Parafusos Espanados: 5 técnicas fáceis com a Casa do Soldador!

Parafusos Espanados: 5 técnicas fáceis com a Casa do Soldador!

Parafusos espanados são sempre trabalhosos de serem retirados. E não adianta força, viu? O melhor mesmo é ter paciência e fazer uso de técnicas que realmente funcionem, sem que o móvel ou equipamento seja danificado no processo de soltura.

Você sabe como tirar parafusos espanados de forma fácil e sem causar danos ao produto que estão parafusando? Caso a resposta seja não, seus problemas acabaram! Nós, do blog da Casa do Soldador, elaboramos um passo a passo que vai te ajudar com esse probleminha!

Continue navegando com a gente e conheça 5 técnicas infalíveis para retirar parafusos espanados sem nenhum tipo de dor de cabeça!

5 formas de retirar parafusos espanados

Parafusos espanados são aqueles que ficam gastos com o tempo ou com aplicação de muita força na ação de rosqueá-los. É no momento de apertá-los que costumamos não ter cuidado e acabamos deixando a abertura – em que é colocada a chave de fenda ou phillips – completamente gasta e sem encaixe apropriado para retirada da peça.

Além da falta de cuidado no momento da colocação, também tendemos a ficar sem paciência quando o parafuso não sai conforme o previsto e demonstra dificuldade de retirada. É aí que cometemos o erro de aplicar força excessiva e acabamos espanando a cabeça do parafuso.

Até aí tudo bem! Se colocarmos um parafuso que nunca mais precisará ser retirado, logo não haverá transtornos por conta dele estar espanado. Ou, caso você tenha uma parafusadeira, tanto a aplicação quanto a retirada ficam muito mais fáceis! Contudo, quando precisamos tirá-los de forma prática é que o problema começa a acontecer!

Pensando nisso, nós consultamos nosso time de especialistas e conseguimos estabelecer dicas sensacionais para retirar parafusos espanados sem dificuldade. Confira na sequência!

1 . Elástico é uma boa ideia

Antes de perder a paciência e começar a ficar estressado por um parafuso que insiste em permanecer imóvel, que tal usar um elástico para facilitar a soltura da peça? É isso mesmo! Elásticos de dinheiro ou até mesmo de roupas podem facilitar e muito a saída do parafuso, dando apoio para que a chave de fenda ou phillips faça o serviço!

Para executar essa dica de forma adequada, insira o elástico na cabeça do parafuso e depois coloque a ferramenta usada para desrosqueá-lo sob a abertura tampada. Faça o movimento de retirada e tente perceber se o parafuso está saindo. Caso você não tenha elástico em casa, usar um pouco de lã no local também dá certo!

2 . Um alicate pode te ajudar

Essa dica funciona somente se o parafuso não estiver totalmente enterrado no produto ao qual deseja soltá-lo. Caso esse seja o seu caso, você pode fazer uso de um alicate comum e ir – aos poucos – desapertando-o até que ele se solte completamente do material ao qual está preso.

Ah, para tornar essa dica ainda mais eficiente, você pode soltar o que conseguir do parafuso com a técnica do elástico e terminar a soltura com o alicate. Fica muito mais fácil e garante que a cabeça não seja quebrada enquanto você efetua os movimentos necessários!

3 . Que tal escolher outra chave?

Caso o parafuso que você deseje retirar possua cabeça com abertura para chave Phillips, você pode tentar soltá-lo usando uma chave de fenda lisa. Como ela possui uma ponta chanfrada única – enquanto a chave phillips possui formato de “x” – fica fácil colocá-la nos espaços menos espanados.

Além disso, você também pode combinar essa técnica com a primeira e ter ainda mais sucesso. Ah, tente também incluir um pinguinho de óleo enquanto solta o parafuso, assim será muito mais tranquilo fazer com que ele saia sem danificar a superfície.

 

4 . Martelo também é bem-vindo

Caso nenhuma dessas atitudes sejam suficientes para retirar o parafuso, você também pode usar um martelo para tentar retirá-lo. Nesse caso, certifique-se que ao fazer a retirada você não estará danificando o produto em que ele encontra-se preso.

Para fazer a manobra, é preciso que você coloque uma chave de fenda ou phillips em contato com a cabeça do parafuso e bata na cabeça da ferramenta, fazendo com que ela funcione como uma alavanca.

Lembre-se, esse movimento poderá danificar a superfície do produto ou equipamento. Por tanto, use-a somente quando as outras alternativas não funcionarem, certo?

5 . Tem furadeira? Use-a!

O bom da tecnologia é que sempre podemos usá-la ao nosso favor, concorda? Você possui uma furadeira elétrica? Que tal colocá-la para trabalhar nessa função? Com a ferramenta, é possível fazer uma perfuração na cabeça do parafuso, facilitando a entrada da chave de fenda mais profundamente.

Assim você consegue maior aderência no parafuso, facilitando o movimento de desrosquear. Contudo, cuidado! É importante escolher uma broca específica para metais, além de ter cautela para não fazer o furo de forma inadequada, e assim acabar deixando ainda mais difícil a retirada do parafuso.

Agora, caso você ainda não tenha essa potente ferramenta na sua casa e deseja adquirir uma, aqui no blog nós temos um post que pode te ajudar! Passe por lá depois e conheça as melhores marcas de furadeiras elétricas do mercado. Vale a pena, viu?

Com essas técnicas fica fácil resolver o problema e não acabar perdendo o parafuso junto com a paciência, concorda? O melhor é que todas elas podem ser executadas com coisas que temos em casa!

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Casa do Soldador temos textos sobre temas como curiosidades técnicas, dicas de produtos e passo a passo super fáceis e instrutivos!

Continue navegando por aqui e dê uma passadinha pelo nosso texto sobre 3 acessórios essenciais para manutenções domésticas. Te vejo por lá!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade