Melhor Ferro de Solda: conheça os 10 melhores produtos com a casa do Soldador

Melhor Ferro de Solda: conheça os 10 melhores produtos com a casa do Soldador

Os ferros de solda são os grandes aliados dos profissionais que atuam na área da eletrônica e soldagem, principalmente daqueles que utilizam a ferramenta para soldar conexões elétricas feitas por meio do estanho. Seu uso é simples, sem muita burocracia e empecilhos.

Basta ligar o produto a uma fonte de energia e esperar sua ponta aquecer até que consiga atingir uma temperatura adequada para derreter o fio de estanho. Esse fato garante uma ótima ligação entre os componentes eletrônicos ou emendas de cabos elétricos, sem maiores dificuldades.

Se você precisa realizar trabalhos minuciosos e precisos, uma boa dica é utilizar o ferro de solda. Isso porque a ponta do equipamento – ao depender da sua escolha – é fina, o que propicia uma execução firme e certeira até mesmo em instrumentos pequenos.

Contudo, para realizar a atividade de maneira efetiva é necessário dispor de materiais de alta qualidade. E é exatamente sobre isso que iremos tratar em nosso post! Hoje você vai saber, junto com a Casa do Soldador, qual é o melhor ferro de solda disponível no mercado. Confira!

Afinal, qual o melhor ferro de solda?

Para responder essa pergunta precisamos entender quais os modelos estão disponíveis para compra. O mais comum são três: ferro de solda com aquecimento ao fogo, ferro de solda a gás e ferro de solda elétrico. Todos eles dispõem de resultados positivos, o que muda é a maneira de elevar a temperatura do produto.

Entre esses tipos de equipamentos que são encontrados em linhas de soldagem, existem algumas marcas e modelos que se destacam devido a sua performance e desempenho. As particularidades fazem com que os produtos sejam destaques entre se comparado a outros, sendo considerados os melhores ferros de solda de sua categoria.

Quer conferir quais são eles? Então veja só:

1 – Ferro de Solda Profissional Power 300 | Hikari

Com um comprimento de 365mm, aquecimento rápido e resistência de cerâmica com filamento em níquel-cromo, o Ferro de Solda Profissional Power 300 da excelente marca Hikari, é considerado um dos melhores de sua categoria. É um instrumento com 245W até 265W de potência e tensão 110V a 220V, que alcança até 540 ºC.

2 – Ferro de Solda FSN 0100 | Nove54

Se você está em busca de um produto básico, acessível e prático que atenda às suas necessidades domésticas, o Ferro de Solda FSN 0100 da marca Nove54 é o ideal. Ele possui tensão de 110V e potência de de 100W com frequência de 60Hz, o que compreende a um ótimo produto para soldagens de pequeno porte.

3 – Ferro de Solda Pistola PSV 0100 | Vonder

O Ferro de Solda no Modelo Pistola PSV 0100 da marca Vonder, dispõe de aquecimento rápido por meio de suas pontas intercambiáveis. Assim como as opções citadas aqui, possui certificação do Inmetro, o que regulamentaria a qualidade do seu uso. É um item com especificações que podem se diferenciar ao depender do modelo escolhido, portanto vale a pena conferir antes da compra.

4 – Ferro de Solda a Gás HK-902 | Hikari

Com capacidade de até 20ml de gás, o Ferro de Solda a Gás HK-902 da Hikari, apresenta função 3 em 1. Isto é, é um ferro de soldar, maçarico e soprador térmico em um mesmo produto. Incrível, não é mesmo? E o melhor fica por conta da temperatura da sua chama, que alcança até 1300 ºC.

5 – Ferro de Solda Power 80 Watts | Hikari

A partir de uma ponta com núcleo de cobre que é coberto de ferro e revestido de estanho, o Ferro de Solda Power de 80 Watts, também da queridíssima Hikari, alcança uma temperatura de até 350 ºC. É um item com alta durabilidade que pode ser adquirido em 110V ou 220V, fica ao seu critério.

6 – Ferro de Solda Tipo Machadinha AX-250W | Hikari

O Ferro de Solda Tipo Machadinha no modelo AX-250W da Hikari possui empunhadura isolada e ergonômica, que agrega mais praticidade e conforto no momento de utilizar o equipamento. Seu comprimento é de 274mm com alcance térmico de até 450 ºC.

7 – Ferro de Solda 0921 | Fame

A marca brasileira Fame é destaque na fabricação de Ferros de Solda no modelo 0921, que tem especificações incrivelmente positivas a partir de um preço acessível. Esse instrumento é voltado para soldagem de componentes pequenos, visto seu alcance preciso com potência de até 70W.

8 – Ferro de Solda | Tramontina

O que falar da marca Tramontina a não ser sobre qualidade? Aliás, a marca é sinônimo de excelência em praticamente todos os produtos. A ponta cônica do Ferro de Solda Tramontina promove uma boa versatilidade na hora de utilizar o produto e, assim como a opção acima, alcança 70w.

9 – Ferro de Solda 9XH | EDA

Essa é uma das opções mais baratas da categoria, encontrado em potência de 60W em duas voltagens – 110V e 220V. A ponta lápis do item consegue chegar até uma temperatura de até 480 ºC, perfeita para soldar instrumentos firmes e robustos.

10 – Ferro de Solda | Brasfort

A mais acessível da nossa lista – se levarmos em conta o preço –, o Ferro de Solda da marca Brasfort possui ponta agulha. É um dos melhores modelos de ponta quando há a necessidade de manusear e soldar materiais delicados. Apesar do preço, é um equipamento de boa potência (60W) e pode ser utilizado de várias formas.

Como Escolher o Melhor Ferro de Solda para o seu Trabalho?

Ok, vimos todos os melhores ferros de solda disponíveis no mercado, mas a pergunta que não quer calar é: você sabe escolher entre as opções citadas?

É exatamente sobre isso que iremos abordar agora, pois queremos auxiliar na escolha. Isso porque prezamos por uma boa experiência na hora de optar por um determinado item. Então, veja agora quais os pontos de atenção antes de escolher, de fato, o seu equipamento:

Considere a potência

A potência vai estabelecer qual é o alcance do produto e, dessa maneira, é necessário certificar quais são as características que o seu trabalho necessita, se é algo mais básico ou profissional. Antes de escolher, veja as especificações dos produtos e as compare para uma melhor experiência.

Invista em tipos de ferros de solda que te agradam

Você deve ter notado que inúmeros tipos de ferro de solda – pistola, machadinho e a tradicional alternativa comprida –, mas não é somente isso que as diferencia. As pontas também são diversificadas, já que cada uma delas é apropriada para um determinado tipo de trabalho, que pode ser mais robusto ou preciso. Além disso, é necessário prestar atenção no tipo de solda que você irá fazer e se o ferro de solda é realmente o melhor para a ocasião.

Priorize Modelos com Certificado do Inmetro

O Inmetro tem por objetivo certificar a qualidade e boa usabilidade do produto, ou seja, conferir se ele realmente funciona e não apresenta riscos à integridade física humana se usado de maneira correta. O produto, então, passa por inúmeros tipos de aprovações que garantem o bom funcionamento do instrumento.

E então, o nosso conteúdo foi esclarecedor? Esperamos que você tenha tirado algumas das suas dúvidas sobre os melhores tipos de solda e, acima de tudo, escolhido aquele que se enquadra em suas necessidades. Se quiser saber mais sobre o assunto, aqui mesmo no blog tem vários posts sobre o assunto, inclusive sobre como usar o ferro de solda escolhido.

Vale a pena dar uma olhada antes de utilizar o produto pela primeira vez, viu? Por hoje ficamos por aqui, mas lembre-se de continuar nos acompanhando!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade