Tipos de broca: conheça cada funcionalidade!

Tipos de broca: conheça cada funcionalidade!

No momento de utilizar uma furadeira, a escolha da broca ideal é o maior desafio para quem não está acostumado a trabalhar com diferentes materiais, visto que são inúmeros os modelos e espessuras oferecidos pelo mercado de ferramentas. E o desafio caminha junto com a responsabilidade: é essa a peça que determina a qualidade do furo quando o assunto é acabamento perfeito.

Portanto, se você está prestes a utilizar uma furadeira e não sabe qual a melhor opção para cada superfície, acompanhe a leitura deste artigo – aqui, vamos apresentar os principais tipos de broca e onde utilizar cada um deles. Assim, você irá garantir que o acabamento da perfuração sairá de acordo com o esperado!

Tipos de broca para cada superfície

Existem brocas específicas para perfurar superfícies em metal, madeira e concreto, desenvolvidas especialmente para se adaptarem com a textura, maleabilidade e especificidade de cada matéria. Isso significa que utilizar uma ponta inadequada irá comprometer negativamente o resultado final, que é irreversível.

Se você já tem em mente qual o material que receberá novos furos, é hora de conhecer qual a ponta mais adequada para fazer o trabalho de modo profissional, de acordo com a superfície. Veja a seguir!

Brocas para madeira

As brocas desenvolvidas para perfurar madeira possuem um design com curvas aprofundadas que penetram a superfície sem gerar calor elevado com o atrito produzido. Confira algumas opções para esse tipo de material:

Broca três pontas

Se a madeira é o material da vez, a broca de três pontas pode ser a ideal! Isso porque a peça é desenvolvida em aço carbono e é resistente ao calor gerado pelo atrito. Nessa peça, cada ponta possui uma funcionalidade específica: a central norteia o furo, mantendo-o centralizado e firme para não escapar durante a perfuração, e as duas laterais são as responsáveis por fazerem a ruptura em si.

E quando dizemos que são feitas para madeira, isso inclui todos os tipos de madeira – desde as compactadas, duras, macias até as fórmicas. Por isso é um excelente investimento para deixar à disposição quando for necessário.

Broca serpentina

A broca serpertina tem esse nome justamente por lembrar uma serpente: com formato de espiral, perfura com rapidez e com ótimo acabamento, proporcionado pelo bom escoamento de cavacos. Pode ser utilizada para furar madeira úmida e de diferentes níveis de rigidez.

Broca chata

A broca chata possui design achatado, que é ideal para perfurações maiores. Além de madeira, esse tipo de broca também perfura fibras e aglomerados, e é indicado particularmente para materiais grossos, visto que possui uma capacidade de perfuração de mais de 20 cm.

Broca para metal

Além das brocas para madeira, podemos encontrar opções feitas especialmente para superfícies metálicas. Se essa é a sua necessidade, o modelo abaixo é indispensável para você:

Broca aço rápido

Essa é uma das principais e mais versáteis opções para metal. A broca aço de alta velocidade – high-speed steel – é helicoidial e mais resistente e rápida do que uma convencional de aço de carbono, sendo excelente para garantir furos bem acabados em diferentes texturas metálicas.

É muito válido ter uma dessas em sua caixa de ferramentas, especialmente por oferecer oportunidades variadas de uso.

Brocas para concreto

Uma das mais procuradas para uso doméstico é, sem dúvida, a broca para concreto. Isso porque ela é feita especialmente para perfurar paredes, pisos e alvenaria em geral. Veja:

Broca para concreto Widea

O primeiro ponto que você precisa saber sobre essa broca é que ela não deve deve ser usada para furar madeira ou metal. Por outro lado, é excelente para concreto, mármore e alvenaria – o que vai determinar o melhor uso será sua especificação, que estabelece se a peça é mais dura, afiada etc.

Broca para concreto SDS (plus ou max)

Tanto a broca SDS Plus quanto a Max são modelos recomendados para uso profissional, por serem mais resistentes do que os modelos mais simples. Elas possuem um sistema de encaixe que garante mais estabilidade durante a perfuração, evitando possíveis deslizes que comprometem a qualidade do furo.

A broca SDS pode ser utilizada em concreto, tijolo, mármore, alvenaria, entre outros.

Cuidados antes de equipar a broca na furadeira

Alguns cuidados são indispensáveis ao manusear um equipamento elétrico, visto que os riscos de acidentes são elevados e podem causar grandes danos físicos. É por isso que o principal cuidado antes de usar a furadeira é a utilização de EPIs – lembre-se: todas as vezes que for utilizar o dispositivo, mesmo que para um trabalho simples, você deve utilizar luvas e óculos adequados para proteger as mãos e os olhos.

Outro cuidado é: não troque a ponta enquanto a furadeira estiver ligada na tomada! Já imaginou se ela entrar em funcionamento enquanto sua mão está bem na ponta? O acidente pode ser grave!

E claro, escolha a broca ideal para cada superfície, como ensinamos neste post; isso irá garantir um bom resultado no projeto e ainda facilitará o seu trabalho. Além desses tipos que mencionamos, existem diversos outros modelos no mercado, desenvolvidos para atender a diferentes demandas e necessidades.

Agora que você já está apto para escolher qual a melhor broca para seu projeto, é hora de equipar sua caixa de ferramentas! Aposte nas mais versáteis de início e vá complementando seu arsenal conforme as necessidades forem surgindo.

Em nosso site, você encontra diversos modelos que foram mencionados por aqui – vale a pena conferir mais de perto! E se a ideia é conhecer mais sobre o assunto, confira nosso conteúdo que ensina como comprar a furadeira ideal, clique aqui.

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade