Saiba tudo sobre a solda MIG/MAG na Casa do Soldador

O processo de soldagem mais utilizado nas indústrias é a MIG/MAG. Ela é uma solda que proporciona benefícios importantes para o ramo industrial, como agilidade, praticidade e aumento de produtividade.

No entanto, para garantir todas as vantagens desse tipo de solda é essencial que o profissional saiba a técnica, gás e qual material será soldado. Para isso, é preciso entender um pouco mais sobre as máquinas de solda MIG/MAG e o seu estilo de trabalho.

Dessa maneira, elaborei um artigo com tudo que você precisa saber sobre essa soldagem, as diferenças de seus processos, vantagens e quais são os gases mais utilizados. Continue lendo!

O que é a solda MIG/MAG?

A introdução do conceito da soldagem MIG/MAG, também chamada de Gas Metal Arc Welding (GMAW), foi introduzida em 1920, sendo desenvolvida para ampliar a área comercial. Porém, em 1950, o uso de gases como o CO₂ na proteção dessa solda permitiu a sua entrada na indústria.

Ela é um tipo de soldagem que une duas placas utilizando gás de proteção entre o arame e a peça que está sendo soldada. Uma de suas principais características é a flexibilidade que permite soldar aço inoxidável, de carbono, ligas de níquel, entre outros.

Assim, os processos dessa técnica passaram por avanços e mudanças até chegar na sua eficiência dos dias de hoje, sendo um dos métodos mais populares do mercado.

Como funciona o processo da solda MIG/MAG?

O processo de soldagem MIG/MAG é feito por um arco elétrico que conecta metais. Essa união ocorre com a fusão entre o arame e o metal da base, no qual é protegido por uma fonte de gás ativo. Dessa forma, esse processo é eficaz pela sua velocidade e qualidade.

Contudo, essa é a base de como funciona essa solda, é possível encontrar diferentes técnicas de solda MIG/MAG e modos de transferências, já que há diferenças de materiais e espessuras das placas que são conectadas. Os principais modos são:

Short-Circuit (Curto-circuito)

A transferência de metal feita pelo short-circuit ocorre quando o eletrodo toca repetidamente o metal, depositando o material de forma contínua com pequenos curtos-circuitos. Essa é a forma mais recomendada para materiais finos e não deposita muito metal durante a sua execução.

Globular

O modo de transferência globular acontece pela adição de metal na forma de gotas maiores, isso cria uma poça de fusão com maior instabilidade. Visto menos vezes, o método globular não garante controle completo na solda, além de causar mais quantidades de respingos.

Spray

A solda utilizando o método spray faz a transferência em pequenas gotas em alta velocidade, gerando altas taxas de reposição de metal. Ele é recomendado para materiais mais espessos, tendo um arco estável e alta qualidade.

Pulse Arc (Pulsada)

O pulse arc tem uma frequência controlada que vai de altos e baixos. Com alto controle da poça de fusão, a solda se torna mais eficaz, tanto em materiais finos quanto espessos, evitando o encruamento do resultado.

Qual a diferença da solda MIG e MAG?

O processo Metal Ativo Gás (MAG) tem a presença dos gases ativos, Dióxido de Carbono e Oxigênio, com o Hidrogênio (redutor) e Nitrogênio (baixa reatividade). Enquanto o processo de Metal Inerte Gás (MIG) utiliza gases inertes, como Argônio, Hélio ou mistura entre eles

Dessa maneira, a principal diferença entre esses componentes são as suas misturas e os tipos de gases usados durante os seus processos de solda.

Quais as suas principais aplicações?

A soldagem MIG/MAG tem sua função principal na área industrial, tendo o tamanho ideal de máquina de solda para essa área. Ela tem uma solda versátil e eficiente para as necessidades das indústrias. Assim, a aplicação varia em:

  • Recuperar peças desgastadas;
  • Fabricar componentes e estruturas;
  • Realizar manutenção de peças e equipamentos metálicos;
  • Revestir a superfícies metálicas;
  • Produzir grandes estruturas, como pontes rolantes, tratores, vigas e outras.

Vale lembrar que é preciso considerar os gases usados em cada processo, porque a técnica MIG é utilizada para determinados metais, como:

  • Alumínio;
  • Magnésio;
  • Cobre;
  • Aços de carbono e inoxidáveis;
  • Aços de baixa, média e alta liga.

Enquanto a MAG é para metais como:

  • Aços de baixa liga e de baixo carbono

As vantagens da soldagem MIG e MAG

O maior benefício da soldagem MIG/MAG é a sua produtividade. A sua velocidade, praticidade e alta taxa de deposição garantem um bom custo-benefício. Além disso, é possível perceber qualidades como:

  • Excelente visão da poça de fusão;
  • Acabamento eficaz;
  • Soldagem prática;
  • Solda diferentes espessuras;
  • Operação sem muitas interrupções;
  • Alta velocidade de fusão do arame;
  • Controle durante o processo;
  • Grande aproveitamento dos insumos;
  • Pode ser automatizado;
  • Manuseio manual é fácil e seguro.

Dessa maneira, esse é o modelo de solda mais eficaz para grandes produções ou trabalhos que precisam de agilidade e velocidade!

Gostou do post? Continue por aqui e leia conteúdos para descobrir mais sobre as melhores máquinas de solda, equipamentos de segurança individual e até mesmo instalações. Te espero no próximo post!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário