Como Organizar Ferramentas: saiba a melhor forma com ajuda da Casa do Soldador

Como Organizar Ferramentas: saiba a melhor forma com ajuda da Casa do Soldador

Trabalhar em um local bagunçado, cheio de instrumentos jogados e espalhados pelo ambiente não é nada legal, certo? A sensação que temos é de estar em meio ao caos. É por isso que precisamos saber como organizar as ferramentas de maneira correta.

E sabia que existem maneiras funcionais e criativas de fazer isso? Exatamente, seguir algumas dicas e ideias são essenciais para manter o espaço adequado e totalmente apto para a realização de tarefas profissionais ou domésticas.

Pensando em facilitar esse processo, nós trouxemos um guia com inúmeras indicações que vão auxiliar você a organizar suas ferramentas. Para conferir é só continuar acompanhando a leitura, vamos lá?

Como organizar ferramentas com pouco espaço?

O espaço é, na maioria das vezes, um ponto crucial na hora de alocar utensílios e deixá-los separados de maneira inteligente. Contudo, ele não deve ser o fator decisivo, isto é, o tamanho do local não pode ser desculpa para deixar o ambiente desorganizado.

Inclusive, lugares menores são ótimos para deixar a imaginação aflorar e pensar em acessório que vão ajudar na organização dos apetrechos básicos que são essenciais termos em nossas casas. Mas não se preocupe, se você for dono ou colaborador de uma oficina com dimensões maiores, também é possível seguir as nossas dicas.

Fique atento a cada uma delas e tenha um local propício para realizar trabalhos manuais! Veja só:

Separe as ferramentas por categorias

Cada ferramenta dispõe de características únicas que são usadas em conjuntos com outras de mesma categoria, correto? Portanto, começar setorizando os utensílios é uma maneira eficaz de dar o start em toda organização – paciência é fundamental também, viu?

Separe chaves de fenda de um lado, alicates do outro, assim como qualquer outro instrumento que precisar fazer parte do seu estoque. Inclusive, você também pode fazer essa associação por tamanhos, cores ou do jeito que achar melhor para visualizar.

Descarte as ferramentas que não irão ser utilizadas

É sempre bom fazer uma limpa completa, né? Separar os produtos que não são mais usados é uma forma de garantir ainda mais espaço livre voltado à organização das ferramentas manuais. Você pode descartá-las de vez ou, se preferir, guardá-las todas juntas em um lugar que não ocupe espaço.

Sempre tem aquele “vai que eu precise delas depois”. Então para não ter dor de cabeça, é legal colocá-las em um cantinho mais discreto. Assim você saberá que elas estão ali sem que seja necessário reservar um visível para cada uma.

Faça um quadro de ferramentas para organizá-las à vista

Sabe aqueles filmes americanos em que as garagens sempre têm um quadro para ferramentas? Ele é fácil de fazer e ainda por cima é capaz de liberar um bom espaço para alocar os materiais principais que necessitam ser visualmente fáceis de serem encontrados.

Organizar ferramentas na parede nunca foi tão prático. Caso você goste de decorações mais rústicas então, esse é um prato cheio! É isso mesmo, além de servir para organização, o painel fica ótimo como um adorno funcional nos mais diferentes cômodos.

Guarde utensílios menores em caixas de ferramentas

As clássicas caixas de ferramentas não podem ser esquecidas. Elas acompanham diferentes indivíduos para os mais diversos cantos e devem estar entre as dicas da Casa do Soldador. Nelas você consegue guardar diferentes equipamentos, em especial aqueles que necessitam ser levados de um lado para o outro com mais facilidade.

Peças pequenas, como parafusos, brocas e tantos outros acessórios para manutenções de residências, são as opções certeiras para compor kits em caixas de ferramentas. Lembre-se de escolher maletas que tenham tamanhos e separações adequadas às suas necessidades.

Mantenha todos os itens organizados após a primeira arrumação

Se tem algo mais frustrante que organizar o espaço todo e depois de algum tempo perceber que ele está totalmente bagunçado, nos avise, por favor. Essa é uma sensação bastante desagradável que pode acabar sendo uma realidade se você não criar uma rotina de ordem.

Mantenha acessório por acessório no lugar definido, ou seja, use as ferramentas e coloque-as no lugar certo assim que finalizar a utilização. Assim, você terá muito mais agilidade na hora de escolhê-las, pois elas estarão sempre no mesmo local e a qualidade do trabalho será melhor devido a organização contínua.

Faça Você Mesmo: ideias para guardar ferramentas com a Casa do Soldador

O “faça você mesmo” ou “do it yourself (DIY)” pode ajudar no momento de conceber estantes, organizadores e qualquer outro tipo de material que possa alocar ferramentas. Eles são baratos de serem feitos e ainda por cima pode testar a utilidade dos seus produtos – já pensou?

Separe itens que você tem na sua própria casa ou oficina, não é preciso gastar com isso. A ideia aqui é realmente otimizar o espaço e estruturar artigos firmes a partir de equipamentos que seriam descartados, por exemplo garrafas, estrados de madeira, tubos de PVC, latas em metal e tantas outras peças.

Aqui vão algumas ideias inovadoras:

  • Saquinhos ziplock para organizar iten pequenos;
  • Toalheiro para pendurar EPIs, como luvas e óculos;
  • Funis velhos podem ser suportes de utensílios;
  • Prateleiras para organizar fitas e pilhas;
  • Anéis de cortina para colocar arruelas e porcas.

Coloque em prática todas as nossas dicas e ideias inovadoras e veja a mágica da arrumação acontecer diante dos seus próprios olhos. Esperamos que o conteúdo tenha servido de inspiração e que você tenha compreendido um pouquinho mais sobre como organizar ferramentas de forma inteligente.

Aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais. Quem sabe os seus amigos de rede podem acabar te auxiliando no processo de organização. Vale a pena tentar!

 

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade