Qual a durabilidade de uma bomba de água?

Qual a durabilidade de uma bomba de água?

A bomba de água é muito usada em indústrias, em residências e em algumas empresas. Clubes, hotéis, condomínios, hospitais também usam esse importante equipamento que compõe instalações hidráulicas. 

Existem diferentes tipos de bombas, mas a principal função delas é fornecer a pressão necessária para que a água alcance locais mais altos. Também serve para transferir líquidos de um reservatório para outro. Vamos conferir, neste post, qual é a durabilidade média de uma bomba de água!

Saiba que a bomba de água tem alta durabilidade

A bomba de água, ou motobomba, em geral, tem alta durabilidade, independentemente de seu tipo. O ciclo de vida útil de uma bomba é de 10 anos. 

Esse período de vida útil pode ser aumentado conforme o equipamento receba os devidos cuidados, a devida manutenção. 

Além disso, se o produto comprado for realmente de boa qualidade, esse será um diferencial para a durabilidade da bomba.

Considere também o uso que se faz dela. É natural que se o produto for usado com muita recorrência e não tiver a manutenção apropriada, ele talvez não alcance os 10 anos de vida útil — ou só consiga alcançar esse período.

Como aumentar a vida útil de sua motobomba

Para que a motobomba consiga alcançar mais de 10 anos de vida, é possível recorrer a algumas estratégias:

Escolha um bom fornecedor

A busca por menores preços pode prejudicar a escolha de um bom produto. O barato pode sair caro, correto? Esse provérbio é muito verdadeiro.

Por isso, vale mais pagar mais caro por um equipamento mais durável que aplicar pouco dinheiro em um produto de qualidade inferior, que pode nem atingir o tempo de vida útil de 10 anos e exija reparos constantes.

Comprar de uma empresa qualificada, que tenha uma boa imagem no mercado, contribui para garantir um custo-benefício vantajoso. 

Cuidado com a instalação

A instalação de bombas hidráulicas também deve ser realizada de forma profissional. Uma boa empresa pode se responsabilizar por esse procedimento. 

Para instalar a bomba de água é importante utilizar peças de boa qualidade, ainda que sejam mais caras. É preferível que essas peças sejam originais.

Certamente, a produtividade e o período de vida das bombas tendem a aumentar com uma boa instalação.

Faça manutenção preventiva

O uso exagerado da motobomba, deixando-a completamente esgotada, sem a preocupação com o desgaste natural que o tempo causa, é um erro grave.

Muitos só fazem a manutenção corretiva, ou seja, quando algum problema aparece é que eles vão se preocupar com a “saúde” do equipamento. 

O correto é efetuar uma manutenção preventiva para evitar problemas maiores. O custo-benefício compensa. Se a bomba é muito usada, preferencialmente a manutenção preventiva deve ser mensal, feita por profissionais qualificados.

Use a bomba conforme suas especificações

Como falamos, existem diferentes tipos de motobomba. Há bombas submergíveis, que podem ficar dentro da água, por exemplo. Lógico que se ela não é submergível, não deverá ser usada dentro da água.

A bomba pressurizadora, por sua vez, tem como função aumentar a pressão da água, o que permite uma vazão maior em chuveiros e torneiras, bem como em outros pontos de consumo. 

Por isso, ela também é chamada de pressurizador. Usar outro tipo de bomba em um sistema de pressurização pode comprometer sua integridade e durabilidade, já que ela não foi projetada com essa finalidade específica.

A vida útil de uma bomba de água é relativamente longa, mas isso não significa que, durante esse período, ela não precise de manutenção e alguns reparos. Os cuidados com o equipamento sempre serão necessários!

Gostou de nossa abordagem? Aproveite para conferir vídeos e imagens de nossas bombas e de outros produtos em nossas páginas das redes sociais. Siga a gente no Facebook e no Instagram!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade