Entenda a necessidade do uso do protetor auricular

Entenda a necessidade do uso do protetor auricular

Quando se trata de audição, precisamos entender que é um sentido delicado. O problema é que, geralmente, quando você percebe que existe um problema, é tarde demais. Pessoas que não cuidam dos ouvidos têm mais chances de sofrer de problemas auditivos em algum momento da vida.

Embora a idade avançada seja a causa comum de problemas auditivos, outro motivo é a exposição a ruídos. A perda auditiva induzida por ruídos é um tipo incrivelmente comum de perda auditiva, causada pela exposição a sons tão altos que causam danos e prejuízos. 

Está considerando o uso do protetor auricular? Continue por aqui e saiba a importância desse dispositivo!

Proteção auditiva no ambiente de trabalho

Quão alto deve ser o ruído para prejudicar a audição de um profissional? A perda auditiva pode ocorrer quando o indivíduo é exposto a 85 decibéis de ruído durante 8 horas em média. Conversas normais ocorrem normalmente a 60 decibéis, bem abaixo do limite de perda auditiva. 

Lembra de ter usado fones de ouvido para ouvir música alta? Essa música provavelmente estava tocando no volume máximo, que muitas vezes registram altos decibéis. Mas aqui está o problema. A cada aumento de poucos decibéis além da média permitida, a perda auditiva pode ocorrer ainda mais rápido. 

Após os níveis de ruído excederem 100 decibéis, a pessoa pode sofrer danos auditivos em poucos minutos. Quanto mais alto o ruído, mais rápida ocorre a perda auditiva. Por isso a necessidade de investir em protetor auditivo.

Níveis de ruídos no ambiente de trabalho

Algumas ferramentas de mecânicas costumam causar muito barulho. Por exemplo, compressores de ar, furadeiras e serras elétricas. Alguns minutos com ruídos contínuos desses utensílios pode causar um enorme problema para os trabalhadores, como a perda auditiva.

Uma maneira de descobrir se os níveis de ruído estão elevados, é reconhecendo se os funcionários estão reclamando da intensidade. Ou se eles estão com dificuldades de falar ou ouvir.

A única maneira de saber os níveis exatos de ruídos é realizando monitoramento de utilizando equipamento especializado. É fundamental que empresas invistam em equipamentos de proteção individual para cuidar da saúde auditiva dos trabalhadores.

Importância do protetor auricular no ambiente de trabalho

A melhor proteção que podemos fornecer é eliminar o perigo. Ou seja, eliminando a necessidade de trabalhar com ferramentas ou em ambientes que criam essas exposições a ruído. Porém, isso nem sempre é possível. Mas seria interessante estudar para reduzir os níveis de ruído aos quais os funcionários estão expostos. 

É imprescindível que empresas e fábricas adotem o uso de equipamentos de proteção, como protetor auricular concha, para funcionários. Os abafadores de ruídos podem reduzir a exposição a ruídos, fornecendo proteção contra a perda auditiva. Esses abafadores fornecem a maior proteção, desde que sejam inseridos corretamente. 

Portanto, os funcionários precisam ser treinados para usá-los corretamente quando necessário. Os protetores auriculares também reduzem a exposição em decibéis, embora não tanto quanto os abafadores de ruídos. Os protetores são mais fáceis de usar corretamente, por isso é o preferido dos trabalhadores.

É essencial lembrar que a proteção auricular é mais importante em certas profissões do que outras. Em alguns trabalhos é desnecessário, mas em outros é fundamental. Por exemplo, engenheiros de fábrica, músicos, trabalhadores de construção civil e aeroportos. O importante é sempre tomar medidas para proteger a audição dos funcionários.

Gostou de saber sobre esse equipamento de proteção? Para saber das próximas atualizações, siga a gente no Instagram e no Facebook!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade