Como escolher uma boa pistola para pintura

Não importa se você trabalha com isso, se deseja fazer uma reforma em casa ou se gosta de realizar trabalhos manuais, uma boa pistola para pintura pode facilitar bastante seu trabalho e ainda garantir um resultado muito melhor. 

Entretanto, existem tantas opções diferentes no mercado que tomar a melhor decisão pode ser uma tarefa desafiadora. E como nós adoramos solucionar problemas, criamos esse conteúdo com algumas dicas que vão ajudar muito na hora da sua escolha. Continue lendo e confira. 

Entenda o que é uma pistola para pintura 

Esse é um equipamento muito prático para quem precisa pintar objetos e espaços maiores, pois permite a pintura através da pulverização. Utilizar esse método garante um resultado mais homogêneo e ainda poupa você de todo o trabalho e de toda a sujeira de usar o pincel e o rolo. 

Sendo assim, uma pistola para pintura é essencial para quem trabalha com construção civil e com trabalhos artesanais com folhas de flandres e lanternagem, por exemplo. 

Ela evita desperdícios, poupa seu tempo e ainda garante um resultado com mais qualidade. E quanto melhor a pistola, mais preciso e eficiente será o trabalho. 

Saiba como escolher o melhor equipamento

Para obter o melhor resultado você precisa entender suas necessidades e encontrar o equipamento que se adapte melhor a elas. Veja abaixo alguns critérios bem relevantes na hora da escolha. 

Posicionamento da tinta 

Existem muitos modelos diferentes de pistolas para pintura. Dentre eles, os mais usados pelos profissionais são a pistola de sucção e a pistola gravitacional. O que difere uma da outra é a posição da tinta. No primeiro caso, ela fica na parte de baixo e, no segundo caso, na parte de cima.  

Embora o resultado seja muito semelhante, essa diferença é importante na hora de escolher o tipo de tinta a ser utilizada. Além disso, no caso dos modelos por sucção, você precisa se certificar de que a bomba é forte o suficiente para puxar o produto até o final, evitando desperdícios. 

Tipo de compressão 

A pistola com compressor é composta por um tanque que pressuriza a tinta antes da dispersão. Nos modelos convencionais, o desperdício de tinta é maior, já que o produto acaba sendo pulverizado em uma nuvem. Isso também atrapalha serviços que precisem de uma maior precisão. 

Já o modelo HVLP, sigla em inglês para Alto Volume e Baixa Pressão de Ar, são mais econômicas. Como o volume de ar é maior do que a pressão, elas diminuem bastante as nuvens de tinta e aproveitam melhor o produto. Nesse caso, opte por compressores de baixa pressão e reservatórios maiores para manter a eficiência. 

Volume de tinta 

Elas também podem se diferenciar pelo consumo de tinta. Há modelos menos eficientes e com baixo consumo, até 130g por minuto. Existem também os equipamentos de médio consumo, até 230g por minuto; e de alto consumo, consideradas as mais eficientes, acima de 230g por minuto. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de pistolas para pintura, precisa entender qual é o tipo de trabalho, as tintas que deseja utilizar e seu objetivo com o projeto. 

A partir daí, você vai ter mais elementos para tomar uma boa decisão na hora de comprar seus equipamentos para pintura.

Essas informações foram úteis para você? Então aproveite que já está aqui e siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para ter acesso a muitas outras informações muito interessantes. 

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário