Como Usar Ferro de Solda: 8 Dicas da Casa do Soldador

Como Usar Ferro de Solda: 8 Dicas da Casa do Soldador

Os diferentes tipos de solda são extremamente úteis em diversas trabalho que fazem uso dessa tecnologia. O ferro de solda vem como uma opção mais prática e extremamente precisa para quem trabalha com eletrônicos e arduinos. Saber como usar o ferro de solda é imprescindível para o profissional que deseja entregar um bom serviço nessa área!

Pensando nisso, a Casa do Soldador preparou um post completo com dicas para te ajudar a realizar uma soldagem de qualidade com seu ferro de solda. Continue a leitura e confira todas as informações!

1- Utilize os equipamentos corretos

Mesmo sendo um processo menor, a soldagem com ferro de solda ainda exige muita atenção e preparação. Como os componentes que serão soldados normalmente são bem pequenos, o usuário se aproxima bastante para realizar o serviço. Por isso, é recomendado sempre estar com um óculos de proteção na hora da soldagem.

Outro item indispensável para sua segurança é o suporte para o ferro de solda. Esse equipamento consegue ultrapassar facilmente a marca de 240 graus. Por isso, o uso do suporte é útil tanto para evitar acidentes perigosos quanto para que o ferro não acabe danificando algum item sobre a mesa.

Equipamentos eletrônicos, ferramentas e ferro de solda

2- Mantenha a ventilação do local

O arame utilizado para unir as partes é feito com estanho e chumbo, o que torna a fumaça um problema para nossa saúde. Evite esse problema trabalhando em um lugar bem ventilado. Mas atenção, apontar um ventilador diretamente para sua mesa de trabalho não é interessante.

Essa corrente de ar pode acabar atrapalhando a soldagem, fazendo com que seja preciso reiniciar o processo. Se quiser mais dicas sobre organização, acesse nosso post sobre como organizar ferramentas. Elas vão te ajudar a deixar tudo arrumadinho mesmo com pouco espaço!

Ferro de solda soldando fios

3- Se atente a voltagem do equipamento

A voltagem da sua máquina irá definir sua potencia. Essa voltagem varia entre 15 e 60W e impacta diretamente o tempo que você precisa esperar para começar a usar seu ferro de solda. Os aparelho até 20W são ideais para soldar componentes menores, como transistores e circuitos.

Já os modelos com 30 a 45W são mais versáteis e podem ser usados nas mais diversas situações de soldagem. Dependendo do material será preciso esperar bastante para realizar a solda. Quem precisa de agilidade na soldagem de fios mais grossos pode contar com os ferros de solda com voltagem entre 45 e 60W, que em alguns casos unem até arames.

Ferro de solda soldando metais

4- Tenha sempre um sugador de solda

As vezes as coisas não saem como esperamos certo? O bom profissional está preparado para qualquer situação! Por isso, tenha sempre por perto um sugador de solda. Com esse aparelho você pode sugar a solda que não saiu como esperado, precisando apenas derretê-la novamente com o ferro de solda.

Para saber se a soldagem ocorreu com sucesso, verifique se a cor dela ficou brilhante depois da secagem. Caso a tonalidade seja mais opaca, quer dizer que o estanho não derreteu corretamente e ficou frágil. Esse estado recebe o nome de solda fria. Lembre-se de nunca soprar a solda, é preciso esperar que ela esfrie naturalmente.

Sugador de solda

5- Cuidado com curto-circuito

Se a solda ficar muito grande, ela pode se conectar a outras partes da peça. Isso pode acabar gerando um curto-circuito posteriormente, o que não é nem um pouco interessante. Por isso, sempre que for necessário, derreta a soldagem com o sugador e reinicie o processo para garantir um serviço de qualidade!

Ferro de solda unindo elementos metálicos

6- Atenção redobrada na primeira vez

Vai utilizar o ferro de solda pela primeira vez? Se atente para manusear corretamente seu equipamento e coloque um pouco de estanho na ponta do ferro. Você pode fazer isso derretendo levemente o araminho e, de quebra, ainda verifica se a temperatura já chegou no ponto ideal.

Ah, nunca esqueça de lavar bem as mãos depois de realizar o trabalho. Assim você retira qualquer substância ou resíduo perigoso da sua pele. Mais alguns cuidados como não comer no local e bloquear o acesso para crianças e pets também são recomendados.

Ferro de solda soldando peças em metal

7- Sempre deixe seu ferro de solda limpo

Limpar o ferro de solda após o uso é uma prática que deve ser internalizada. Isso porque a prática prolonga a vida útil do equipamento e ainda facilita o próximo uso. Existem buchas específicas para a limpeza do ferro, elas podem ser a seco ou vegetal com umidade.

A estação de solda é uma ótima opção para quem deseja praticidade e qualidade no serviço. Ela acompanha um controlador para a temperatura do ferro e ainda vem com outras ferramentas úteis, como o suporte e a bucha para a limpeza.

Close em ferro de solda limpo

8- Observe a necessidade do seu serviço

A variedade em ferros de solda no mercado é muito grande. Os modelos variam em potencia, design e tipo de ponta para oferecer o melhor resultado em diferentes aspectos. Na hora de adquirir um novo ferro de solda observe esses detalhes para fazer uma escolha mais assertiva.

Homem usando ferro de solda

A Casa do Soldador separou os 10 melhores ferros de solda para agilizar sua escolha. Acesse nosso conteúdo e confira os detalhes de cada modelo, um deles com certeza é o melhor para você!

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender como utilizar seu ferro de solda da melhor forma. Continue acompanhando nosso blog para receber muitas outras dicas como essas!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade