Equipamentos de segurança: itens de proteção para oficina mecânica

Equipamentos de segurança são usados para manter os trabalhadores seguros durante o serviço. Os locais de trabalho deixam funcionários expostos a uma série de riscos e perigos. 

Por isso, é muito importante que todos os indivíduos no ambiente de trabalho usem equipamentos de proteção individual corretamente. E claro, façam treinamentos sobre o uso adequado regularmente.

Peças de vestuário e itens como óculos de proteção e luva PVC, são componentes essenciais de segurança. Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem estar bem ajustados e confortáveis.

Gostaria de saber a relevância desses produtos? Continue com a leitura para saber a função desses equipamentos essenciais!

Conheça tipos de equipamentos de proteção individual

Os EPIs podem ser categorizados com base no tipo de proteção oferecida por equipamento:

  • Respiratória: máscaras, que podem ser descartáveis, tecido ou com respirador;
  • Para os olhos: óculos, protetor facial e viseiras;
  • Auditiva: protetores auriculares e abafadores de ruídos;
  • Para as mãos: luvas e cremes de proteção;
  • Pés: calçados e botas;
  • Cabeça: capacete de segurança, bonés, capuzes, chapéus;
  • Para trabalhos em altura: talabarte e trava queda;
  • Proteção da pele: chapéus, creme contra queimaduras solares e roupas de mangas compridas com proteção contra raios solares.

Uma das melhores formas de evitar acidentes é com o treinamento adequado de funcionários. 

Toda oficina mecânica deve ter um programa formal de treinamento em segurança do trabalho. Para que funcionários recebam informações sobre uso de equipamentos de proteção, prevenção de riscos elétricos e gerenciamento de emergências.

Outros equipamentos de proteção individual são roupas descartáveis indicadas para manusear produtos químicos, realização de soldagem e pintura.

Ajuste equipamentos de segurança adequadamente

É vital que todos estejam usando equipamentos de segurança. Um passo importante para garantir que isso aconteça é certificar-se de que o EPI se encaixa confortavelmente. Dessa forma, funcionários não vão desanimar de usá-los. 

O conforto aumenta a produtividade durante o horário do expediente e também garante o funcionamento adequado dos equipamentos. Para que qualquer equipamento essencial funcione conforme projetado, precisam ser do tamanho certo e estar bem ajustados.

É preciso prestar atenção às instruções do fabricante em relação à manutenção e cuidados dos equipamentos de segurança. Isso não apenas garantirá que seus equipamentos estejam sempre nas melhores condições, mas também reduzirá enormemente o risco de mau funcionamento.

Faça a limpeza de todos os ambientes da oficina

Reparos e trocas de óleo são fluidos escorregadios presentes em oficinas mecânicas. O derramamento desses fluidos pode sujar a superfície do piso e aumentar o risco de acidentes como escorregões e quedas. 

Esses fluidos e produtos químicos no chão nunca devem ficar sem supervisão. É por isso que trabalhadores de oficina mecânica devem usar calçados antiderrapantes para evitar acidentes. 

Além disso, quando produtos químicos são deixados no chão, pode haver o risco de inalação e causar problemas respiratórios. Ou seja, todas as áreas da oficina devem estar limpas e organizadas. 

Sugerimos que ferramentas sejam colocadas em armários para evitar desordem nas passarelas.

Há possibilidade de riscos de acidentes em oficinas automotiva em diferentes áreas. Geralmente acontecem em tarefas manuais com máquinas pesadas, espaços confinados e manipulando substâncias perigosas. 

Medidas apropriadas precisam ser tomadas para evitar acidentes no trabalho. Equipamentos de segurança são imprescindíveis desde a entrada até a saída dos funcionários nas empresas.

Agora você já sabe sobre os principais equipamentos de segurança! Que tal aprender como montar um kit de ferramentas?

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário