Apesar de serem confundíveis, existem diversos tipos de martelos desenvolvidos especificamente para executar variadas funções. Muito usados em construções, ateliês e oficinas, esses itens são básicos para o trabalho manual.
Quer aprender a diferenciar cada um deles e como utilizar cada modelo? Continue a leitura e saiba mais!
1. Martelo unha
O martelo de unha — ou de orelha — é o mais comum do mercado. Ele é muito utilizado para pregar quadros e molduras nas paredes.
A cabeça desse objeto é dividida em duas partes: uma achatada, para fixar, e outra com um desenho em V, para retirar os pregos das superfícies. Já o cabo é variável, pode ser encontrado em aço, madeira, fibra de vidro, entre outros.
O martelo de unha é, com certeza, um item que não pode faltar na caixa de ferramentas!
2. Martelo de borracha
Já o de borracha é bastante comum em atividades sensíveis, que exige um certo cuidado ao martelar. A aplicação de pisos e cerâmicas, e montagem de móveis de madeira, são exemplos em que esse tipo de ferramenta é bem-vinda.
Saiba: Ferramentas de Marceneiro: Um Checklist Casa do Soldador!
A cabeça desse modelo é produzida a partir de borracha, um material fofo, mas resistente. Ela ajuda na fixação dos objetos delicados sem o risco de quebras ou avarias.
3. Martelo de estofador
O martelo estofador, assim como o nome sugere, é bastante usado por quem trabalha com estofados. Indicado para pequenos pregos, é perfeito para esse tipo de atividade.
Esse modelo conta com tamanho reduzido, por isso, ele garante mais precisão ao bater. Uma vantagem dessa ferramenta é que com ela, evita-se que o prego entorte e danifique a peça.
4. Martelo de bola
Esse tipo de martelo possui a parte de trás da cabeça no formato de bola — por isso o nome. Ele é muito usado para bater metal ou aplicar rebites, sendo uma ferramenta essencial para as funilarias.
Além disso, pela aparência e funcionalidade, pode ajudar nos reparos automotivos. É uma peça bastante versátil.
Você pode gostar: Ferramentas para carro: quais sempre ter no porta-malas
5. Martelo de pedreiro
O martelo de pedreiro tem esse nome porque é esse o profissional que mais faz uso dessa ferramenta.
Quanto ao formato, é bastante parecido com uma talhadeira, objeto muito comum no trabalho em alvenaria.
Esse martelo é usado para assentar e partir tijolos. O design é pensado especialmente para cortar as peças de cerâmica sem causar danos ou acabar rachando elas no meio.
6. Martelo de forja
Assim como o nome sugere, o martelo de forja é uma ferramenta muito usada na formação do metal, durante o seu processo de forjamento.
Além disso, pode ser utilizado em tarefas mais pesadas, que exigem maior força e tenha uma maior área de contato.
Esse tipo de martelo pode chegar a pesar até 9kg.
7. Martelo chapeador
O martelo chapeador é bastante comum na funilaria. Com uma cabeça chata, ele é indicado para reparos em latarias.
Além disso, consegue remover pregos, sendo uma opção versátil de ferramenta.
8. Martelo pena
Esse tipo de martelo, assim como o chapeador é utilizado em superfícies de metais. No entanto, o que os diferencia é o lado pena — daí o nome — que é ideal para criar dobras e vincos na peça.
Veja também: O que é martelinho de ouro: entenda a técnica aqui no blog!
Bastante versátil, essa ferramenta também pode ser usada para fixar pregos e outros elementos. Além disso, auxilia na montagem de estruturas que não são deformam facilmente.
9. Martelo de carpinteiro
O martelo de carpinteiro é composto por dois lados: um com uma cabeça larga e achatada, e outro com uma unha projetada para trabalhos sensíveis e delicados.
Normalmente, essa não é uma ferramenta grande e pesada, já que é usada em atividades como a carpintaria, que não exigem força.
10. Martelo de nylon
O martelo de nylon é bastante utilizado por tapeceiros. Essa é uma ferramenta essencial para serviços que não podem deixar marcas no material, por isso, é usada em trabalhos mais delicados.
Com duas cabeças chatas e macias, esse modelo é leve e fácil de manusear.
11. Martelo tapeceiro
O martelo de tapeceiro, também conhecido como corneta, é uma das principais ferramentas da tapeçaria.
Com uma cabeça fina e pequena, ele é bastante usado para a fixação de tachas e pregos em revestimentos usados nessa área, como carpetes e tecidos.
12. Martelo de drywall
O martelo de drywall, assim como o nome sugere, é usado por profissionais que trabalham com construção desse tipo de material.
Muito específico, não é tão versátil, sendo uma peça fundamental apenas para quem precisa de uma ferramenta para a fixação desse tipo de estrutura.
13. Marreta
A marreta é um tipo de martelo que pode ser usado em diferentes funções, mas principalmente para quebrar objetos.
Com um peso e tamanhos diferentes dos outros modelos, essa ferramenta tem um grande impulso, sendo necessárias as duas mãos para manuseá-la.
Para você: Conheça as vantagens de comprar ferramentas online
O que é um martelo rotativo?
Apesar do nome, o martelo rotativo, na verdade, é um tipo de furadeira. Assim como o nome indica, é uma ferramenta que gira e tem duas funções: rotação pura e com impacto.
De maneira geral, a primeira funciona sendo uma parafusadeira e a segunda como furadeira.
Qual a diferença entre martelo demolidor e rompedor?
O martelo demolidor e rompedor são bastantes parecidos, o que os diferencia é a forma de uso. Enquanto o primeiro é utilizado em posição vertical, o segundo deve ser manuseado como uma furadeira.
Como saber se o martelo é bom?
Um bom martelo é uma ferramenta que deve durar por anos sem acabar tendo nenhum defeito. Para isso, basta fazer uma boa escolha de ferramenta. Se atente aos seguintes detalhes:
- escolha de acordo com a função;
- atente-se ao peso;
- preze pela qualidade do material.
Existem diversos tipos de martelos, cada um com a sua função. Por isso, atente-se ao trabalho que irá desenvolver para escolher a melhor opção para você.
Ficou interessado em assuntos como este? Assine a newsletter da Casa do Soldador e receba conteúdos sobre o universo das ferramentas direto na sua caixa de e-mail!