Como usar corretamente uma furadeira em 7 dicas fáceis para você!

Como usar corretamente uma furadeira em 7 dicas fáceis para você!

Um dos principais equipamentos de uso constante em obras e trabalhos domésticos mais simples é, sem sombra de dúvida, a furadeira. O equipamento tem como função principal fazer furos em todo tipo de superfície como, madeira, alvenaria, concreto e até mesmo metal, que servem para pendurar objetos decorativos ou instalar diferentes tipos de objetos, também são utilizadas com escovas para limpeza e acessórios para pequenos polimentos.

Por ser um equipamento de uso muito específico, as vezes é difícil saber com exatidão como usá-lo e como prepará-lo para o trabalho. A furadeira elétrica pode também ser perigosa se usada de maneira incorreta sendo preciso ler com atenção seu manual ou estudá-la com atenção. Pensando nisso, a Casa do Soldador preparou para você uma lista completa com dicas fáceis para que você coloque sua furadeira para trabalhar sem se preocupar.

Como funciona uma furadeira e para que servem as brocas?

Furadeiras elétricas funcionam com auxílio de diferentes tipos de brocas, de diferentes tamanhos e espessuras feitas para perfuração de todo tipo de material ou superfície, como madeira, alvenaria, concreto e metal.

A broca é fixada no mandril, que á parte da frente da furadeira. Quando fixada, a broca passa a fazer um movimento giratório de alta velocidade que fura a superfície escolhida na espessura e profundidade desejada. Alguns modelos mais novos permitem a abertura manual do mandril para a troca das brocas.

Já modelos mais antigos utilizam a chamada chave mandril, criada para a mesma função. É importante ressaltar que além das brocas a furadeira também pode ser utilizada com outros acessórios, por exemplo, escovas de aço. São utilizadas para limpeza, ou para garantir um brilho em peças de metal, caso queira dar um polimento em algum item especial no nosso site você encontrará tudo o que precisa.

Ainda falando sobre brocas, essas peças são fundamentais no uso de uma furadeira elétrica. Muitos modelos de furadeira são vendidos junto com jogos de peças, ou seja, kits de brocas para todo tipo de trabalho. Essas brocas também são vendidas separadamente de todas as variedades e na quantidade que você precisa.

Saber utilizar um equipamento como a furadeira elétrica é imprescindível para a segurança pessoal em qualquer trabalho pesado ou doméstico. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas super fáceis de como usar esse equipamento com precisão e principalmente, com segurança. Confira nossas dicas e aprenda sem erro a manusear sua furadeira.

1 . Segurança e proteção em primeiro lugar sempre

Use todo o tempo os equipamentos de segurança recomendados como luvas, mas apenas na mão que controla o gatilho, o motor pode puxar alguma linha solta da mão segurando o corpo da furadeira, máscara e óculos de proteção, pois protegem a entrada as vias nasais e olhos da poeira e dejetos soltos no ar, protetor auricular para reduzir barulho que o equipamento produz.

Você pode evitar acidentes e danos físicos em você ou em outras pessoas seguindo sempre algumas recomendações de segurança do trabalho, mesmo que seja algum serviço doméstico.

2 . Como segurar corretamente a sua furadeira

Não importa se você é canhoto ou destro, é possível segurar uma furadeira da maneira correta com qualquer uma das mãos na empunhadura do equipamento. Sabendo disso e depois de escolher com qual das mãos é a melhor para cada função, segure a empunhadura onde fica o gatilho.

Pressione o botão de acionamento de giro da broca, e apoie na palma da outra mão o corpo da furadeira, tome cuidado para não fechar as saídas de ar do motor do equipamento. Aplique a força necessária para ajudar a broca a furar o material que você deseja e mantenha as mãos sempre muito firmes.

3 . Saiba exatamente o lugar que desejar furar

Escolha o local que deseja furar e marque-o com caneta ou mesmo uma fita adesiva, encaixe a ponta da broca no local marcado seguindo sempre as instruções de segurança que nós já falamos antes. Pressione com força para manter a broca no lugar certo e mantenha firme as mãos empurrando a furadeira até atingir a profundidade desejada.

Uma dica rápida, marque uma fita na profundidade que você prefere na própria broca, fica mais fácil de saber até onde a broca deve entrar. Use o modo de não impacto para começar o furo e vá aumentando a velocidade até que atinja seu objetivo.

4 . Busque precisão e agilidade no serviço

Sempre que for usar sua furadeira e seu jogo de brocas revise-as para o trabalho no qual elas serão usadas separando o equipamento necessário para aquele serviço específico.

Depois de marcar o local exato na parede, na chapa de metal, depois de medir o pedaço de madeira que você precisa, separe as brocas exatas, o extensor de energia e a furadeira, isso aumenta o desempenho e diminui o desperdício no tempo do serviço. Não se esqueça dos equipamentos de segurança, de preferência, não somente separe-os antes, mas mantenha-os também sempre por perto.

Tipos de superfície e quais as brocas certas para cada uma delas!

Como já dito antes, e é sempre bom enfatizar, brocas são feitas para todo tipo de superfície e cada superfície deve ser usada a broca certa para a qual ela foi criada, isso ajuda a não desgastar sua broca e não forçar sua furadeira de maneira desnecessária.

1 . Escolhendo a sua broca para furar madeira

Brocas feitas para uso em madeira normalmente apresentam pontas mais finas e pontiagudas. Algumas dessas brocas são, a Três Pontas – usada para todo tipo de função, a Serpentina – de ponta semelhante a um parafuso, broca Chata – para furos ou rebaixos com diâmetros maiores, broca Escariadora – para abrir um pouco o furo e usada para encaixar parafusos e a broca Forstner – usada para furos ou rebaixos com diâmetros maiores.

2 . A broca ideal para uso em alvenaria e concreto

Para essas duas categorias a recomendação é muito simples e fácil. A broca para parede possui um formato mais largo em formato de flecha e é mais dura que a de madeira. É costumeiramente chamada de Broca Vídea e é ideal também para materiais mais resistentes como tijolos e mármores.

3 . As brocas ideais para furar com precisão chapas de metal

As brocas de Aço Rápido são as ferramentas ideais para executar algum serviço em metal. Apresentam na maioria das vezes um formato cilíndrico e com com cortes helicoidais. Outro modelo é a broca escalonada apresenta um formato cônico e com degraus, permitindo escalar o furo aumentando o buraco de acordo com o tamanho desejado.

As duas brocas são costumeiramente usadas para realizar furos em chapas de metal de diversas espessuras e exigem muito cuidado, para tornar seu uso eficiente recomenda-se o uso de fluído de corte, que auxilia no resfriamento da ponta da broca durante o trabalho.

Bom, depois de ler todas as nossas dicas agora você já sabe tudo sobre esse equipamento incrível e seus acessórios. Aproveite que está interessado em curiosidades sobre furadeiras e conheça nosso conteúdo sobre o que considerar ao escolher a furadeira ideal para você! Te espero no próximo post!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade