Tipos de Compressor: O Guia Completo da Casa do Soldador

Tipos de Compressor: O Guia Completo da Casa do Soldador

Seja no dia a dia de uma oficina, em serviços industriais ou até mesmo naquela pintura de parede, existem diversas ferramentas e maquinários que facilitam nosso trabalho e garantem um resultado ainda melhor! Um desses itens é o compressor de ar.

Entender os tipos de compressores e suas funcionalidades é imprescindível para quem está pensando em adquirir um. Quer saber tudo sobre esse equipamento? Então continue lendo e confira o guia completo que a Casa do Soldador preparou!

O que é um compressor de ar?

Um compressor de ar é considerado um equipamento eletromecânico, ele consegue captar o ar do local em que está disposto e armazená-lo em um compartimento interno sob alta pressão. Resumindo, é uma máquina que eleva a pressão do ar.

Homem usando compressor para encher pneu

Dai surge uma grande variedade em serviços que podem ser feitos com diferentes tipos de compressor, que vão desde compressores para aparelhos refrigeradores até enormes compressores industriais. Veja mais detalhes na sequência:

Compressor de ar para serviços simples

Também conhecidos como compressores para serviços ordinários, os compressores para serviços simples são fabricados em série e visam o baixo custo. Eles podem ser usados em diversas ocasiões do dia a dia, como por exemplo:

Compressor e serra para corte de madeira

  • Serviço de jateamento;
  • Serviços de limpeza e pintura;
  • Uso em pequenas máquinas pneumáticas.

É importante escolher o modelo certo para pinturas residenciais, já que o mesmo possui grande variedade e pequenas características que podem fazer a diferença no resultado final. Acesse nosso post exclusivo sobre o assunto e confira alguns modelos que separamos para te ajudar nessa escolha.

Compressor de ar para industrias

Os compressores de ar também são usados em grande escala na indústria e possuem uma característica interessante: apesar de serem normalmente grandes e de alto valor, são relativamente simples em seus padrões. Isso se deve ao fato de cada empresa utilizá-lo em condições específicas, o que facilita a implementação do aparelho.

compressor para pintura industrial

Compressores de gás ou de processos específicos

Esse tipo de compressor é um modelo especial, pois depende diretamente da aplicação final. Aqui poderíamos incluir todos os compressores de ar com características que fogem do padrão, como é o caso do soprador de forno utilizado em refinarias de petróleo, que possui grande capacidade de potencia e vasão.

compressor a gás

Compressor de ar para refrigeração

Como o próprio nome já diz, os compressores de ar desse nicho são desenvolvidos especialmente para serem usados em aparelhos de refrigeração como, sendo o ar-condicionado o mais comum. O compressor é a parte mais importante do ar-condicionado e também a mais cara, ele age diretamente no aquecimento ou no resfriamento do local.

Quais são os tipos de compressor de ar para indústria?

Os modelos de compressor para indústria se dividem em compressor de deslocamento positivo e de turbina. Atualmente o modelo mais usado é o compressor de ar de Êmbolo, mas também podemos encontrar modelos rotativos, por membrana e turbo compressores. Veja mais detalhes sobre cada um a seguir:

Compressor de Êmbolo

Esse modelo é muito famoso por sua capacidade de uso em pequena, média e alta pressão. A compressão do ar nesse tipo é feita com a ajuda de dois pistões, o êmbolo também ajuda no processo comprimindo o ar quando sobe e puxando ao descer. Tudo isso acontece dentro de uma câmara.

compressor de êmbolo

Quanto maior for a pressão e a compressão, maior terá que ser a quantidade de câmaras funcionando. Compressores assim são conhecidos por terem vários estágios e devem estar de acordo com a demanda exigida pelo serviço.

Compressor de membrana

O compressor de membrana possui uma vantagem interessante no quesito contaminação. A membrana intervém entre o êmbolo e a câmara de sucção em compressão, fazendo com que o ar fique seguro dos resíduos de óleo que podem ser encontrados no êmbolo.

Essa característica faz do compressor de membrana uma ótima opção para indústrias químicas e farmacêuticas, as indústrias que trabalham com o ramo de alimento e necessitam do serviço de compressão também aderem ao modelo citado.

Compressor de membrana

Compressores Rotativos

O compressor rotativo ainda pode ser dividido em mais três modelos: de palhetas, de parafuso duplo e Root. Cada um deles tem capacidade intermediária na geração de pressão e podem impulsionar o gás com uma força interessante. As diferenças entre cada um está ligada à componentes internos, construção do mecanismo e movimentação do ar.

Compressor rotativo

Turbo Compressores

Os turbo compressores estão muito presentes principalmente em usinas químicas e na indústria petrolífera e podem ser divididos em modelos axial e radial. Cada um possui diferenças na passagem de gás, veja:

Turbo compressores

  • Compressor axial: a compressão é feita acelerando o ar que foi canalizado, usado em locais com grande vasão;
  • Compressor radial: o ar faz o caminho parede, eixo e outra câmara em sentido radial, depois vai para a saída.

Compressores utilizados em ar-condicionado

Existem diversos modelos de compressores no mercado, mas apenas alguns estão presentes nesse aparelho tão útil no dia a dia. Continue a leitura e veja mais detalhes sobre os modelos de compressor para refrigeração utilizados em ar-condicionado:

Compressor para ar condicionado

Compressor Rotativo e inverter

O compressor de ar rotativo é sem dúvidas um dos modelos mais econômicos disponíveis no mercado. Outra qualidade desse tipo de compressor é sua baixa produção de ruídos, o que se deve as espirais internas que trabalham o ar de forma prática e em altíssimas velocidades. Está muito presente nos modelos de ar-condicionado janela e split.

A tecnologia inverter pode ser aplicada no compressor rotativo e gerar ainda menos gastos, ela consegue controlar a frequência de rotação e evitar os picos sem comprometer a qualidade do serviço. Os fabricantes garantem uma economia de até 40% no resultado final.

Compressor Alternativo

Esse tipo de compressor age de maneira parecida com um pistão de automóvel, o que não é tão interessante devido ao barulho e ao gasto energético elevado, sua vida útil também é mais baixa. Por motivos como esses o compressor alternativo está caindo em desuso e sendo trocado pelo modelo rotativo

Compressor alternativo

Compressor Centrífugo

O compressor centrífugo é indicado para pessoas que desejam uma faixa de ar mais ampla e sem intervenção na rotação. Tanto o propulsor de alta velocidade quanto as múltiplas pás desse modelo contribuem para uma ótima performance, sem contar a capacidade de acumular o ar pressurizado

Como escolher o compressor de ar ideal?

Escolher um modelo de compressor não é uma tarefa fácil, mas com cuidado e atenção é possível escolher o tipo certo que irá resolver nossa demanda da melhor forma. Entender como cada um trabalha o ar e entrega certas vantagens é o primeiro passo para acertar na escolha. Veja o checklist que preparamos para te auxiliar nesse momento tão importante:

Diversos modelos de compressor em fileira

  • Observe a vasão do gás;
  • Verifique a pressão de entrada e de saída;
  • Verifique se a potência é suficiente;
  • Observe o sistema de refrigeração;
  • Avalie o custo-benefício oferecido pelo compressor.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender os diferentes tipos de compressores e suas utilidades. Esse equipamento tem grande potencial para facilitar desde trabalhos mais simples até serviços mais complexos. Continue acompanhando o blog da Casa do Soldador e fique por dentro de muitos outros conteúdos como esse!

Sabia que organizar as ferramentas da maneira correta facilita ainda mais o serviço que vamos fazer? Acesse nosso conteúdo sobre o assunto e confira ótimas dicas para deixar tudo no seu devido lugar.

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade