Os diferentes tipos de compressores de ar estão presentes em todos os ambientes, dos domicílios até as indústrias. Com isso, a ampla variedade de modelos visa ter características específicas para que cada um atenda às necessidades do local.
Assim, escolher o tipo certo de compressor faz com que os custos operacionais sejam reduzidos. O post de hoje da Casa do Soldador traz modelos de compressores de ar e suas aplicações. Continue a leitura e descubra qual equipamento será ideal para a sua situação!
Mas, afinal, o que é um compressor de ar?
O compressor de ar é uma ferramenta que consegue captar o ar em que está e armazená-lo em um compartimento interno sob pressão, ou seja, é uma máquina eletromecânica que aumenta a pressão do ar.
Com isso, surge uma variedade de compressores para diferentes locais como aparelhos refrigerados ou até grandes equipamentos industriais. Assim, podemos dividi-los em:
- Compressor de ar para serviços simples;
- Compressor de ar para indústrias;
- Compressor de ar para refrigeração;
- Compressores de gás ou de processos específicos.
5 modelos de compressores de ar
Os tipos de compressor se dividem em diversos estilos e formatos de funcionamento. Atualmente, um dos mais populares e usados é o modelo êmbolo, mas diversos outros são encontrados em indústrias e ambientes.
1. Compressor de êmbolo ou pistão
O tipo de compressor de ar pistão ou êmbolo é extremamente popular, ele tem um formato de cilindro e age comprimindo o ar. Esse movimento é feito normalmente com o pistão que se move para frente e para trás, podendo ser uma estrutura de borracha.
O conjunto de válvulas auxilia na entrada e exaustão do ar, porém quanto maior for a pressão e compressão maior serão as quantidades de câmaras necessárias. Dessa maneira, o funcionamento deve estar conforme a demanda exigida para otimizar espaço.
O compressor de ar êmbolo tem sua aplicação de maneira geral em ferramentas manuais, limpeza de poeiras e pode ser uma alternativa de compressor para trabalhos de pintura.
Essa máquina tem diversos benefícios como: custo baixo, fácil manutenção e consegue atender altas pressões. Porém, faz muito barulho, tem liberação de ar quente e alto teor de óleo na tubulação.
2. Compressor centrífugo
O compressor centrífugo é utilizado por quem deseja uma faixa de ar maior sem interferência na rotação.
Esse modelo tem a contribuição de pás e propulsores, além de conseguir acumular o ar pressurizado. Além de ser usado principalmente em sistemas de ar comprimido. Com isso, essa alternativa e maquinário é confiável já que são mais silenciosos com a qualidade de trabalhar em altas temperaturas.
Contudo, são modelos mais caros, gastam mais energia e o nível de manutenção é mais complexo pela necessidade de limpeza e lubrificação periódica.
3. Compressor rotativo e inverter
O compressor de ar rotativo e inverter é o modelo mais econômico com baixa produção de ruídos. Além disso, suas espirais internas trabalham o ar com praticidade e velocidade. Dessa maneira, esse tipo é presente nos ares-condicionados.
Além disso, conta com a tecnologia de inverter o compressor rotativo para diminuir os gastos, conseguindo controlar a frequência de rotação e reduzir possíveis problemas na qualidade do serviço.
4. Compressor de membrana
O compressor de membrana se assemelha ao de pistão, porém com alguns benefícios diferentes. Entre eles podemos citar a sua estrutura entre o êmbolo de sucção, que permite que o ar fique seguro de contaminações e reduz os resíduos de óleo.
Dessa maneira, é uma alternativa eficiente para indústrias químicas, farmacêuticas ou que trabalham no ramo de alimentos e necessitam de uma proteção extra.
5. Compressor de parafuso rotativo
O modelo compressor de parafuso rotativo se divide em dois submodelos: com óleo injetado e sem óleo. O tipo mais comum é o injetado com óleo porque tem um preço reduzido. Ambos usam dois rotores (parafusos helicoidais) na compressão do ar.
O movimento dessa máquina faz com que o ar seja sugado em uma extremidade e fique preso entre os rotores, assim é empurrado de um lado para o outro.
O lado positivo desse compressor é o baixo ruído, que consegue fornecer grande quantidade de ar comprimido, garantindo eficiência mantendo a temperatura final do ar equilibrada.
Contudo, o seu preço é mais elevado que os maquinários populares, tem a necessidade de manutenção periódica e pode sofrer com problema de ferrugem.
Como escolher um compressor de ar?
Para escolher o modelo ideal para você, é preciso ter atenção em algumas demandas que o maquinário irá te oferecer. Entender o seu funcionamento e as vantagens e desvantagens é um primeiro passo na hora dessa decisão. Dessa maneira, observe questões como:
- Vazão de ar;
- Pressão de entrada e saída;
- Nível de potência;
- Custo-benefício.
Com isso, comparado com as necessidades de seu negócio, você consegue definir um norte de qual tipo será mais adequado.
Agora que você já sabe um pouco sobre os compressores e suas utilidades, continue por aqui na Casa do Soldador e obtenha todas as vantagens de comprar online e aproveite para ficar por dentro de mais temas e conteúdos como esse!