O que analisar ao comprar uma fechadura

O que analisar ao comprar uma fechadura

As fechaduras são dispositivos fundamentais para garantir a segurança nos imóveis. Elas permitem e também impedem o acesso de pessoas a determinados locais.  As fechaduras são importantes em qualquer tipo de imóvel, seja residencial, seja comercial. E, para não errarmos na escolha, devemos analisar alguns critérios. Confira o que é importante considerar ao comprar uma fechadura!

Considere uma fechadura de segurança

Há muitos modelos de fechadura à venda. Você deve escolher, prioritariamente, uma fechadura de segurança, isto é, uma que ofereça proteção efetiva contra arrombamentos. Para isso, escolha aquela que apresenta mais durabilidade e resistência. 

Existem modelos mais sofisticados, que garantem uma maior segurança, principalmente se for usada na porta da frente. 

É o caso da fechadura elétrica, que pode ser usada em casas e condomínios, entre outros locais.

A fechadura elétrica pode ser instalada em portas e portões não vazados que abrem para dentro ou para fora. Mas não é indicada para ambientes com tráfego intenso.

Analise o tráfego de pessoas

Todas as fechaduras apresentam informações na embalagem. Entre essas informações, a questão do tráfego é considerada como importante para definir a qualidade do item. 

O tráfego está relacionado à quantidade de vezes em que a porta pode ser fechada ou aberta. Isso ajuda a determinar o tempo médio para que o produto se desgaste. 

Os níveis de desgaste são classificados em: 

  • Leve;
  • Moderado;
  • Alto. 

Confira se a fechadura resiste à corrosão

Um dos grandes vilões que prejudicam os metais é a oxidação, a popular ferrugem. Nesse caso, é importante analisar o lugar em que a fechadura vai ficar.

Se ficar exposta ao tempo, as chances de sofrer corrosão aumentam. Em lugares onde existe maresia, essas chances são maiores ainda.

O material de que é feita a fechadura também influi. As peças de alumínios apresentam uma resistência satisfatória em geral. 

Outra dica é comprar as fechaduras com espelhos em aço inox. O aço inoxidável é uma antiga invenção tecnológica que continua se aperfeiçoando nos dias de hoje.

Conheça os tipos de fechadura

Também é importante conhecer os modelos de fechadura de segurança. Assim, não comprará enganado. Vejamos alguns tipos de fechadura:

Fechaduras externas

Também são chamadas “fechaduras de entrada”. São os tipos que devem ser usados na porta de entrada. Os modelos dispõem de cilindros de segurança reforçados, que são dispositivos que permitem o fechamento/abertura da porta por meio da chave. 

Cada fechadura externa conta com duas maçanetas, o que possibilita o fechamento por dentro e por fora. 

Há fechaduras externas que apresentam algum tipo de trava, que é ativada quando a porta é trancada. 

Como ficam mais visíveis, o apelo estético delas é maior e, por isso, existem modelos com acabamentos diferenciados (polido, cromado). 

Fechaduras internas

As fechaduras internas são instaladas na parte interna do imóvel. Por isso, não precisam de um sistema caprichado de segurança. 

Elas também têm apelo estético, pois contribuem para deixar o ambiente mais bonito (há modelos cromados, latonados, polidos, escovados e até oxidados).

Fechaduras tetra

A fechadura tetra é usada como sistema auxiliar de segurança. Fica sobre a fechadura principal. 

As chaves dispõem de quatro filetes de dentes. O material usado é o aço inox. Por garantir uma maior segurança, esse tipo é recomendado para as portas de entrada que permitem acessar a área externa do imóvel. 

Fechaduras elétricas

A fechadura elétrica é mais recomendada para portões externos, sendo muito usada em prédios. Ela é ativada através de um botão que, geralmente, é comandado por um porteiro ou pelo próprio morador, depois que o visitante se identifica usando o interfone.

Outros tipos de fechadura

Há também tipos de fechaduras para portas específicas, como:

  • Porta de correr;
  • Porta de enrolar.

Esperamos que, com essas dicas, você consiga comprar com segurança a melhor fechadura para sua casa ou empresa. Lembre-se de que há várias marcas de fechadura e escolher uma marca boa também é um grande diferencial!

Nada melhor que cuidarmos de nossa segurança, certo? Não fique desatualizado! Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdo relevante diretamente em seu e-mail.

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade