Tipos de alicates: conheça os modelos e saiba como usar!

Tipos de alicates: conheça os modelos e saiba como usar!

Quando desejamos montar uma caixa de ferramentas completa, com todos os equipamentos mais necessários no uso diário, é comum pensar em certos protagonistas, não é mesmo? Martelo é o primeiro deles e, na sequência, podemos pensar em chaves de fenda, philips e, é claro, alicates!

Mas… você sabe quais os tipos de alicates presentes no mercado? É aí que muitas pessoas ficam em dúvida e acabam não sabendo quais escolher! Pensando nisso, nós do blog da Casa do Soldador, elaboramos uma lista com os modelos que você mais irá usar e te explicamos para que cada um serve! Bacana, não é mesmo?

Quer conhecê-los? Continue a leitura e confira todas as informações na sequência!

12 Tipos de alicates para você ter na caixa de ferramentas!

No momento de executar consertos ou pequenos reparos, uma alicate pode ser a ferramenta certa para evitar tanto esforço físico. Ideal para potencializar nossa força, ele atua como uma espécie de alavanca para retirar parafusos espanados, pregos enferrujados, dentre outras necessidades!

Contudo, um alicate de ponta arredondada não tem a mesma função de um alicate descascador, concorda? Por isso, antes de selecionar qualquer modelo ao acaso, melhor é entender para que cada um serve, não acha? Veja, então, na sequência!

1 . Alicate universal

Um dos modelos mais conhecidos por todos, e que contempla um dos equipamentos essenciais para reparos domésticos, é o alicate universal. A ponta possui estética achatada com mordida estriada. Isso permite que ele seja eficiente na hora de apertar e manipular fios e chapas.

Além disso, conta com lâmina de corte que auxilia no descascamento de fios e abertura arredondada, com alta aderência no manejo de parafusos e dutos, potencializando a pegada no momento de efetuar reparos.

Como o nome mesmo indica, ele possui ampla variedade de uso, o que faz dele um excelente alicate para ter na caixa de ferramentas, que certamente irá te ajudar nos consertos do dia a dia. Pense nisso!

2 . Alicate de bico (meia cana)

Muito usado em serviços mecânicos e elétricos, já que facilita manipulação de fios, arames e cabos, cortando e torcendo quanto necessário, o alicate de bico pode ser encontrado com a ponta reta ou entortada – e isso irá determinar a função de uso de cada um.

Além disso, como a ponta é fina, ele auxilia o acesso a locais difíceis e delicados, proporcionando um serviço mais sofisticado e sem ranhuras a peça! Por exemplo, ele é ótimo para consertar televisores, computadores e outros materiais que pedem ferramentas de alta precisão.

3 . Alicate de bico redondo

O alicate de bico redondo possui a ponta bastante fina e é muito usado para desenhar detalhes em fios e arames. Por exemplo, na telefonia são usados para enrolar o fio e garantir que ele não fique arrastando no chão e causando transtorno. Para isso, é usada a estrutura cônica do alicate.

Por ser de alta precisão, é bastante procurado por pessoas que precisam fazer reparos delicados ou atividades mais sofisticadas, como no manejo de artesanatos, bijuterias, joalherias e costura.

4 . Alicate eletricista

Quem trabalha – ou deseja trabalhar – com parte elétrica e está procurando por um alicate que seja ideal ao serviço, certamente precisa escolher esse modelo. Com estética favorável à manipulação de fios, permite cortar, entortar e descascar o fio quando necessário.

Mesmo existindo outros exemplares que também cortam e descascam fios, o alicate eletricista garante fazer com melhor precisão, deixando o acabamento do serviço mais refinado!

5 . Alicate descascador

É um ótimo substituto quando não temos o alicate eletricista, já que é usado especificamente para descascar pontas de fios. Muito usado em terminal e soldas, ele permite um manejo muito mais eficiente do que o feito com estiletes e demais alicates.

Ah, uma outra característica – que na verdade mais é uma vantagem – é que o alicate descascador possui sulcos de diversos tamanhos, o que é excelente quando precisamos usar em fios de “grossuras” diferentes!

6 . Alicate de pressão

Mais usado em trabalhos pesados, o alicate de pressão é indicado para pressionar e segurar objetos e superfícies, além de ser ótimo para trabalhos que necessitem retirar e desapertar parafusos e porcas com eficiência.

Contudo, existem diversos formatos de alicate de pressão e eles podem ser direcionados para atividades específicas, como no caso do alicate de pressão para atividades de solda, dentre outros.

7 . Alicate turquesa

O alicate turquesa é o exemplar ideal para atividades que envolvam corte! E não estamos falando somente de reparos pequenos, tudo bem? Ele pode ser usado, inclusive, para cortar chapas e vergalhões na construção civil, ou no acabamento, cortando azulejos e cerâmicas para confecção de mosaicos.

Ele é bastante preciso e muito afiado! Por isso, sua manipulação requer a adoção de equipamentos de proteção individual, como as luvas anti-corte, por exemplo. Que garantem mais segurança nas mãos de quem irá executar o serviço.

8 . Alicate corte diagonal

Ainda na linha de alicates de cortes, o modelo diagonal possui função de executar incisões rentes à superfície de trabalho. Isso quer dizer que ele é bastante preciso e garante um acabamento mais fino, por exemplo, a sobra de fios após a soldagem.

9 . Alicate bomba d’água

Também conhecido como bico de papagaio, o alicate bomba d’água é bastante usado em consertos, manutenções e reparos de diversos tipos de produtos e equipamentos. Contudo, ele é muito mais usado em atividades hidráulicas, já que facilita a torção de porcas, aperto em canos e manutenção eficiente em encanamentos e torneiras.

10 . Alicate Crimpador

Quando falamos de alicate crimpador, é preciso considerar que existem diversos modelos no mercado, com tamanhos e regulagens distintas. Contudo, de maneira geral, eles são usados para firmar conexões em cabos.

É muito eficiente para quem trabalha no setor de rede de computadores, já que facilita muito o trabalho com cabeamento. Por isso, antes de escolher um modelo, tenha ciência de que está optando pelo exemplar de acordo com o tipo de conector que será fixado.

11 . Alicate rebitador

Como o nome sugere, o alicate rebitador é usado no manejo de rebites de aço ou alumínio. Eles servem justamente para ligar, com segurança e eficiência, elementos, componentes e chapas em materiais diversos.

12 . Alicate para anéis

alicate para anéis é usado no manejo de anéis de retenção e, para isso, usa duas pontas bastante finas, que garantem alta performance e reparos precisos. Como é um equipamento usado com peças pequenas, ele está entre os favoritos de quem trabalha com equipamentos e máquinas.

E daí, descobriu qual modelo não pode faltar aí em sua maleta de ferramentas? As opções são muitas e com certeza dá vontade de ter todos. Contudo, lembre-se da nossa primeira dica: escolha o modelo de acordo com sua função de uso, certo?

Aqui no blog da Casa do Soldador nós sempre trazemos conteúdos como esse, permaneça conosco e confira muito mais! Aproveite que estamos falando sobre ferramentas e vem entender como comprar a furadeira certa para você! Te espero por lá, tudo bem?

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade