Qual a melhor lixadeira para madeira? Aprenda a escolher!

Qual a melhor lixadeira para madeira? Aprenda a escolher!

Qual a melhor lixadeira para madeira? Saiba como escolher com a Casa do Soldador!

Quem já lixou madeira a mão sabe muito bem como o trabalho é complicado e desgastante. Além disso, dificilmente iremos conseguir um acabamento refinado, semelhante ao feito com lixadeira elétrica. Responsável por deixar a peça com aspecto elegante e sem rebarbas, a lixadeira de madeira pode proporcionar um serviço mais leve e com resultado superior!

Você sabe qual a melhor lixadeira para madeira? Bem, escolher o equipamento ideal requer observar alguns pontos essenciais e entender que existem diferentes tipos no mercado. Angular, vertical, orbital são apenas alguns dos modelos que você pode encontrar por aí!

Quer entender um pouco mais sobre os tipos de lixadeiras elétricas e como escolher o modelo mais adequado para o seu objetivo? Continue rolando a página e confira o guia que a Casa do Soldador elaborou especialmente para você! Te vejo no próximo tópico!

Quais os tipos de lixadeira elétrica para madeira?

Assim como as furadeiras e parafusadeiras, as lixadeiras de madeira são equipamentos que facilitam o trabalho. Contudo, mesmo sendo uma ótima ferramenta, é preciso entender as características de cada tipo e selecionar aquela que melhor se adequa a sua demanda de atividades. Vamos conhecê-las? Vem na sequência!

Lixadeira angular

Um dos modelos mais conhecidos certamente é a lixadeira angular. Muito utilizada em marcenarias ou em trabalhos que requerem um acabamento um trabalho mais difícil, ela garante uma acabamento potente de desbastamento.

Relativamente leve, ela é fácil de manipular e pode ser usada em peças de madeira maciça, preparando-a para que ela receba proteção – seja por meio de aplicação de verniz ou tinta. Contudo, não são indicadas para trabalhos mais preciso e refinados, uma vez que funciona em movimentos circulares, capazes de deixar riscos na peça.

Lixadeira vertical

Com função bastante semelhante ao modelo anterior, a lixadeira vertical é ideal para trabalho com madeiras maciças, proporcionando um desbastamento eficiente e preciso. Como ela é mais leve que a lixadeira angular, proporciona maior conforto no uso, além de garantir que a coluna fique em posição adequada e sem necessidade de curvatura.

Entretanto, como trabalha de maneira rápida e muito potente, não é aconselhado ser usada em trabalhos que precisam de maior atenção aos detalhes. Ah, ela também é indicada para atividades em locais de difícil acesso ou muito altos.

Lixadeira de cinta

A lixadeira de cinta é outro modelo bastante comum nas marcenarias. Ela é indicada para trabalho de lixação em superfície retas, como no caso de portas, paletes, e deques. Com ótima produtividade, proporciona um lixamento rápido e muito eficiente!

Contudo, é muito importante usá-la no sentido em que as madeiras estão colocadas, pois trabalha em direção única, proporcionando o acabamento correto. Aliás, isso também demonstra que o aparelho não é aconselhado para superfícies curvas ou em quinas.

Lixadeira orbital

Indicada para trabalhos precisos e com fino acabamento, a lixadeira orbital deve ser usada em superfícies planas, como em móveis, tábuas, portas. Ela garante um trabalho primoroso, que deixa a peça pronta para receber verniz ou ser laqueada.

Além disso, ela não deixa ranhuras – o que é outro ponto a favor de quem precisa de uma ferramenta elétrica capaz de deixar a madeira lisa, sem pontas ou ondulações. Por isso, é uma das preferidas para serviços de decoração e trabalho manuais.

Lixadeira roto orbital

Com função semelhante a anterior, a lixadeira roto orbital possui a característica de ser uma ferramenta com alta produtividade, que proporciona um trabalho mais rápido e preciso. Além disso, ela conta com função de sucção de pó – o que é ótimo para não fazer tanta sujeira.

Indicada para trabalhos manuais e na decoração, ela também é importante para quem faz serviços em marcenaria. Ah, outra vantagem que pode te chamar atenção é que a lixadeira roto orbital possui troca fácil de refil, sendo feita por sistema em velcro.

Agora que você já conhece as especificidades de cada modelo, que tal conferir um passo a passo para saber o que considerar no momento da compra? Continue a leitura!

Como escolher a lixadeira certa para madeira?

Como você pôde ter notado, existem diversos tipos de lixadeira de madeira, com objetivos distintos e sistema de funcionamento também diferentes. Por isso, ao optar pela compra, o melhor é considerar alguns pontos essenciais em todas elas, não concorda?

Nesse caso, nós do blog da Casa do Soldador, consultamos nosso time de especialistas e definimos 5 aspectos importantes na escolha da sua lixadeira de madeira. Se você está em dúvida sobre o que considerar, vem com a gente e conheça nosso passo a passo!

1 . Defina o objetivo de uso

Está pretendendo um trabalho mais pesado ou leve? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo! Com base no seu objetivo de uso, é possível considerar qual exemplar te atende melhor.

Veja bem, a lixadeira vertical é indicada para atividades mais potentes, porém não possibilita fino acabamento, já a orbital deve ser usada para obtenção de resultados precisos. Pense nisso!

2 . Considere a potência do produto

A potência está relacionada a facilidade que você terá em executar o lixamento de uma peça. Por isso, modelos mais potentes são melhores quando desejamos um trabalho sem muitos ajustes. Contudo, se o seu objetivo de uso for um lixamento mais delicado e leve, não é necessário optar por um modelo extremamente potente. Conseguiu entender?

3 . Verifique a velocidade

Assim como a potencia tem a ver com quantas vezes deveremos voltar e acabar a peça, a velocidade diz respeito ao tempo de trabalho gasto. O melhor a considerar nesse caso é se o aparelho apresenta variedade de velocidade – o que te dá versatilidade em escolher qual o melhor fluxo para você.

Ah, outro ponto importante a ser considerado é que, nas lixadeiras roto orbitais, a velocidade é medida em RPM – que significa rotações por minuto – enquanto nas demais o índice é medido por oscilações por minuto – OPM.

4 . Pense no conforto

É preciso ter em mente que o trabalho de lixamento requer paciência! Como ele é mais demorado, aspectos como conforto e ergonomia também são fatores que fazem diferença na escolha. Por isso, escolha o modelo mais ergonômico, com superfície emborrachada, por exemplo.

Pense comigo, quanto mais ergonomia o aparelho proporcionar, mais rápido o trabalho será finalizado, uma vez que diminui a fadiga e cansaço de quem está usando.

5 . Atente-se a fonte de energia

Você já parou para pensar que existem modelo de lixadeiras de madeira que trabalham por meio de diferentes fontes de energia? Por exemplo, há opções com e sem fio e isso pode determinar mais comodidade ou não. Se você precisa de um modelo para atividades domésticas ou que ficará fixada em um só espaço, então uma lixadeira com fio não será problema.

Contudo, se você deseja levá-la para diferentes lugares, talvez a opções mais acertada seja a lixadeira sem fio – pois assim é possível levá-la sem necessidade de cabos e extensões. E daí, em quais dessas situações você se encaixa?

Agora você está preparado para escolher a melhor lixadeira para madeira, não é mesmo? Aliás, tente adquirir equipamentos seguros, de marcas renomadas no nicho e em lojas especializadas. Assim fica ainda mais certo que você encontrará o modelo adequado, não é mesmo?

Aqui no blog da Casa do Soldador nós sempre estamos trazendo conteúdos como esse! Continue por aqui e conheça muito mais de nossos textos sobre dicas de equipamentos, passo a passos e tudo que envolva o universo das ferramentas!

Ah, inclusive nós temos um texto fresquinho que pode lhe ser útil! Confira nosso post sobre como retirar parafusos espanados e nunca mais passe sufoco tentando soltá-los! Te espero por lá, tudo bem?

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade