucial para quem deseja adquirir o instrumento certo para cada tipo de demanda. Observe essas informações e utilize sua esmerilhadeira da maneira correta, e garanta um resultado melhor ainda melhor do que o esperado.

Quais são os tipos de esmerilhadeira?

Conhecer os diferentes tipos de esmerilhadeira é uma boa dica no momento de optar por um modelo da ferramenta. Cada uma delas ganha um nome de acordo com sua forma de trabalho e impacta diretamente no uso diário. Os principais modelos são: esmerilhadeira angular, a bateria ou pneumática. Na sequência você confere mais detalhes sobre cada uma, confira:

Esmerilhadeira cortando telha

Esmerilhadeira angular

Também conhecida como retificadora ou rebarbadeira, a esmerilhadeira angular é o modelo mais comum no mercado. Sua potência pode chegar a incríveis 11.000 RPM, o que garante ótimos acabamentos em materiais como concreto, metal e até mesmo em ligas de aço. Lembrando que isso também depende do disco utilizado.

Ela recebe esse nome devido ao ângulo de 90 graus em que o disco de corte fica em relação ao motor. Quando surgiu, a esmerilhadeira angular era mais comum apenas em grandes fábricas. Mas com o passar do tempo, o equipamento se tornou mais acessível e hoje em dia já podemos ver sua utilização em ambientes residenciais.

Close em esmerilhadeira angular

Esmerilhadeira a bateria

Com a popularização do equipamento, surgiu a necessidade de um modelo prático e que pudesse ser usado em ambientes sem rede elétrica. Surgiu assim a esmerilhadeira à bateria, uma opção interessante para quem trabalha de forma autônoma ou precisa de mais liberdade durante o uso.

A esmerilhadeira à bateria também possui ótima rotação, podendo chegar facilmente nas 8.000 RPM. Ela pode ser usada em desbastes e recortes de metais, além de aplicações em concreto e alvenaria. Uma boa dica é avaliar o tamanho da bateria na hora de garantir a compra do modelo mais adequado para o seu serviço!

Close em esmerilhadeira por bateria

Esmerilhadeira pneumática

Esse tipo de esmerilhadeira é muito comum em oficinas e indústrias metalúrgicas. Com uma rotatividade alta e ótima qualidade, a esmerilhadeira pneumática pode ser usada em acabamentos e remoções de rebarbas, ferrugem, retoques e até mesmo para a preparação da solda. É uma opção interessante para o uso em conjunto com um compressor de ar!

Close em esmerilhadeira pneumática

Quais os cuidados para o uso da esmerilhadeira?

Seja qual for o modelo de esmerilhadeira escolhido, é necessário tomar alguns cuidados essenciais durante o uso. Tais medidas irão agregar não só no bom desempenho do instrumento, mas também na sua segurança e de outras pessoas. A primeira coisa que deve ser observada é o uso de equipamentos de segurança, confira a lista:

  • Luvas;
  • Óculos ou máscara de proteção;
  • Avental;
  • Protetor auricular.

Além do barulho alto, o trabalho da esmerilhadeira ainda pode gerar faíscas que comprometem nossa integridade física. Por isso, observe atentamente a lista acima e nunca utilize seu equipamento sem os EPIs obrigatórios. Se você trabalha em casa ou realiza algum projeto em sua residência, lembre-se de isolar o perímetro para garantir a segurança de todos.

Homem cortando metal com esmerilhadeira

Já vimos até aqui que cada esmerilhadeira possui características de uso bem definidas. Se você desejar realizar bons serviços e ainda manter seu equipamento em ótimas condições, respeite o uso indicado pelo fabricante e também se atente ao disco indicado para cada serviço.

A escolha do disco certo pode fazer a diferença no resultado do procedimento. Isso porque cada disco possui especificidades que o torna ideal para certas situações. Não sabe quais são os tipos de disco voltados para corte? Acesse nosso conteúdo sobre o assunto e fique por dentro das particularidades desses instrumentos.

Por hoje ficamos por aqui. Mas continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades que envolvem o universo de ferramentas, solda e soluções inteligentes!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade