Ferramentas Para Soldagem: Checklist da Casa do Soldador

Ferramentas Para Soldagem: Checklist da Casa do Soldador

Ferramentas para Soldagem: confira o checklist da Casa do Soldador

A soldagem faz parte da rotina de inúmeras pessoas que trabalham em indústrias, sendo um processo que requer muito cuidado devido às altas temperaturas. Além da existência de variados tipos e modelos de solda, há ferramentas específicas que devem ser usadas durante a execução da técnica.

Isso porque é necessário ter o máximo de amparo possível no momento de colocar a mão na massa e iniciar os trabalhos. Aliás, todo cuidado é pouco!

E então, quer saber quais são os acessórios para solda essenciais para você, soldador? Então continue acompanhando a leitura que hoje trouxemos uma checklist completa desses materiais, bem no estilo Casa do Soldador que tanto apreciamos.

Confira!

Afinal, o que é e como é feito o processo de soldagem?

A soldagem é realizada por meio da junção entre duas extremidades – ou artefatos – de metal, em que há a emissão de calor e eletricidade. É exatamente por conta do aumento da temperatura que o fio de solda aquece e é derretido, unindo as duas partes metálicas após ser resfriado.

A conexão entre os materiais é bastante forte, visto a eficácia da gota de metal fundido entre os objetos. Portanto, basta escolher entre um dos processos de soldagem existente – eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG – e começar os trabalhos.

Mas, antes de tudo, certifique-se de ter ao lado cada um dos materiais para solda que vamos citar aqui, beleza? Veja quais são eles no próximo tópico!

Conheça a nossa lista de ferramentas utilizadas na soldagem

Nós da Casa do Soldador sabemos o quão importante é o método de soldagem. E vamos combinar que nosso nome já deixa isso bem claro, não é mesmo? Sendo assim, selecionamos as mais importantes ferramentas para soldador do mercado que são destinadas para os diferentes tipos de soldagens existentes: MIG, TIG, Eletrodo.

Aproveite e já pegue um papel, uma caneta ou o celular – tempos modernos! – e vamos nessa!

Ferramentas de soldagens necessários para o processo de soldagem MIG

O método de soldagem Metal Inert Gas (MIG) utiliza gás inerte, que é estruturado por gases com átomos monoatômicos, Esse tipo de máquina estabelece a produção de um arco elétrico entre um sólido, um arame e a peça que irá ser soldada.

A partir disso, é criado uma poça fusão – depósito de metal no estado líquido – entre o metal base e o arame. A proteção fica por conta da fonte externa, que no caso, é o gás usado. Assim, a energia começa a alimentar a fonte que promove uma solda bastante eficiente em instrumentos mais robustos e metais pesados.

Só atente-se na hora de escolher o tamanho da sua máquina de solda, que deve ser condizente com o tipo de itens a serem soldados.

Nesse processo de soldagem é utilizado as seguintes ferramentas:

  • Máquina de Solda MIG para uso com gás ou sem gás – depende da forma de uso;
  • Tocha Mig, de acordo com a amperagem da máquina de solda;
  • Cilindro de gás de argônio;
  • Regulador de gás argônio para mistura com CO, para uso no cilindro.
  • Arame Mig – caso o processo for feito com gás, é necessário um modelo especial.

Ferramentas para soldagem TIG

Já a soldagem no estilo Tungsten Inert Gas (TIG) é feita por meio do eletrodo sólido de tungstênio. A proteção também é realizada através de gás inerte, mas a diferença da MIG para a TIG encontra-se, basicamente, na composição.

Dessa maneira, os materiais soldados por ambas serão distintos, visto que a máquina em questão tem foco voltado para materiais que necessitam de acabamentos especiais.

As principais ferramentas utilizadas são:

  • Máquina TIG – se a solda for feita com alumínio, opte pelo modelo AC/DC;
  • Tocha TIG, de acordo com a máquina escolhida – com ou sem refrigeração;
  • Cilindro de gás argônio;
  • Regulador de gás argônio;
  • Vareta TIG/Arame TIG – escolha entre alumínio, cobreado, latão e inox).

Ferramentas de soldagem necessárias para utilizar o processo de Eletrodo

É realizada de maneira manual a partir de, como o nome já sugere, eletrodos revestidos. O procedimento é um pouco mais simples, sendo um dos mais conhecidos.

Em geral, o calor produzido por meio do arco elétrico é capaz de fundir duas partes de metal, que é suficiente para atrelar o eletrodo, o revestimento e o material base. É um processo de baixo custo, por isso mais acessível.

As principais ferramentas utilizadas são:

A dica da Casa do Soldador é optar por eletrodos revestidos que são fortes e garantem mais qualidade na hora da soldagem.

Quais são os EPIs que devem ser utilizados com as ferramentas para soldador?

O soldador é exposto sob vários riscos durante o trabalho e, por isso, é necessário utilizar equipamentos de proteção individual. Cada um dos EPIs garantem um tipo de segurança diferente ao colaborador, sendo dever da empresa oferecer cada um dos instrumentos e da responsabilidade do funcionário usá-los todos os dias.

As adversidades enfrentadas por esses profissionais assumem postos físicos (alta temperatura e exposição a raios ultravioletas e infravermelhos), mecânicos (perfuração, corte e abrasão) e químicos (exposição a fumos metálicos). Dessa forma, é imprescindível utilizar, em qualquer um dos processos de soldagem apresentados, os seguintes instrumentos:

  • Máscara de Solda;
  • Avental de Raspa;
  • Protetor Auditivo;
  • Respirador;
  • Luvas de Segurança;
  • Óculos de Proteção;
  • Calçado de Segurança.

Um fator importante a ser considerado no momento de escolher esses equipamentos é a qualidade. Não é viável optar por EPIs somente pelo preço, visto que estamos nos referindo a sua segurança.

Já sabe, né? Além de ferramentas para soldagem, adquira todos os materiais de proteção que devem ser utilizados. Assim você terá resultados positivos no momento da execução do seu trabalho.

O que achou do nosso conteúdo? Lembre-se de compartilhar em suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem sabendo de todos os acessórios necessários para manusear a solda.

Hoje ficamos por aqui, até a próxima!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade