Aprenda a ligar corretamente os cabos da máquina de solda em 3 passos

Por se tratar de equipamentos que se alimentam de tensão e geram alta carga de energia, as máquinas de soldagem devem ser conectadas da maneira correta para evitar acidentes, sobrecargas ou danos ao aparelho.

No post de hoje, a Casa do Soldador apresenta 3 formas de instalar os cabos das máquinas de solda de corrente contínua e alternada, impactando os resultados das aplicações. Por aqui, você também confere como ligar a inversora na tomada com segurança.

Continue a leitura e aprofunde os seus conhecimentos no processo de soldagem mais eficiente. Confira!

Como instalar os cabos em corrente contínua de polaridade direta (CC-)

A instalação dos cabos da máquina de solda em corrente contínua de polaridade direta (CC-) é recomendada para aplicações em peças rígidas, com espessuras maiores. Nesse modelo, a peça do equipamento recebe 70% de calor, enquanto o porta eletrodo recebe 30%, propiciando uma penetração maior no cordão de solda.

Para isso, segue a ordem de ligação do circuito de soldagem:

  1. Encaixe o cabo porta eletrodo no cátodo de rosquear, indicado como polo negativo no aparelho;
  2. O cabo “obra”, ou terra, deve ser instalado no polo positivo da máquina, chamado de ânodo;
  3. O grampo do cabo terra deve ser fixado na peça de trabalho, na superfície do equipamento, o qual receberá a maior porcentagem de energia para as incisões nos materiais.

Essa forma é mais adequada para máquinas de solda do tipo TIG e com eletrodo revestido.

Como ligar os cabos em corrente contínua de polaridade inversa (CC+)

Na ligação dos cabos em corrente contínua de polaridade inversa (CC+): o eletrodo recebe 70% da energia da máquina de solda, permitindo o trabalho em materiais de baixa espessura, sem furar ou danificá-los. Deve-se seguir da seguinte maneira:

  1. Encaixe o cabo porta eletrodo no polo positivo e rosqueie, mantendo-o firme ao aparelho;
  2. O cabo “obra” deve ser rosqueado no polo negativo da máquina;
  3. O grampo do cabo obra deve ser fixado na peça de trabalho, na superfície do equipamento, recebendo menor calor para penetrações mais superficiais em materiais finos.

Tem jeito certo de conectar os cabos para uso de corrente alternada?

Para a utilização de máquinas de solda com corrente alternada, entretanto, o cabo porta eletrodo pode ser instalado tanto no polo positivo quanto no polo negativo. Isso porque esse tipo de equipamento distribui a energia 50/50 para os condutores, oferecendo um aquecimento intermediário dos componentes.

Além de se atentar ao modelo de conexão dos cabos do circuito de soldagem, é fundamental observar as especificações de todos os itens envolvidos no processo para realizar uma aplicação de qualidade. Por isso, avalie o diâmetro do eletrodo utilizado para a espessura do material ou tipo de solda que será trabalhada. A diferença nos eletrodos pode gerar diferentes resultados.

Também é essencial buscar a amparagem da máquina de solda de acordo com a fabricante para não gerar sobrecarga e não danificar o seu equipamento. Para entender como ligar os cabos do aparelho na rede elétrica com segurança, continue a leitura do post.

Pode ligar a máquina de solda na tomada?

As máquinas de solda podem ser ligadas na tomada. Mas o procedimento deve ser feito da maneira correta a fim de evitar acidentes, sobrecargas e choques elétricos. Alguns modelos de máquina inversora já acompanham plug, mas há casos em que ele deve ser trocado por um adaptador compatível com o padrão brasileiro de tomadas.

Então, como fazer a substituição? Primeiro, é preciso investir em um plug de 20A e 3 pinos grossos. Eles são capazes de conduzir a energia exigida pelas máquinas sem o risco superaquecer ou de mau funcionamento.

O segundo passo é verificar a voltagem do equipamento e da tomada em que ele será conectado. É possível encontrar modelos de 110V, 220V ou bivolt. A utilização da voltagem incorreta pode queimar a máquina. A Casa do Soldador explica o passo a passo para fazer a troca corretamente:

  1. Retire o plug original do cabo de energia da máquina inversora com cuidado para não danificar os fios;
  2. Abra ao meio o plug de 20A e com 3 pinos grossos;
  3. Faça um corte na lateral do plug adaptador que seja compatível com o diâmetro do cabo do equipamento que passará “por dentro” do componente;
  4. No cabo, estarão 3 fios: 2 fios fases e 1 fio terra. Não os mude de posição, mantenha sempre o fio terra (identificado com verde e amarelo) ao centro;
  5. Parafuse e fixe bem os fios nos respectivos pinos;
  6. Prenda o cabo ao plug com uma abraçadeira na base para ficar bem firme.

Seguindo essas orientações, você pode usar o seu aparelho de soldagem com segurança e com a garantia de funcionamento eficiente. A utilização correta dos seus equipamentos assegura maior durabilidade e resultados de alta qualidade e precisão.

Continue no blog da Casa do Soldador e conheça os melhores modelos de máquina de solda e suas aplicações para expandir ainda mais os seus conhecimentos no processo de soldagem.

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário