Jardinagem: aprenda a fazer uma boa manutenção em casa!

Jardinagem: aprenda a fazer uma boa manutenção em casa!

Montar um jardim é uma das coisas mais gratificantes na vida. Plantar flores ou começar uma horta renova a energia de qualquer lar, mesmo que você precise sujar um pouco as mãos. Mas se você nunca fez jardinagem, é provável que não saiba por onde começar. 

Mas não se preocupe! Separamos algumas informações sobre cuidados com jardim. O importante é dividir a tarefa em etapas, assim você consegue trabalhar no seu próprio ritmo. 

E em pouco tempo as recompensas serão visíveis, como plantas saudáveis, sabores deliciosos e flores coloridas. 

Essas etapas vão ajudar você a começar do zero. Siga com a leitura para acerta em cheio na hora da jardinagem!

Regue nos momentos certos

Não podemos deixar as mudas sequem, então regue diariamente. Vá cobrindo de adubo conforme as plantas crescem. 

Transplantes de plantas também precisam ser regados frequentemente, pelo menos a cada dois dias ou mais. Até que as raízes se estabeleçam com firmeza. Depois disso, a frequência para regar vai depender do solo, da umidade e das chuvas. 

Mas, no geral, uma vez por semana é um bom ponto de partida para plantas que ainda estão crescendo. Solo argiloso, também conhecido como solo pesado, demora para secar em comparação ao solo arenoso. Ou seja, você não precisará regá-lo com tanta frequência. Condições climáticas, como sol e vento, secam o solo mais rapidamente do que o tempo frio e nublado. 

Em caso de dúvidas, toque o solo pelo menos 7 cm abaixo da superfície. Se estiver seco, é hora de regar. Faça isso de forma lenta e profunda, para que a água penetre em vez de escoar. Para diminuir a possibilidade de evaporação, regue de manhã bem cedinho.

Proteja o jardim com adubo

Para evitar a entrada de ervas daninhas e de umidade, cubra o solo com um pouco de cobertura morta. Dessa forma, não será necessário regar com tanta frequência. 

Lembre-se de evitar que a luz solar atinja o solo para impedir a germinação das sementes de ervas daninhas. No momento da jardinagem, você também pode utilizar casca de árvore desfiada, palha ou rochas de rios como proteção para o jardim.

É possível usar materiais orgânicos como adubo ou casca de cacau, que tem um ótimo cheiro. Eles vão nutrir o solo à medida que se decompõem. 

Para hortas ou canteiros de plantas anuais, escolha um material que se decompõe em alguns meses. Para plantas perenes, use coberturas mortas mais duradoura, como lascas de casca de árvore.

Faça manutenção de jardinagem regularmente

Agora o jardim está começando a crescer. É hora de começar a cuidá-lo com mais cuidado e atenção para ficar ainda mais bonito. 

Então, não esqueça de fazer tarefas de jardinagem, como regar as plantas e arrancar ervas daninhas antes que cresçam. Remova toda a vegetação que estiver morta ou doente. 

Elimine insetos das plantas e despeje-os em um balde de água com sabão. Em seguida, borrife inseticida próprio para jardinagem. Quando as plantas ficarem altas, utilize pedaços de madeira ou tenda para que elas fiquem firmes e cresçam de forma saudável.

Agora você está confiante para fazer manutenção de jardinagem. Plantas costumam crescer rapidamente e respondem bem aos cuidados. Cerca de dois a três meses após o plantio, você vai poder colher produtos saudáveis, orgânicos e deliciosos. 

Além de preparar receitas para compartilhar com amigos e família. Esses cuidados com horta e jardim fornecem recompensas generosas e muito deliciosas!

Gostou dessas dicas de jardinagem? Aproveite para seguir nossas páginas no Facebook e no Instagram

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade