Conheça as características de uma boa máquina de solda

Conheça as características de uma boa máquina de solda

As máquinas de solda são muito populares nas indústrias metalúrgicas, oficinas mecânicas e outros estabelecimentos. Também são úteis em casa.

A função dessa máquina é unir, de forma definitiva, peças de metal e mesmo de outros materiais usando calor, fusão e aquecimento ou por deformação.

Há diferentes modelos de máquina de solda. Devemos analisar as características gerais da máquina para entender qual será a melhor opção. 

Mas também não podemos nos esquecer sobre qual será o objetivo, ou seja, para qual finalidade a estamos usando. A seguir, mostraremos as características de uma boa máquina de solda!

A voltagem da máquina de solda

Compreender a voltagem é da máxima importância para a escolha. Ainda que alguns equipamentos de soldagem possam ter um preço mais alto, o custo-benefício compensa.

Considere o tipo de material que será soldado e os aspectos específicos da soldagem. Caso a operação precise de corrente superior a 250 A, você pode escolher um transformador de correntes alternadas. 

Outro ponto a avaliar é a dissipação calorífica. A depender do material, a zona de solda poderá ser elevada, o que tende a exigir correntes mais altas.

A velocidade de soldagem

A velocidade da máquina de solda está condicionada à classe do eletrodo, ao diâmetro de sua alma e à corrente de soldagem. 

Também são relevantes pontos como a geometria da junta, a precisão na montagem das peças, a especificação do metal-base.

A velocidade não depende da tensão elétrica, mas é diretamente proporcional à intensidade da corrente — uma máquina com corrente mais intensa é mais rápida.

Claro que, para trabalhos caseiros, a velocidade pode não ser um critério decisivo na hora de comprar. 

A penetração da solda

A penetração da solda é um critério relevante. Ela influi na resistência mecânica da estrutura da junta. A propriedade do fluxo ou fundente, a tensão da soldagem, a polaridade, a velocidade são exemplos de elementos que influem na penetração.

A corrente também é decisiva. Quanto maior a corrente, maior será a penetração. Quando não for preciso uma grande penetração, podemos aplicar a polaridade direta e assim uma maior velocidade de deposição. Como já dissemos, a finalidade de uso sempre será um diferencial ao avaliar as características da máquina. 

Os tipos de máquina de solda

Existem diferentes tipos de equipamentos de soldagem. É importante conhecê-los, já que suas características diferem entre si:

Máquina de solda com eletrodos revestidos (MMA)

São os equipamentos de soldagem mais tradicionais. Seu funcionamento é à base de transformador e são os mais baratos. 

Devido à posição do núcleo, a corrente é alternada e eles podem ser integrados a um cabeçote TIG, mas isso requer mais custos.

MMAs são robustas e resistentes a defeitos. Mas são pesadas, geram mais escórias e não têm tanta flexibilidade nas aplicações. 

Inversora de solda

A inversora de solda se assemelha, em alguns pontos, à MMA. Porém, ela é formada por circuitos eletrônicos que geram corrente contínua. 

Além disso, são mais leves e podem pesar somente 2,5 kg, o que permite que sejam transportadas e operadas a tiracolo. 

Por outro lado, são mais sensíveis, sendo importante evitar quedas e impactos mais violentos. 

Máquina de solda MIG/MAG

Os equipamentos de soldagem MIG/MAG se caracterizam por acessar locais muito difíceis. Estão conquistando um espaço cada vez maior no mercado porque melhoram bastante a produtividade nos trabalhos industriais. O acabamento pós-solda não é necessário nesse processo.

Se a finalidade é aplicar solda em metais ferroso frágeis, a máquina de solda MIG/MAG é uma boa opção. 

Há diferentes marcas de MIG/MAG: 

  • Vonder;
  • Fronius;
  • Esab;
  • B8 Brasil;
  • Balmer;
  • Smarter.

Máquina de solda a plasma

A máquina de solda a plasma é indicada para o corte de chapas de aço carbono, alumínio, inox e outros metais. São versáteis e de fácil operação. 

Agora você está mais apto a escolher uma boa máquina de solda porque está ciente de suas principais características. 

Se você gostou de nossa explanação, aproveite para conferir outros conteúdos gratuitos. Basta assinar nossa newsletter, um processo que leva somente alguns segundos!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade