Na hora de investir no tipo de macaco para carro e oficina ideal para suas atividades diárias ou para reparos de emergência, é preciso avaliar uma série de características desse equipamento. Com isso, decidir pelo produto que mais atende às suas necessidades.
Além disso, é preciso se atentar para a segurança do mecânico e do veículo. Então, se você tem um carro ou trabalha com manutenção automotiva, neste conteúdo, vou te apresentar os modelos mais comuns de macacos automotivos. Permaneça na página e confira!
Para que servem os tipos de macaco para carro?
Os macacos para carro tem a função de levantar e sustentar o veículo, permitindo manutenção das rodas ou de componentes posicionados na parte inferior do automóvel.
Para levantar esses tipos de veículos, existem três variedades de equipamento: o macaco hidráulico, o mecânico e o elétrico. Confira quais as diferenças e aplicações de cada um deles e escolha qual o melhor tipo de macaco para seus serviços.
Macaco hidráulico: versáteis e fáceis de manusear
O macaco hidráulico é o mais utilizado por motoristas, com uma grande variedade de produtos compactos, fáceis de transportar e manusear. Assim, eles são uma ferramenta muito hábil e útil para imprevistos durante o trajeto.
Existem dois tipos de macaco hidráulico para carros: o jacaré e o garrafa.
Macaco jacaré
O macaco jacaré suporta de 2 a 4 toneladas, conta com uma alça longa para que a puxada do macaco possa acontecer em qualquer direção.
Com ele você pode trabalhar nos conjuntos de freios, trocar pneus e fazer outros reparos embaixo do veículo.
Macaco garrafa
O macaco garrafa conta com alça na lateral, por isso, sua puxada funciona nesse sentido.
Eles podem levantar veículos entre 3 e 30 toneladas, sendo a escolha mais acertada para caminhões, onde podem ser guardados com tranquilidade, sendo os principais tipos de macacos para motoristas em uma emergência.
Macaco mecânico: acessíveis e compactos
O macaco mecânico automotivo é o tipo mais acessível e popular. Além disso, não exige grande aplicação de força para cumprir sua função.
Por outro lado, seu perfil manual pode dificultar a vida dos motoristas na hora de encaixar o equipamento na lataria do automóvel. Os casos de danos a lataria e a pintura por uso incorreto ou inadequado são mais comuns do que se pensa.
Descubra como resolver pequenos danos na lataria do veículo, veja o que é o martelinho de ouro e como ele pode ajudar.
Entre os tipos de macaco mecânico para carro estão o joelho e o sanfona, conhecido também por tesoura ou tijolinho.
Macaco joelho
O macaco joelho é indicado para carros populares, levantando o carro apenas em um dos lados. É um equipamento que serve muito bem para trocas de pneus de carros leves.
Aproveite e confira ferramentas e acessórios para reparos em pneus que podem aumentar a segurança e a vida útil deles.
Macaco sanfona
O macaco sanfona ou tesoura é um dos modelos de macaco mais antigos e simples entre os diferentes tipos de macaco automotivo.
Este tipo tem duas extremidades de base e quatro peças de metal, conectadas por meio de parafusos nos cantos, permitindo que os cantos girem. Além disso, Tem alta potência e é operado por um parafuso na posição horizontal
O Macaco sanfona é indicado para manutenções preventivas do carro, assim servem muito bem aos próprios motoristas ou para profissionais que trabalham com serviços rápidos.
Ao aplicar pressão, a ferramenta faz com que o carro seja erguido para cima. Seu uso deve ser feito em superfícies planas, tendo capacidade para erguer até 2 toneladas.
Macaco elétrico: não exige aplicação de força manual
A grande vantagem do macaco elétrico para carros e oficinas é que eles não precisam de aplicação de força manual. Por outro lado, necessitam de conexão com a bateria do carro ou com o acendedor do veículo.
Com isso, o usuário pode reduzir o tempo de reparo do automóvel, seja para manutenção em casa ou em oficinas. Então, se você é uma pessoa que não quer suar a camisa com um macaco mecânico, o modelo de macaco elétrico é o melhor para você.
Pode deixar carro no macaco?
Não é aconselhável! O macaco comum, aqueles que carregamos nos porta-malas do carro, é um equipamento usado exclusivamente para a troca de pneus.
Se você deseja uma ferramenta mais robusta para manter o carro levantado por longos períodos, o ideal é utilizar cavaletes ou investir em modelos mais especializados, como os usados em oficinas mecânicas.
Caso não seja viável economicamente, o ideal é efetuar a troca do pneu e retirar o macaco – evitando que o assoalho de veículo e outras peças, como a bateria, sejam danificados.
Qual é o melhor macaco: jacaré ou garrafa?
O jacaré é o principal modelo de macaco para trocas de pneu, seu sistema de alavanca facilita bastante o levantamento desses veículos. O jacaré é a ferramenta mais adequada para mecânicos profissionais, por proporcionar segurança e eficiência.
Já o tipo garrafa é indicado para levantar pesos maiores, podendo ser usado até para erguer produtos e mercadorias em outros ramos industriais.
Assim, o melhor tipo de macaco é aquele que responde e esteja alinhado às suas necessidades diárias. Não em relação aos modelos de macacos, tanto mecânicos como motoristas precisam investir em ferramentas para carro que sejam específicas paras características do automóvel.
Espero que essas dicas e informações sejam muito úteis para você ou para sua oficina.
Até a próxima!