Instalar uma tomada corretamente não exige apenas ferramentas manuais adequadas, mas também alguns cuidados simples que irão garantir eficiência no processo e evitar que retrabalhos sejam necessários. Mesmo sendo uma instalação simples, não queremos perder muito tempo de nosso dia nisso, certo?
Fique tranquilo(a) que a Casa do Soldador preparou um guia completo e sem aqueles termos difíceis para te ajudar a instalar sua tomada. Também vamos dar dicas para realizar a instalação de interruptores no seu lar, continue lendo e confira tudo!
O que preciso para instalar uma tomada?
Antes de colocarmos a mão na massa, é preciso ter certeza de que tudo que você vai precisar está por perto. Dessa forma, evitamos paradas no meio do processo, o que garante mais segurança para todos os moradores e promove uma instalação segura e eficaz.
Quem possui um kit com as principais ferramentas para eletricista já vai estar bem servido na hora de colocar uma tomada na parede. Se esse não for o seu caso, procure uma chave de fenda e um alicate para realizar o serviço. Lembre-se que o alicate precisa oferecer tanto a capacidade de enrolar quanto de desencapar o fio.
O conjunto adequado de tomadas e acessórios também é indispensável e deve ser escolhido de acordo com o resultado que você deseja no ambiente, voltagem e com as medidas do local de instalação. Se você for mais experiente e analisou que os fios precisam ser trocados, procure sempre opções que seguem o padrão brasileiro de regulamentação.
Tudo pronto? Então vamos ao passo a passo!
1- Comece desligando a energia, sempre!
Desligue a chave geral e certifique-se de que a energia não está mais chegando. Se tiver um amperímetro em posse, não hesite em usá-lo para ter certeza de que não existe voltagem na tomada. Outros cuidados importantes e que irão garantir sua segurança estão elencados logo abaixo, veja:
- Não realize o serviço com pressa, separe um tempo para isso;
- Utilize botas de borracha e, se possível, luvas do mesmo material;
- Não faça a instalação em dias chuvosos, mesmo tendo certeza de que a energia está desligada;
- Utilize sempre ferramentas com cabo em borracha;
- Não permita que crianças e pets fiquem por perto no momento da instalação.
2- Retire a tomada antiga
Agora que os disjuntores já estão desligados e você tem tudo que precisa para a instalação da tomada. Remova a aparelhagem antiga do local utilizando a chave de fenda e deixe o local limpo, pronto para receber os novos equipamentos. De acordo com o padrão brasileiro, você deve encontrar o fio terra (verde), o fio neutro (azul) e o fio de fase (preto ou vermelho) no local da tomada.
A dica da Casa do Soldador para garantir a segurança nesse processo é nunca segurar dois fios ao mesmo. Assim, você tem a certeza de não fechar o circuito com seu corpo. Isso também vale para a instalação de chuveiros em sua casa. Utilize o alicate para renovar um pouco das pontas dos fios e ter certeza de que pelo menos 4 ou 5 mm estão desencapados.
3- Realize a conexão dos fios com atenção
Agora é o momento em que você efetivamente irá instalar a tomada na parede. Observe que no aparelho novo existem 3 pontos para que os fios sejam fixados. O fio terra deve ir no meio, os outros ficam a seu critério – cada um de um lado. Utilize sua chave para parafusar cada um em seu devido lugar e sua instalação já estará quase pronta!
4- Certifique-se de que tudo foi feito corretamente
Após concluir o passo anterior, realize o encaixe da tomada no local e depois finalize com os parafusos. Não precisa apertar até o extremo, só o suficiente para que a tomada esteja bem fixada.
Com a instalação efetivamente completa, só precisamos ter certeza de que tudo foi conectado corretamente. Ligue novamente a energia e utilize o amperímetro para visualizar se a corrente elétrica está presente na tomada.
O processo não é tão complexa quanto muitos pensam, só é preciso se atentar para os detalhes certos e utilizar cabos de qualidade na instalação, garantindo segurança e eficiência no uso da tomada.
Como instalar um interruptor?
Se você precisa instalar um interruptor, saiba que o processo é basicamente o mesmo da tomada. A diferença é que nesse primeiro vemos apenas dois fios: o vermelho (fase) e um que pode ser preto ou branco (retorno). O local de encaixe dos fios também não possui especificações, apenas que um vai no lugar em que outro não. Jamais parafuse os dois no mesmo lugar.
A parte elétrica da casa é indispensável em todos os sentidos, seja para o lazer, trabalho, estudo ou atividades domésticas. Por isso mesmo tudo deve ser feito com eficiência e cuidado, nada de pressa quando estiver mexendo com energia. Entender as diferenças na voltagem 110 e 220 é um conhecimento muito útil nesses momentos.
Veja nosso conteúdo sobre o assunto, aqui mesmo no blog da Casa do Soldador, e facilite ainda mais outros procedimentos futuros. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas e espalhar informações seguras e efetivas. Por aqui estamos sempre trazendo conteúdos relevantes como esse, continue acompanhando e fique por dentro de tudo.
Obrigado e até o próximo post!