Para que serve a esmerilhadeira? Entenda com a Casa do Soldador!

Para que serve a esmerilhadeira? Entenda com a Casa do Soldador!

As ferramentas facilitam e agilizam diversos processos industriais, algumas opções ainda podem ser usadas para garantir a qualidade e a beleza na hora do acabamento. Conhecer esse tipo de ferramenta é ideal para quem quer praticidade e qualidade no serviço.

A esmerilhadeira é um ótimo exemplo, ela pode ser usada em diversos setores e com diferentes tipos de disco que trazem ainda mais facilidades para o processo. Quer conhecer tudo sobre a esmerilhadeira? Então confira as informações que a Casa do Soldador preparou!

Afinal, o que é uma esmerilhadeira?

Ao contrário de outras ferramentas milenares, como o machado e o martelo, a esmerilhadeira é relativamente nova e surgiu durante os anos 30. Nesse período a indústria automotiva crescia rapidamente e precisava de ferramentas mais eficientes na hora do acabamento.

Durante as décadas seguintes essa ferramenta se popularizou muito e agora está presente até mesmo nos lares, garantindo mais rapidez em pequenos serviços e até mesmo em hobbys com madeira e outros materiais.

Quais são as utilidades de uma esmerilhadeira?

Também conhecida como rebarbeira ou esmeriladora, a esmerilhadeira pode usar de diferentes meios para girar um disco e realizar cortes, polimentos e limpezas. Confira os três principais tipos:

  • Esmerilhadeira pneumática: normalmente encontrada em oficinas, é ligada à um compressor:
  • Esmerilhadeira elétrica: é o modelo mais comum atualmente, deve ser ligada em uma rede de energia:
  • Esmerilhadeira à Bateria: ideal para uso em lugares sem rede de energia ou para profissionais autônomos.

Conhecer cada modelo de esmerilhadeira é imprescindível na hora de escolher uma opção para comprar. As funções da esmerilhadeira também devem ser cogitadas na hora da compra, veja na sequência e entenda melhor.

Corte

Cortar materiais com uma esmerilhadeira pode ser muito mais fácil do que usando os métodos tradicionais. Usando o disco certo é possível cortar azulejos, madeiras, blocos de concreto e até metais sem muita dificuldade.

Uma característica da esmerilhadeira que ajuda nesse sentido é a sua alta taxa de rotação por minuto. A qualidade do disco também deve ser observada, principalmente a abrasividade do mesmo.

Desbaste

A esmerilhadeira também pode ser usada para desbastar materiais e deixar a superfície lisa e uniforme. Essa função também depende do disco utilizado e pode fazer a diferença no acabamento final, já que a esmerilhadeira também ajuda a preparar locais para pintura e revestimentos posteriores.

Flap

Esse nome é dado à um disco específico que permite a realização de acabamentos em diferentes materiais. Ele é composto de plástico nylon é pode ser usado para remover restos de solda, tintas e limpar ferrugens. As granulaturas no disco variam de acordo com o resultado final desejado pelo usuário.

Qual a diferença entre esmerilhadeira e lixadeira?

É muito comum confundir essas duas ferramentas, já que elas são usadas para coisas parecidas. Como o próprio nome já diz a lixadeira pode ser usada para lixar materiais e garantir um melhor acabamento para a peça.

Uma característica que difere a esmerilhadeira da lixadeira é a quantidade de rotações por minuto, que no caso dessa última é menor para não haver risco de danos à peça que está sendo lixada. A esmerilhadeira pode chegar até 11.000 rotações por minuto e normalmente é maior que 5.500.

Já a lixadeira fica entre 4.000 a 6.600 rotações, o que é ideal para trabalhar o acabamento de superfícies em plástico, fibra, madeira e metal. Existe ainda a politriz, que tem uma taxa de rotação ainda mais baixa (3.300) e pode ser usada para polir superfícies.

A esmerilhadeira é segura?

Manusear uma esmerilhadeira exige cuidado e atenção por parte do usuário, já que o aparelho roda em velocidades altíssimas. Com alguns cuidados é possível garantir a segurança durante o uso da esmerilhadeira tanto do usuário quanto das pessoas ao redor, confira abaixo!

Use os equipamentos de proteção

O uso de EPIs é essencial para diminuir e até neutralizar possíveis danos que podem ser causados pelo uso da esmerilhadeira, como a criação de fagulhas durante o processo. Veja a lista na sequência e já fique preparado:

  • Luvas apropriadas;
  • Óculos de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Capa de proteção;
  • Camisa com manga longa;

Isole a área

Isolar o perímetro é uma ótima forma de prevenir possíveis acidentes com a esmerilhadeira, principalmente se você está realizando o serviço em casa. No caso de hobbys que necessitam o uso dessa ferramenta é indicado deixar um local separado na casa, que seja inacessível à crianças e pets.

Manuseie a ferramenta do jeito certo

É preciso manusear a esmerilhadeira sempre com as duas mãos e com a postura correta. Isso proporciona mão só um serviço mais seguro como também mais eficiente. Atente-se ao posicionamento tanto da ferramenta, quanto do item que será cortado ou polido.

Quer mais informações sobre como usar a esmerilhadeira da melhor forma? Então acesse nosso conteúdo completo sobre essa temática e entenda detalhes importantes que fazem a diferença no resultado final!

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender as utilidades da esmerilhadeira, essa ferramenta pode ser muito útil em diversos momentos e auxilia bastante tanto no corte quanto no acabamento de serviços.

Se quiser receber outros conteúdos como esse não deixe de acompanhar o blog da Casa do Soldador. Estamos sempre trazendo temáticas interessantes e que podem impactar positivamente no seu trabalho!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade