As máquinas de solda realizam a união entre superfícies e materiais metálicos, utilizando calor e eletricidade, por isso, elas são fundamentais em muitos setores industriais.
Para realizar processo de solda com eficiência e segurança, primeiro é preciso saber qual tipo de solda será preciso aplicar nos materiais. Algumas delas exigem conhecimento e preparo do profissional.
Neste conteúdo, preparei uma lista com os principais tipos de solda, além de apresentar a melhor forma de utilizar e para que cada uma delas serve. Continue na página e confira!
Quais são os tipos de máquinas de solda?
O processo de soldagem tem evoluído bastante com o passar dos anos, melhorando a eficiência do serviço e com custo-benefício bem interessante. Mesmo assim, os tipos de solda mais comuns na indústria são a soldagem MIG e a TIG.
Confira qual tipo de máquina de solda é mais indicado para esses e outras soldagens.
1. Máquina de solda retificadora
A máquina de solda retificadora atua na mudança da corrente elétrica alternada para corrente contínua. Esse equipamento é bastante utilizado no setor metalúrgico e na construção civil.
As máquinas de solda retificadora são muito utilizadas em soldas manuais, sendo necessário um eletrodo revestido. Elas podem apresentar grande variação na precisão do serviço.
Além disso, gastam mais energia, são mais difíceis de transportar e têm manutenção demorada e cara. Uma tendência é que, à medida que a indústria vai modernizando seus processos, a máquina retificadora será substituída por máquinas de solda mais econômicas e eficientes.
2. Máquina de solda inversora
A máquina de solda inversora trabalha com uma tecnologia de inversão de corrente elétrica alternada para contínua. Porém, traz mais controle e precisão para profissionais de setores pesados que precisam de uma máquina de alto desempenho.
Outras vantagens delas é que tem ajuste automático da corrente, consomem menos energia e tudo isso com ótimo ganho de potência.
Aproveite e confira um conteúdo com 8 dicas de como fazer uma solda perfeita com os materiais adequados para o trabalho.
3. Máquina de solda MIG
A máquina de solda MIG (Metal Inert Gas) é muito comum em oficinas mecânicas e em outros estabelecimentos, por apresentarem facilidade no uso, já que funcionam em modo semiautomático.
Ela é desenvolvida para trabalhos em diversos metais, aço inoxidável e alumínio, inclusive. Os modelos que utilizam gás permitem acabamentos melhores, chegam com ótimo-benefício e ajudam a aumentar a produtividade do setor.
Já a máquina de solda MIG sem gás é indicada somente para soldagem de aço carbono. Confira como fazer uma solda MIG/MAG perfeita, com 12 dicas práticas.
4. Máquina de solda TIG
A máquina de solda TIG (Tungsten Inert TIG) é um aparelho com eficiência e precisão como sobrenome, principalmente para trabalhos com alumínio e aço inoxidável.
Por outro lado, ela pede um pouco mais de experiência e habilidade do profissional. A explicação é que a solda TIG trabalha com materiais mais delicados, de espessura inferior a 1 mm.
Não à toa ela é utilizada também em trabalhos artísticos, devido ao nível de detalhamento que ela pode trazer para a obra de arte.
5. Máquina de solda de eletrodo revestido
As máquinas que fazem soldagem de eletrodo revestido são equipamentos portáteis e de baixo custo. Por isso, um dos tipos de máquina de solda mais utilizados para aço.
Elas são facilmente transportadas para qualquer lugar e têm aplicação tanto no reparo quanto na construção de estruturas.
6. Máquina de solda multiprocessos
A máquina de solda multiprocessos é uma ferramenta para profissionais que trabalham com todos os tipos de solda mencionados acima. Dessa forma, sua grande vantagem é disponibilizar várias possibilidades de solda em um mesmo equipamento.
Outra vantagem é que esse tipo de máquina normalmente pode ser ligado até em tomadas residenciais, sem dúvida um equipamento muito versátil.
Como escolher o melhor tipo de solda?
Antes de comprar sua nova máquina de solda, leve em consideração os fatores abaixo:
-
Tensão elétrica – a máquina precisa ter tensão elétrica compatível com a do local de instalação;
-
Tipo de soldagem – se para soldagem TIG, MIG/MAG e outros;
-
Tipo de material soldado – ferro, alumínio, aço inoxidável e mais;
-
O que vai ser soldado – esquadrias, parapeitos, chapas, portões, etc.
Assim, é bem importante coletar todas as informações necessárias antes de passar o cartão ou enviar o pix de compra da sua máquina de solda. Isso vai fazer com que você não perca tempo com um equipamento não compatível com suas atividades, certo?
Além da máquina de solda, aproveite para conhecer outros equipamentos em um check-list de ferramentas para soldagem que você precisa ter para realizar a operação com ótimos resultados e segurança.
Por aqui, você conferiu os principais tipos de máquina de solda disponíveis no mercado. Espero que esse conteúdo seja muito útil para você.
Até a próxima!