Corrente de motosserra: conheças os tipos e aplicações

A corrente de motosserra é o item que atua diretamente no corte da madeira, assim, ela precisa estar bem lubrificada, afiada e com a tensão adequada para entregar um serviço de qualidade.

Existem outros fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor corrente para seu tipo de motosserra. Entre eles, a bitola e a quantidade de elos de acionamento.

Se você ainda tem dúvidas sobre esses elementos, veio ao lugar certo. Neste conteúdo, você vai conferir como escolher a corrente certa e ter uma motosserra com ótima eficiência.

O que é e para que serve a corrente de motosserra?

A corrente é a parte da motosserra que faz o corte de galhos, troncos e toras de madeira. Para que ela faça seu serviço da melhor maneira possível, é importante realizar a manutenção de acordo com as orientações do fabricante.

Dessa forma, suas principais funções são:

  • Transmitir o torque do equipamento;
  • Propagar a tensão para o corte;
  • Separar as fibras de madeira;
  • Transportar a serragem para a parte externa do tronco.

Assim, as correntes de motosserra podem ser classificadas pela função de seus dentes, que podem ter formato arredondado, meio cinzel ou semiquadrados. A aplicação de cada um deles depende da qualidade do corte desejado.

Confira como utilizar o óleo para lubrificar a corrente de motosserra de forma adequada.

Quais são os tipos de correntes de motosserra?

No geral, as correntes de motosserra apresentam três formas: a cinzel completo, meio cinzel (semicinzel) e o tipo picador.

Confira mais sobre os tipos de corrente de motosserra em relação ao tipo de corte.

Corrente de cinzel completo

A corrente cinzel completo tem a habilidade de realizar a divisão das fibras de madeira, fazendo com que o corte aconteça de forma rápida e com ótima eficiência.

Corrente semicinzel

A corrente semicinzel é a mais indicada para cortes de madeira dura ou congelada. Ela ainda é a mais indicada para realizar cortes em troncos sujos nos quais outros tipos de corrente perderiam a efetividade.

O corte ligeiramente arredondado dos cantos da cortadora faz com que ela mantenha a eficiência para esse tipo de corte por mais tempo.

Corrente picadora

A corrente picadora apresenta uma extremidade de trabalho em formato arredondado e uniforme. Porém, é bastante semelhante a corrente semicinzel.

Como identificar a melhor corrente de motosserra?

As partes da corrente da motosserra são divididas em quatro elementos: o calibre, o passo, a sequência e o tipo de cortador. Conhecendo esses elementos, você tem mais chance de adquirir o melhor tipo de corrente para seu tipo de motosserra.

Calibre

O calibre da corrente é determinado pela espessura do elo de tração para realizar o encaixe ideal com o sulco da barra. Por isso, o calibre da corrente e o calibre da barra devem ser compatíveis.

Passo da corrente

O passo da corrente é a distância entre 3 rebites consecutivos dividido por dois. Essa medida é importante, já que a coroa deve ter o mesmo valor de passo que a corrente.

Para descobrir o passo da corrente da sua motosserra, basta identificar a numeração gravada no elo de acionamento da peça.

Sequência da corrente

A sequência é a configuração de posicionamento dos elos de corte na corrente. Dessa forma, o alinhamento padrão é aquele em que os elos de corte são posicionados de forma linear.

Já o semi-skip e skip, apresentam alternância entre elos de corte e elo sem corte. Uma informação importante é que quanto maior essa alternância for, maior terá de ser o comprimento do sabre.

Tipos de cortador

Os tipos de cortador na corrente de motosserra são quatro: o redondo, semi-quadrado, chanfro-quadrado e micro-quadrado.

No geral, os tipos de cortador com perfil quadrado realizam cortes mais rápidos e eficientes.

Como saber o comprimento ideal da corrente para motosserra?

O tamanho da corrente da motosserra corresponde ao número de elos de tração dela. Ele pode ser identificado junto ao número da corrente, logo após da informação do tipo de corrente.

Além disso, o número de elos de tração também indica o tamanho da barra de corte que varia de fabricante para fabricante.

Como saber o tamanho da barra para a corrente?

O tamanho da barra é representado pelo comprimento da área de corte. Ou seja, não é o tamanho total do sabre. Assim, ela é medida em polegadas, sendo uma medida aproximada entre a área arrendondada e o início da área de corte.

A relação entre o sabre e o calibre da corrente é fundamental para o bom funcionamento do equipamento. Dessa forma, o tamanho da ranhura do sabre e o calibre do elo devem ser compatíveis.

Então, antes de realizar uma compra de corrente, ou mesmo de um sabre para motosserra, não deixe de verificar o tipo de corrente que você precisa. Em caso de dúvidas, consulte pessoal especializado e tire todas as suas dúvidas.

Aproveite para conhecer os melhores modelos de motosserra profissionais com indicações de equipamentos que vão atender perfeitamente suas necessidades.

Espero que essas informações sejam muito úteis para você!

Até o próximo conteúdo!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

2 comentários em “Corrente de motosserra: conheças os tipos e aplicações”

  1. Boa noite
    Preciso da corrente para retirar tábuas de toras de madeira
    Minha moto serra é Brudden MB 620
    Vocês trabalham com essa marca e modelo de corrente? Obrigada

    Responder

Deixe um comentário