O que é martelinho de ouro: entenda a técnica aqui no blog!

A técnica martelinho de ouro é muito famosa entre mecânicos e donos de automóveis. Essa prática envolve o “conserto”. É uma forma muito prática de lidar com o problema, desde que não seja um amassado muito grave, grande ou problemático. E também não esteja acarretando outras avarias, em especial, internas.

No entanto, mesmo a técnica do martelinho sendo popular no Brasil, ela não é tão simples de ser administrada e nem fácil de utilizar.

Assim, hoje eu venho te ensinar tudo sobre a técnica: o que é martelinho de ouro, como fazer, o que precisa para realizar a manutenção e muito mais, confira!

O que é martelinho de ouro e como funciona?

A técnica do martelinho é uma forma de tirar pequenos amassados de carro que não precisam de uma manutenção mais pesada e profunda. Como seria o caso de uma batida que exige pintura ou que tenha avariado uma peça ou parte do automóvel permanentemente.

O martelinho teve origem algumas décadas atrás, no século XIX, quando o Brasil teve uma explosão na industrialização e fabricação de automóveis.

Nestas fábricas, era comum haver amassados nas peças que chegavam para montagem, então os trabalhadores se especializaram em desamassar essas peças antes de montar o produto final.

Na época a técnica era conhecida como DSP — Desamassamento Sem Pintura —, já era bem parecida com o que é utilizado até hoje e não usava muitos utensílios, funcionando de maneira bem “artesanal”, rápida e prática. Com um tempo, a técnica saiu das fábricas e indo parar nas funilarias, por isso continua tão popular.

E o melhor é que utilizando o martelinho de ouro é possível reparar o carro sem nenhum tipo de sinal, o que o faz parecer perfeito, novo em folha e sem sinais de reparo. Tanto que em uma eventual venda o valor não sofre o impacto da manutenção. Não é por acaso que a pintura automotiva é tão buscada atualmente.

Há oficinas e profissionais com o seu próprio modo de realizar o martelinho, uns utilizam um número maior de ferramentas, correntes, realizam um acabamento diferenciado, e por aí em diante.

Por que se chama martelinho de ouro?

O nome da técnica, “martelinho de ouro”, é uma brincadeira sobre a suavidade onde o martelo é aplicado na superfície do carro. Ele teria um toque digno de ouro, mesmo sendo um material muito forte e robusto.

E considerando o resultado perfeito da manutenção obtida pela técnica, o nome também faz bastante sentido. O inventor da técnica martelinho, Pedro Santana, que utilizava nas fábricas de automóveis, diz que suas ferramentas são dignas deste ofício e desse reparo; por isso, fazem jus ao seu nome.

Onde dá para usar e onde não o martelinho de ouro?

A técnica do martelinho é muito utilizada para pequenos amassados. Batidas leves como a de granizo e outros detritos que acabam entrando em contato com a funilaria e causando algum tipo de pequena depressão.

Amassados maiores e grandes até podem ser reparados pelo martelinho, no entanto, não é recomendado. Profissionais ainda preferem tratar apenas marcas menores, mas isto também pode ser avaliado variando de caso para caso.

Mesmo que uma batida seja grande e cubra boa parte da funilaria, caso não haja danos à pintura, então não há razões muito fortes para evitar o reparo utilizando a técnica do martelinho.

Portanto, fica sempre a critério do dono do automóvel ou do responsável pela manutenção.

Quanto tempo dura uma manutenção com martelinho?

O tempo de manutenção do martelinho de ouro é uma das razões para a técnica ser tão apreciada. Ela é muito rápida quando comparada com outras formas de manutenção, não exigindo tantos processos.

Ah, se você oferece esse tipo de serviço, use os produtos corretos de funilaria e pintura para entregar a eficiência que vou explicar nesse tópico. Tenho outro texto falando somente deles aqui no blog.

Por exemplo, para tratar de uma batida grande, que há algum dano, normalmente o funileiro iria necessitar entrar com um processo de pintura e chapeação. Neste processo, haveria necessidade de colocar a lataria no lugar, lixar, pintar, esperar a tinta secar e entrar com o polimento. E costuma demorar cerca de 3 a 5 dias.

Já o reparo feito com o martelinho dura um único dia, com o carro pronto para utilizar, logo após iniciar a manutenção. Por isso a técnica foi abraçada pelo mercado brasileiro, pois além de ter benefícios e vantagens na própria manutenção ela é prática e rápida.

Tudo isso, lembrando, enquanto mantém o carro com o máximo de suas peças e propriedades originais quase intocadas!

Quais ferramentas são usadas?

Após entender o que é martelinho de ouro, no caso a técnica. Muitos se perguntam sobre as ferramentas utilizadas. Assim, conheça os utensílios, mais tradicionais, os quais são usados durante esse processo:

Martelinho

O martelinho é o item indispensável da técnica. Esse é um martelo menor que o comum, mas são mais finos com formatos diferentes para atender latarias com propriedades específicas. Seu tamanho e formato é próprio para o trabalho minucioso.

Lixadeira politriz

A lixadeira politriz é ótima para o polimento de latarias automotivas. Ela não tem uma rotação muito agressiva, como outras lixadeiras do mercado, permitindo uma rotação suave própria para veículos. O instrumento dá um acabamento sem igual para a pintura e também retira possíveis detritos da manutenção.

Não conhece esse tipo de lixadeira? Tenho um conteúdo explicando a utilidade de todos os modelos, confira depois e aumente seu conhecimento nessa área de atuação que só tende a crescer.

Ventosas ou chupetinhas

São materiais que aderem à lataria do carro, sendo utilizados para retirar deformidades e depressões da funilaria. São instrumentos indispensáveis para a manutenção;

Soprador térmico

O soprador térmico é como se fosse um secador para carros. O instrumento varia de temperatura utilizado para secar a tinta da funilaria mais rápido.

Com essas ferramentas o martelinho de ouro brilha como uma das melhores, mais práticas e eficientes técnicas para desamassar automóveis. Não deixe de optar por ela para seu veículo em caso de pequenos danos.

Qual a diferença de martelinho de ouro e funilaria?

Existem grandes diferenças entre a técnica do martelinho de ouro e da funilaria tradicional. Como já mencionei, o martelinho é visto muitas vezes como algo quase artesanal. Já que é aplicado de forma tão simples e rápida que não é necessário ser um funileiro para realizar a manutenção.

E por não utilizar muitos processos mais avançados e reparos profundos, o martelinho permite uma manutenção mais sutil, quase imperceptível.

Isso mexe com o valor final do produto caso este mesmo automóvel seja colocado à venda no futuro. Ele não terá o seu valor de mercado alterado, como acontece com boa parte dos veículos que passam por reparos.

Outro ponto de distinção entre a funilaria e o martelinho está na quantidade de dano infligida ao carro pela batida. Já falei por aqui que o martelinho é indicado e utilizado para automóveis que passaram por batidas menores e pequenas.

Isso não é por acaso, por conta do método do martelinho utilizar técnicas que não contam como uma manutenção completa no veículo, ele não pode dar conta de danos muito mais graves.

Mas tal fato não tira o mérito da técnica, que ainda é uma ótima forma para lidar com pequenos amassados e batidas. Além de ser muito rápida, prática, eficiente e barata.

Compreendeu o que é martelinho de ouro? Entenda muitos outros segredos da pintura automotiva aqui no blog e entregue o melhor serviço para os seus clientes!

Até o próximo post!

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Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

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