Colas: qual a certa e os cuidados necessários

Colas: qual a certa e os cuidados necessários

A cola é um produto valioso em diversas situações. Na construção civil, é um produto que funciona muito bem. 

Ela é aplicada em tubos de PVC e diversos outros materiais, como madeira, vidro, concreto, metal e assim por diante.

Vamos mostrar, neste artigo, quais os tipos de colas e os cuidados que devemos ter em seu uso!

Cola Super Bonder

Uma das mais famosas colas é a Super Bonder, um produto multiuso aplicado em quase todos os materiais: metal, borracha, porcelana, madeira, couro, plástico, papel. Não é recomendada para polietileno (PE), polipropileno (PP), resina antiaderente (PTFE), silicone, isopor e tecido.

O produto original apresenta efeito instantâneo, sendo necessário segurar as partes que estão sendo unidas por alguns segundos. É preciso ter cuidado, pois ela pode colar os dedos, já que age sobre a pele também. Como medida preventiva, você pode usar luvas de proteção.

Versões modernas da Loctite são muito resistentes à umidade e à máquina de lavar louças. A fórmula é sem solventes e a tampa oferece recurso antientupimento. 

Adesivos de contato

Adesivos de contato são produtos químicos à base de borrachas sintéticas, resinas sintéticas, solventes orgânicos (oxigenados e alifáticos) e aditivos. 

O adesivo de contato é um produto aplicado em couro, borracha, linóleo, compensado, folha de metal, fibra, concreto, cimento, plástico, laminado decorativo, vidro. 

Não é aplicável em polietileno (PE), polipropileno (PP), resina antiaderente (PTFE) e silicone.

Cola plástica

As colas plásticas são indicadas para a correção de imperfeições em superfícies de metal, funilaria de veículos, equipamentos e máquinas.

Também são colas recomendadas para marmoraria, incluindo cubas e aço inox. A aplicação é feita por um aplicador manual, chamado “celuloide”.

Um cuidado em relação ao seu uso é que nunca devem ser aplicadas sobre tinta, mas sobre a chapa nua. 

Cola quente

A pistola de cola quente (ou cola em bastão) é recomendada para papel, plástico, cerâmica e madeira. É habitualmente empregada em fixação de canaletas, artesanato, enfeites decorativos e molduras. 

É importante ter cuidado com a temperatura de trabalho, que varia de 150º C a 200º C. Para garantir maior segurança, a cola quente é fabricada conforme as normas:

  • ABNT NBR IEC nº 60335-1/2010: segurança de aparelhos domésticos e similares Parte 1 (Requisitos gerais);
  • IEC nº 60335-2-45/2002: aparelhos elétricos domésticos e semelhantes – Segurança Parte 2-45 (Requisitos particulares para ferramentas de aquecimento portáteis e aparelhos semelhantes);
  • Portaria INMETRO nº 371/2009: requisitos de avaliação da conformidade para segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares.

Outros tipos de colas

Vejamos outros tipos de colas e suas aplicações, especialmente na construção civil:

  • Cola vinil: reparos em infláveis, como boias, piscinas, malas, barracas de camping, lonas de caminhão;
  • Araldite (resina epóxi): indicada para superfícies de materiais lisos, porosos ou irregulares (azulejo, vidro, madeira, concreto, pedra, fibra natural, metal e a maior parte dos plásticos rígidos, excetuando-se polietileno, polipropileno e Nylon);
  • Cola para madeira: cola à base de PVA indicada para artefatos de madeira, papelão, papel, laminados plásticos;
  • Cola branca: adesivo à base de PVAc, recomendada para colar madeira de baixa e média densidade, tecido, papel, laminado, cortiça, couro, material poroso em geral, na montagem e no conserto de móveis;
  • Cola superciano MultiBond Solufix: adesivo de fácil aplicação e ótima fixação, recomendado para metal, borracha, madeira, papel, MDF, MDP, porcelana, tecido, couro;
  • Silicone de alta temperatura: recomendado para aplicações que precisam de muita resistência e temperaturas mais elevadas, entre 316º C a 350º C (produto muito usado em caixa de termostato, caixa de câmbio, coletor de escape, coletor de admissão, tampa de distribuição, tampa de cárter, tampa de válvula de bomba de água).

Essas são colas que você provavelmente já usou — pelo menos, algumas delas. Avalie qual é a melhor para sua colagem, conforme o material e a urgência. 

Gostou de nossa postagem? Aprecia, além de textos, imagens e vídeos? Então, siga-nos no Instagram e confira nossas postagens!

Casa do Soldador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade