As mangueiras de jardim são utensílios utilizados, principalmente, na parte externas das residências para uma boa manutenção dos jardins. Elas são as opções ideais para aguar gramados, plantas e também auxiliar na limpeza de áreas de lazer e quintal.
A maioria desses locais possuem grandes dimensões, o que dificulta o uso das mangueiras comuns que dispõem de pouca metragem e resistência. Já com as mangueiras de jardim o que acontece é totalmente o oposto, uma vez que é possível achar alternativas com mais de 100m de comprimento.
Mas você sabia que a extensão não é o único fator a ser levado em conta na hora de escolher uma mangueira? Existem outros pontos a serem observados na hora da compra, que vão desde os tipos disponíveis até a pressão que varia de produto para produto.
E para que você acerte em cheio no momento da aquisição, nós preparamos um guia completo sobre as mangueiras de jardim. Então, continue a leitura e fique por dentro dos fatores fundamentais para comprar a mangueira ideal!
Quais são os tipos de mangueira de jardim mais utilizados de acordo com o material?
A diferença das mangueiras de jardim tem a ver com os materiais utilizados para sua fabricação. No momento da escolha, também é preciso levar em conta para que ela será utilizada, optando por produtos que venham suprir o objetivo de uso, seja ela resistência, custo-benefício, tamanho ou pressão.
E não só isso, há variados modelos encontrados no mercado, sendo eles:
- Mangueira de Jardim transpirante: sua irrigação é feito por meio de gotejamento ou transpiração;
- Mangueira de jardim antitorção: voltado especialmente para que a mangueira não enrole, é confeccionada em várias camadas;
- Mangueira de jardim tradicional: a mais comum entre elas, possui boa eficiência e é o modelo mais utilizado em residências;
- Mangueira de jardim expansível: ela é compacta quando enrolada, porém com um ótimo cumprimento quando esticada;
- Mangueira de jardim helicoidal: possui um formato helicoidal, isto é, em mola.
Essas alternativas estão disponíveis em diversos tipos de materiais, que pode te ajudar no momento de lavar a área, aguar as plantas e higienizar o carro – e é sobre eles que iremos abordar agora!
Confira agora quais são elas:
Mangueira de PVC
A fabricação desse tipo de mangueira é feita a partir de derivados do plástico. O PVC agrega bastante versatilidade ao produto, que pode ser utilizado em grandes áreas a partir de um ótimo controle de pressão. Outro fato positivo é a oportunidade de encontrar as mangueiras de PVC em diversos modelos e tonalidades.
Mangueira em Silicone
Comumente usadas em indústrias, elas são versáteis e altamente resistentes. As mangueiras de silicone apresentam boa maleabilidade, mas não aguentam muita pressão. Agora, se você deseja um item que suporta altas temperaturas, sem dúvidas é uma alternativa que irá te surpreender.
Mangueira de Borracha
Seu uso em áreas externas de casas é recorrente, mesmo que seja uma opção difícil de enrolar. Isso porque sua durabilidade e resistência são quase que incomparáveis, sem contar na possibilidade de limpar ambientes a partir de um jato preciso, com ótimo controle de pressão.
Mangueira em Plástico
As mangueiras de plástico, apesar de mais baratas, não possuem alta resistência a fatores climáticos, como chuva, sol, altas e baixas temperaturas. O plástico é mais rígido se comparado aos outros materiais e, devido a isso, quebram com facilidade e não suportam temperaturas elevadas.
Mangueira em Nylon
As mangueiras feitas em nylon apresentam uma flexibilidade considerável. Porém, é necessário ressaltar que são alternativas que contam com baixa resistência, não suportam pressão intensa e as altas temperaturas. Então, leve esses pontos em consideração na hora de realizar sua escolha.
Como escolher a melhor mangueira de jardim?
A melhor mangueira de jardim é aquela que se adequa a sua necessidade. Há diferentes opções no mercado, e você tem total liberdade de optar por aquele que mais se enquadra em seu ambiente.
Para escolher uma alternativa que te agrade, é necessário verificar quatro fatores principais: pressão, tamanho, diâmetro e peso. Essas características devem estar atreladas com a forma que esse produto vai ser usado, assim como o local de destino. Vamos entender mais?
Pressão
A pressão faz referência ao alcance e força com que a água sai da mangueira. Normalmente, esse é um dado que pode ser analisado na hora da compra de acordo com o BAR (bares), PSI (pound force per square inch) e LBS (libra). Em áreas maiores, o indicado é escolher por uma pressão mais elevada.
Dimensão
Para escolher o tamanho da mangueira é simples, é preciso levar em conta as dimensões do local em que vai ser usado o produto. Se for maior, opte por opções maiores que irão atender às grandes proporções. Agora, se for menor, itens mais curtos são suficientes.
Diâmetro
O diâmetro também precisa ser levado em conta já que, dependendo da torneira, as medidas precisam ser alteradas. Para acertar em cheio, você deve medir com precisão a distância do registro no que tange ao jardim ou local que necessita de limpeza.
Peso
Já o peso influencia no momento do manuseio, ou seja, em sua flexibilidade. Sem contar que a resistência também está ligada a esse fator. Em residências e no comércio, o mais indicado são opções mais leves e que não dobram.
Aliás, para evitar que o produto dobre ou fique exposto à chuva e sol, alguns acessórios para mangueiras adquiridos à parte podem garantir mais durabilidade e facilidade no uso. Um ótimo exemplo de acessórios que não podem faltar são engate rápido, emenda e irrigador.
Como conservar uma mangueira de jardim
A conservação se faz necessária para que a mangueira adquirida funcione por um longo período. Desse modo, é necessário ter alguns cuidados especiais na hora de utilizá-la e guardá-la. Alguns deles são:
- Não force a mangueira para que ela alcance lugares além do calculado;
- Utilize esguichos, não aperte sua extremidade;
- Guarde em locais secos e longe da exposição do sol;
- Não a deixe torcida ou dobrada, enrole-a.
Siga essas instruções, e o produto irá te acompanhar por um bom tempo sem danos de acordo com a vida útil estipulada pelo fabricante. Assim, é possível evitar a proliferação de fungos e bactérias, bem como a quebra do material que levará a perda do produto.
Agora que você já sabe escolher o tipo de mangueira ideal, basta procurar o modelo que melhor se adeque ao ambiente. Assim será muito mais fácil adquirir um produto durável e que realmente atenda o que você precisa, concorda?
Ah, e já que estamos falando sobre facilidades domésticas, que tal dar um pulo em nosso conteúdo sobre como fazer instalação adequada de ventilador de teto e ficar por dentro de nosso passo a passo fácil? Corre lá e aprenda com nosso time de especialistas!
Por hoje é só, até o próximo post!