Equipamentos de segurança: proteção durante suas manutenções em casa

Sabemos que para qualquer reparo no ambiente domiciliar é preciso utilizar equipamento de proteção. Esses acessórios de segurança garantem conforto e protegem a saúde das pessoas que estiverem fazendo essas tarefas. 

Seja para consertar uma simples tomada ou chuveiro elétrico, devemos estar a postos com os itens apropriados.

Caso contrário, aumentam as chances de ferimentos leves e graves. Por isso, é imprescindível seguir precauções com precisão e jamais abrir mão dos cuidados essenciais. Afinal, quando estamos fazendo manutenções em casa, desejamos preservar todo o espaço, não arranjar mais problemas.

Está pensando em fazer manutenção em casa? Preste atenção aos equipamentos que não podem faltar na sua lista!

Capacete de proteção: mais segurança para a cabeça 

Para manutenções que envolvem edifícios de dois andares, capacetes costumam ser a primeira coisa que vem à mente. Eles oferecem proteção para nossas cabeças contra detritos, poeira ou entulho acumulado. Dependendo do tipo de trabalho a ser feito, escolha um capacete funcional e confortável

O capacete é projetado com parte superior ventilada, aba interna e faixa lavável, além de garantir segurança para o usuário. Esse equipamento também possui um forro interno para proteger a cabeça de impactos consideráveis. 

O design simples é adequado para todos os gêneros e é compatível outros equipamentos de proteção individual.

Óculos de proteção: visão protegida pelo equipamento de proteção

Muitas vezes esquecidos, mas óculos de segurança são de extrema importância. Nossos olhos são muito sensíveis e devem ser protegidos o tempo todo. 

Ou seja, esse acessório de proteção é um item crucial para qualquer pessoa diretamente envolvida na reforma, soldagem ou outros projetos técnicos. Seja experiente em manutenções ou não. 

Óculos de segurança são obrigatórios e ajudam a proteger os olhos contra poeira, reflexos e arranhões acidentais. Mesmo que indivíduos já usem óculos ou lente, devem utilizar esse equipamento de proteção

Para maior proteção, invista em óculos com revestimento antiembaçante e resistente a arranhões. Além disso, a faixa elástica facilita o encaixe em diferentes pessoas. 

Abafador de ruído: proteção contra poluição sonora

Outro problema é a poluição sonora que ocorre durante a execução de um projeto. Mesmo com o máximo cuidado, perfurar, serrar e outros ajustes certamente vão produzir ruídos altos. 

É recomendado que proprietários de casas realizem manutenções e reparos durante o dia, para reduzir o barulho. Também é importante alertar os vizinhos antes de prosseguir com o projeto.

Ruídos altos podem causar danos a longo prazo à nossa audição. Portanto, é recomendável utilizar um par de protetor de ouvido para proteger a audição em todos os momentos. Afinal, não queremos que nossa audição fique prejudicada, mesmo se a manutenção for rápida, devemos utilizar o equipamento. 

Embora possa parecer desnecessário no início, uso prolongado e proximidade de manutenções altas sem proteção auditiva são muito perigosas. Evite trabalhar sem protetor de ouvido para cuidar da sua saúde.

Quando pessoas sabem fazer reparos, geralmente ignoram procedimentos de segurança. Acontece que equipamento de proteção individual deve ser usado por todos. 

Não temos capacidade de prever um acidente, por isso, devemos priorizar a segurança durante o trabalho. Embora esses acessórios possam não proteger totalmente um indivíduo de acidentes, é mais seguro estar equipado do que sem eles.

O bem-estar de todos depende da informação sobre uso correto desses equipamentos. Aproveite que está no blog e compartilhe a postagem nas redes sociais!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

Deixe um comentário