8 tipos de furadeira: um guia da Casa do Soldador

8 tipos de furadeira: um guia da Casa do Soldador

Está pensando em comprar uma ferramenta para fazer seus trabalhos de marcenaria ou projetos em MDFs e laminados? Então, esse post é para você! Afinal, cada tipo de furadeira serve para usos e trabalhos diferentes. E pensando em te ajudar nessa escolha, preparamos um conteúdo completo sobre as furadeiras elétricas e qual delas se adequa melhor em cada uso. Siga a leitura e confira:

Tipos de furadeira: conheça 8 modelos com a Casa do Soldador

Os oito tipos de furadeira que trouxemos aqui possuem desde os usos mais básicos e caseiros, até os industriais, ideais para materiais pesados e produções em massa. Abaixo você irá conhecer um pouco mais sobre os modelos portáteis, de impacto, radiais, múltiplas, de coluna, de bancada, de comando numérico e pneumática. Vem com a gente!

uma pessoa perfurando três ripas de madeira com uma furadeira, ao redor temos outros modelos de broca e parafusos

1. Modelo portátil

Para quem procura um modelo de furadeira simples, fácil de usar e super versátil para trabalhos manuais com madeira, como móveis e prateleiras, o modelo de furadeira portátil é ideal. Eles garantem essa mobilidade de uso e são muito comuns, tanto para quem trabalha com marcenaria quanto para quem usa em hobbies. É comum encontrá-lo em kits com outras ferramentas portáteis, como o maçarico.

Esse modelo funciona por meio da rotação do motor interno ou por uma bateria na furadeira e pode ser usado em materiais como madeira, alvenaria e cerâmica. Alguns deles usam cabos para funcionar, enquanto outros não.

Para escolher o melhor entre eles é preciso ficar de olho na qualidade da bateria dos modelos sem fio, porque dependendo da sua escolha de compra, os modelos com cabo são mais rentáveis. Por serem modelos leves, são ótimos para iniciantes e profissionais experientes.

uma mão segurando uma furadeira preta com detalhes azuis claros, em um fundo de tijolos brancos

2. Furadeira de impacto

Diferente das furadeiras tradicionais mais simples, esse modelo funciona por meio do impacto. Nesse caso, é por meio de golpes sucessivos que a ferramenta faz na superfície que a furação acontece.

Normalmente esse item é mais usado em materiais mais resistentes e de difícil manuseio, como metal e concreto, já que seu grande potencial permite esses usos. Mesmo assim, é sempre positivo evitar o uso em materiais mais delicados.

duas mãos segurando uma furadeira de impacto preta com detalhes amarelos contra uma parede de gesso

3. Modelo de bancada

Esse é um dos tipos de furadeira perfeitos para quem precisa de furos mais precisos. Isso acontece porque a broca fica fixa no mandril e é fechada com uma chave, o material também fica fixo em uma bancada e, por isso, os furos costumam ser mais exatos, dando pouca margem pra erro.

duas mãos com luvas de proteção manuseando uma furadeira de bancada verde

4. Furadeira radial

Se você precisa fazer furos consecutivos em uma mesma peça, com uma distância já definida entre um e outro, as furadeiras de radial são ideias. O seu cabeçote móvel possibilita que a máquina faça movimentos e cortes com o distanciamento exato e pré-definido de antemão.

uma furadeira radial branca e prata posicionada no centro com uma imagem de uma oficina ao fundo, desfocado e mais escuro.

5. Opções de furação múltipla

Já para quem procura fazer vários furos seguidos em uma superfície, como na produção de móveis, esse é um dos tipos de furadeira mais adequados.

Com modelos de um ou mais cabeçotes, essa ferramenta consegue fazer vários furos de forma eficiente e prática. Os modelos com mais cabeçotes conseguem fazer várias furações de uma única vez, enquanto os modelos únicos fazem uma de cada vez.

furadeira múltipla azul turquesa no centro de uma oficina

6. Furadeira de coluna

Muito parecida com a de bancada, essa furadeira tem uma coluna entre a base e o cabeçote. Bastante usada no ramo industrial, a sua maior diferença com o modelo de mesa é a sua maior precisão, já que a potência de rotação do mandril é muito maior.

homem de meia idade manuseando uma furadeira de coluna vermelha, usando óculos de proteção.

7. Opções de comando numérico

E que tal uma furadeira que siga um comando pré-determinado de operação? Os modelos de comando numérico conseguem garantir eficiência na produção em série, porque já possuem uma quantidade numérica definida de distância, furação e muito mais. Entretanto, ela é mais usada em produções industriais massivas.

8. Furadeira pneumática

Agora, uma opção que faz uso de uma fonte de energia diferente. As furadeiras pneumáticas usam ar comprimido como bateria para funcionar. Esse gás, inclusive, é não tóxico e não inflamável, por isso é seguro de trabalhar. Elas são muito potentes, mas exigem um compressor de ar para funcionar e, por isso, costumam ser menos utilizadas.

mão suja de graxa manuseando uma furadeira pneumática azul turquesa em uma roda de veículo

Mas afinal, qual é o melhor tipo de furadeira?

O modelo ideal de furadeira é aquele que se adequa à sua necessidade. Essa é a realidade, por mais simples que pareça. Afinal, uma furadeira para madeira para trabalhos menores e médios de marcenaria é completamente diferente de uma furadeira para produção em larga escala de móveis. Entende?

furadeira preta e azul clara em cima de uma madeira com um parafuso parafusado pela metade

Por isso, é importante entender o que você precisa e como isso precisa ser feito, tendo essas informações em mente, com certeza, será mais fácil encontrar o modelo ideal para sua rotina.

Enfim, esperamos ter te ajudado a entender bem sobre os tipos de furadeira. Aproveite também para conhecer mais sobre as ferramentas de marceneiro que não podem faltar! Compartilhe esse blog com seus amigos e parentes interessados no assunto e até a próxima!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade