Tipos de portão eletrônico — conheça e escolha o seu!

Se você está reformando ou construindo e está pensando em trocar seu portão antigo por uma estrutura mais moderna, resistente e bonita, este conteúdo vai cair como uma luva para seus planos.

Confira os diversos tipos de portão eletrônico disponíveis no mercado que se encaixam perfeitamente nas suas necessidades e nas características do seu espaço.

Confira ainda os benefícios do portão eletrônico e o que considerar na hora de escolher.

Quais são os tipos de portão eletrônico?

Atualmente, você encontra 4 tipos de portão eletrônico no comércio. Eles são os portões basculantes, os portões de correr, os portões pivotantes e os portões de abrir.

Assim, dependendo da forma de construção, eles podem ser ainda abertos ou vazados ou totalmente fechados, também chamados de chapa inteira.

Antes de realizar a troca do portão ou realizar qualquer reparo em casa, verifique o kit de ferramentas básicas de manutenção que você precisa ter em casa.

Portão basculante

O portão basculante abre para cima, na vertical. Por isso, é importante que a construção tenha espaço suficiente para que esse tipo de portão eletrônico se movimente adequadamente.

O portão basculante é uma ótima recomendação para residências com pouco ou nenhum espaço lateral, como nas casas geminadas, por exemplo. Assim, ele abre sustentado por um trilho fixado em cada uma de suas laterais.

Então, se você pretende adquirir esse modelo, saiba que ele é o mais caro do mercado.

Portão de correr ou deslizante

O portão de correr ou deslizante é o mais comum nas residências. Eles são compatíveis com garagens pequenas ou amplas. Além disso, o portão de correr é o tipo mais recomendado para quem tem pouco espaço disponível para cima.

Eles são facilmente reconhecidos pelos trilhos fixados no chão ou aéreos. A grande vantagem do portão deslizante é a possibilidade de usar chapas resistentes e robustas, o que aumenta a sensação de segurança do morador ou usuário.

Portão Pivotante

O portão pivotante tem o mesmo mecanismo de funcionamento de uma porteira. Ou seja, ele é dividido em duas partes que podem se abrir para dentro ou para fora, cada uma para seu lado correspondente.

Como precisa de um bom espaço para abrir, o portão pivotante não é indicado para espaços pequenos. Além disso, é um tipo de portão que requer um motor específico para abrir e fechar cada lado.

O portão pivotante é uma boa escolha quando se pensa no aspecto visual e do design da residência.

Portão de abrir

O portão de abrir tem um formato reduzido, destinado somente à passagem de pessoas. Eles são muito comuns nas residências e também em alguns estabelecimentos comerciais e escritórios.

A instalação é realizada diretamente na parede, podendo combinar com o portão da garagem, sendo desenvolvidos com o mesmo design e tonalidade, por exemplo.

Ao instalar um portão eletrônico, é muito provável que você precise de um mecanismo de comunicação com o lado exterior, para atender visitas, prestadores de serviço e mais. Confira então os passos para instalar um interfone de forma prática e rápida.

Quais os tipos de portão quanto à fabricação?

Até aqui, você conferiu os tipos de portão quanto à abertura e fechamento. A partir de agora, conheça os formatos disponíveis quanto à construção deles, materiais utilizados e estilo.

Portão aberto ou vazado

O portão aberto também é conhecido como portão de grade ou portão vazado, isso devido à sua fabricação ser feita com grades.

Com eles, parte do interior da residência ou estabelecimento fica à mostra, permitindo também passagem de luz e de maior ventilação.

No mercado, você pode encontrar modelos desenvolvidos com chapas de metal ou madeira.

Portão fechado ou de chapa

O portão fechado impede a visão do interior do espaço, bloqueando a passagem de luz e de ventilação com o lado exterior. Assim, são confeccionados com uma chapa opaca de materiais como ferro, latão, alumínio e madeira.

Antes de escolher o material certo para seu portão fechado, é preciso analisar algumas variáveis. Entre elas:

  • Preço final;
  • Tempo de fabricação;
  • Peso final da estrutura;
  • Qualidade e resistência do material;
  • Beleza e estética do portão.

Quais os benefícios dos portões eletrônicos?

Os variados tipos de portões eletrônicos podem trazer diversos benefícios para você e sua família. Com eles, você aumenta a sensação de segurança de todos, já que eles funcionam através de controles de acesso acionados com agilidade, tanto ao entrar ou sair do local.

São estruturas que também valorizam a fachada da residência, facilitam o acesso, já não é preciso sair do veículo para abrir o portão.

Além disso, são mais resistentes e duráveis, podendo ficar expostos à chuva e a variações climáticas diversas, dependendo do material de fabricação.

Outra maneira de valorizar a parte externa do seu imóvel são os jardins. Clique aqui e confira o melhor kit para jardinagem para ter uma casa florida e aconchegante.

Como escolher o portão eletrônico ideal para a residência?

Para escolher o tipo de portão eletrônico ideal para sua casa, condomínio o estabelecimento comercial, considere os seguintes aspectos:

  • Praticidade – Se você pretende adquirir um portão que abra com maior rapidez, é preciso considerar os materiais de fabricação do mesmo;
  • Estética – Escolha um portão que combine com a fachada da sua casa e com outros aspectos externos da edificação;
  • Materiais de fabricação – O material de fabricação têm influência no preço, na estética, no peso e resistência do portão;
  • Peso – O peso do portão pode demandar motores mais ou menos potentes. Além disso, interfere bastante na sensação de segurança da estrutura;
  • Privacidade – O portão vazado deixa o interior da garagem mais à mostra do que os tipos de portão fechado;
  • Finalidade – A estrutura será destinada para acesso de veículos ou somente de pedestres?;
  • Abertura – Considere o tamanho do raio de abertura da estrutura e o espaço que você tem disponível.

Os portões eletrônicos são realmente um avanço em termos de segurança e praticidade na hora de acessar e sair de casa. Com eles, não precisamos nos preocupar em sair do veículo nos dias de chuva ou se vamos ficar expostos na rua ao abrir o portão.

Assim, são uma boa solução para você que está reformando ou construindo seu cantinho tão sonhado. Invista ainda mais na segurança da sua família, saiba o que analisar ao comprar fechaduras para as portas da sua residência.

Espero que essas informações sejam úteis para você!

Até a próxima!

Photo of author

Autor: Luís Guilherme

Luís Guilherme Cabral, um funcionário renomado na Casa do Soldador, começou a trabalhar com a empresa em 2013: foi separador, conferente, atuou no despacho de mercadorias, contagem, balcão de vendas, marketing e agora é coordenador do e-commerce. Durante toda a sua jornada, absorveu conhecimentos únicos e especializados na área de soldagem e marcenaria, o que o auxilia na hora de compartilhar esse conhecimento com os clientes no balcão e em nosso blog. Buscando, então, sanar as dúvidas de todos os nossos clientes, Luís trabalha para trazer conteúdos de qualidade e realistas com o dia a dia de nossos usuários, que vão desde a instalação de equipamentos, listas e dicas de ferramentas, até conteúdos mais aprofundados e técnicos sobre solda.

2 comentários em “Tipos de portão eletrônico — conheça e escolha o seu!”

Deixe um comentário