5 ferramentas indispensáveis de se ter em casa

5 ferramentas indispensáveis de se ter em casa

Não tem jeito: todos precisamos de ferramentas para casa. Ocasionalmente temos de lidar com problemas em diferentes cômodos da residência: na sala, cozinha, banheiro ou na área de serviço. Por exemplo, quando estamos instalando o painel da televisão, consertando mesas, montando cadeiras ou armários.

Se tivermos essas peças em casa, podemos resolver contratempos de forma rápida e objetiva, sem estresse. Ter ferramentas no conforto de casa significa ter praticidade e facilidade para solucionar pendências.

Chega de incomodar seus vizinhos pedindo emprestado utensílios que são imprescindíveis de ter em casa — faça diferente! Saiba quais são as peças que não podem faltar na sua residência.

1. Comece com o alicate universal

Esta ferramenta é muito conhecida, sempre está próxima do martelo e da furadeira. Este utensílio pode ser utilizado de forma profissional e também de uso doméstico. O principal uso do alicate universal é para fazer reparos em cabos e isolamentos, pressionando, segurando e também cortando.

Jamais deve ser utilizado com um martelo para auxiliar em algum corte! Deve ser armazenado em locais limpos secos e de preferência numa maleta, para que não caia e sempre longe das crianças.

2. Invista também em outros tipos de alicate

Existem diferentes tipos de alicate e cada um tem uma função específica. O alicate de bico serve para rompimento de cabos, mas é usado principalmente em porcas pequenas ou locais delicados. 

Para a realização de serviços hidráulicos, temos o alicate bico de papagaio que serve para torcer porcas e consertar encanamentos.

Já o alicate rebitador é aproveitado para unir unidades e chapas de diferentes espessuras por um rebite. O alicate torquês que é utilizado em reformas na sala ou cozinha para cortes de pisos e azulejos. Esses são os principais tipos de alicate.

3. Adquira uma chave philips

É importante ter esses tipos de chave no conforto de nosso lar porque podem ser usadas em vários aparelhos. Esta ferramenta também é conhecida como fenda cruzada ou chave estrela.

Tem uma ponta fina, no formato de cone e é aproveitada para apertar e afrouxar parafusos em aparelhos e eletrodomésticos. Esta peça não pode faltar no seu kit de emergência, pois é um modelo muito utilizado em trabalhos domésticos. Para apertar um parafuso, apoie a chave e faça movimentos no sentido horário.

4. Não se esqueça do martelo

O martelo é um tipo de ferramenta manual bastante utilizado em trabalhos domésticos, principalmente os artesanais. O tipo mais comum de martelo é o martelo de orelha. É empregado em ambiente doméstico, industrial, de construção civil e carpintaria.

As principais funções do martelo são pregar, amassar e retirar pregos. Com este utensílio conseguimos, por exemplo, pregar quadros na parede e consertar itens de madeira, como portas e gavetas. Esta ferramenta não pode faltar.

5. Compre também uma trena 

Esta peça é uma régua flexível com marcações lineares utilizada para medir distâncias A função da trena é de medir móveis, paredes, cabos, até metros quadrados de cômodos grandes e ambientes completos.

É uma ferramenta econômica e bastante útil, utilizada por engenheiros, pedreiros e mestres. Basta prender a trena onde você quer medir e levar a fita até a outra extremidade, evitando problemas de cálculo na sua obra.

Esse grupo de ferramentas é só o pontapé inicial para montar uma bela caixa de instrumentos e utensílios importantes para seu lar. Você pode comprar aos poucos e acrescentar uma ferramenta nova a cada mês — e em pouco tempo vai ter um kit incrível em casa!

E aí, gostou do nosso texto? Que tal compartilhar o post com os seus amigos nas suas redes sociais? Eles vão gostar de saber mais sobre o assunto.

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade